Edição nº 1360 - 03 Maio 2013
As comemorações do Dia do Trabalhador na cidade dividem-se em três programas distintos, as oficiais do município; as da igreja Católica, na saudação do patrono dos trabalhadores, São José Operário, e as da comunidade Espírita, em homenagem ao nascimento de Eurípedes Barsanulpho.
O show de Ruan & Marcelo, no Parque de Exposição e foguetório na madrugada dop dia 1º abriram as festividades. Pouco depois, começaram a chegar as várias caravanas para as comemorações do aniversário de nascimento de Eurípedes Barsanulfo, que começaram às 7h, com a Hora da Saudade, no Colégio Allan Kardec. Logo após, o Culto das 9h00, na Chácara Triângulo, com Heigorina Cunha, seguido de visita ao seu túmulo, no Cemitério S. Francisco de Assis.
A tradicional Cavalgada de 1º de Maio, marcada para as 10h00, começou com uma hora de atraso. Segundo a organização, aguardando caminhões que transportavam as tropas de cidades da região que prestigiaram o evento. A concentração começou antes das 9h00, no Alto da Santa Cruz. “Chegamos aqui antes das 9h00 para fazer a inscrição e já faz quase duas horas de espera. O animal fica judiado, sem sombra, sem água”, queixou-se um cavaleiro do Desemboque.
Abrindo a cavalgada, atrás dos carros batedores da PM, os pavilhões do Brasil, Minas e Sacramento. Logo após, o carro andor com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e de São José Operário, patrono dos trabalhadores, conduzido por Marcelo Marques, que comemorou a maioridade nesse ato voluntário: 18 anos.
Finalizando o corpo de abertura do desfile, a rainha da cavalgada, Priscila Brenda Oliveira, acompanhada pela princesa Camila Silva Popolim e miss simpatia, Mariana dos Reis Araújo, e pela rainha mirim, Nayne Maria Idualte Oliveira, 7; e o cavalheirinho Lucas de Oliveira Melo, 5,
A população, apesar do sol forte, postou-se ao longo das vias para prestigiar a cavalgada, que terminou na praça Getúlio Vargas, com a bênção aos cavaleiros proferida pelo pároco, Pe. Sérgio Márcio, tendo ao lado o prefeito Bruno Scalon Cordeiro e o vereador Luiz Alberto da Silva. A festa prosseguiu no parque de exposições Hugo Rodrigues da Cunha até a madrugada, encerrando com os shows de Cleo Dibah & Rafael, e João Bosco & Vinícius.
Fazendo a diferença...
Cleidmar Clemente, o Coquinha, de Santa Juliana, liderando uma comitiva de cerca de 40 cavaleiros do Clube do Cavalo, atraiu a atenção. Além do estilo mexicano, levava na garupa do animal um caixãozinho de som. “Todo ano inventamos alguma coisa para chamar a atenção, afinal, são centenas de cavaleiros e a gente não pode vir pra ser só mais um cavaleiro. Temos que chamar a atenção do público, temos que fazer a diferença”, disse sorridente, prometendo nova surpresa para o próximo ano.
Do outro lado, o cavaleiro Gilberto Gomes da Silva, que montava um cavalo apenas com uma cochonila, ao lado de seus vários netos e mais uma comitiva de 30 pessoas da região do Desemboque, comemorava seus dez anos de cavalgada. Nos desfiles anteriores Gilberto encantava a garotada com o carrinho de carneiros, que agora deu lugar aos pôneis. “Vendi os carneiros, mas não parei de participar. No lugar, comprei quatro pôneis para os netos e a criançada, aí vou fazendo a alegria delas”, diz, posando para a foto junto aos familiares.
O empresário Marcelo Marques, 37, completou 18 anos conduzindo o carro andor e promete continuar na função enquanto puder dirigir. “Graças a Deus são 18 anos, atingi minha maioridade como condutor dos padroeiros, Nossa Senhora e São José. Se Deus quiser vou continuar por muitos anos ainda. São 18 anos, a Adary (Cristina Flores) enfeitando o carro e eu dirigindo. São muitas bênçãos e graças. Nossa Senhora está sempre nos abençoando”, agradeceu ao lado da simpática esposa, Tânia Cristina, que o acompanha desde os tempos de namoro.
“O trabalho é uma bênção de Deus”, afirma ex-prefeito José Alberto
Pela Rádio Sacramento, em transmissão ao vivo na praça Getúlio Vargas, o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, deixou sua mensagem pelo Dia do Trabalhador. “Celebramos hoje a Festa do Trabalhador, aquele que leva o país para a frente. O que seria de um país se não tivesse pessoas que trabalhassem. Dizia o saudoso Getúlio Vargas, que criou as leis trabalhistas, que o trabalho é o maior fator da dignidade do homem. O trabalho é uma bênção de Deus. Felizes aqueles que podem trabalhar e que sabem dar valor ao seu trabalho, seja ele qual for, porque todos são importantes para a sociedade”, afirmou.
O prefeito Bruno Scalon Cordeiro disse que estava “extremamente orgulhoso e feliz por percorrer as ruas da cidade e ver a alegria estampada e o sorriso no rosto das pessoas. Prosseguiu o prefeito, lembrando o seu tema de campanha: “Realmente, Sacramento está voltando a sorrir, gradativamente, porque estamos colocando a casa em ordem na nossa cidade. Não é fácil, não é do dia para a noite que conseguimos isto, mas temos um compromisso sério, porque nós viemos para trabalhar para Sacramento. Estruturamos a saúde, educação, a nossa queridíssima zona rural já está recebendo todo o nosso incentivo através das estradas, das nossas ações”, afirmou lembrando ações de seu governo.
“- O médico que foi cortado na zona rural já foi reinstalado, enfim estamos trabalhando com muita seriedade - prosseguiu - e este primeiro de maio, aqui hoje, vendo na rua as pessoas sorrindo, reconhecendo que o nosso trabalho tem sido sério acima de tudo. Não nos vamos curvar mediante meia dúzia de reclamações, que ás vezes são até justas, mas muitas vezes injustas, de pessoas que realmente se apoiaram e agora estão sem este suporte”, criticou.
Afirmando que a cidade perdeu nos últimos anos a sua alegria, frisou que devolveria essa felicidade a Sacramento. “Nós queremos que seja esta cidade que sempre foi, alegre e feliz, mas que perdeu nos últimos anos esta característica. Nós vamos, sem sombra de dúvida, devolver à nossa população essa felicidade. Que o 1º de Maio seja um dia feliz, um dia de reconhecimento aos nossos trabalhadores e nós estamos vendo isso pelo sorriso das pessoas e vamos continuar o nosso trabalho, porque nada detém a verdade, nada detém a transparência, nada detém o amor que temos por Sacramento e isto vai continuar, sem sombra de dúvidas”, finalizou, em discurso proferido na escadaria da Igreja Matriz, para início das bênçãos proferidas pelo pároco, Pe. Sérgio Márcio.