Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bonde Elétrico completaria 100 anos

Edição nº 1388 - 15 Novembro 2013

Não fosse desativado na década de 30 do século passado, o Bonde Elétrico de Sacramento estaria completando 100 anos. Com o objetivo de comemorar o seu centenário, a Secretaria de Cultura e Turismo abriu nessa terça-feira, 12, no Paço Municipal, uma exposição fotográfica sobre o bonde, que ligou Sacramento à estação do Cipó, no início do século passado. A exposição permanece aberta ao público até o dia 15. 

Em 1913, começou o tráfego dos bondes, em caráter experimental, transportando pessoas e cargas. Essas experiências indicavam pontos que exigiam reparos e acertos. Em 15 de novembro de 1913 a linha de 14 quilômetros foi inaugurada. Um dos bondes partiu da estação de Sacramento, às oito horas da manhã, com dois carros-reboques. Conduzia o engenheiro alemão Mauff, da Bromberg, autoridades e convidados. 

O então agente executivo, Cel. José Afonso de Almeida, o Zeca Afonso, ao chegar de Uberaba pela Mogiana, foi rececpiconado no Cipó por uma Banda de Música e dali seguiu de bonde até Sacramento, transportando os primeiros passageiros que aportaram na Estação Sacramento, ou Cipó, como era conhecida. Na cidade, mais festas o aguardavam. 

A histórica Estação dos Bondes, infelizmente, hoje, com uma denominação totalmente imprópria, de Palácio das Artes, estava engalanada com arcos de folhas de palmeiras, flores e, em lugares de destaque, as bandeiras do Brasil e da Alemanha entrelaçadas. Mal sabiam que dali a cinco anos explodiria a I Guerra Mundial e o Brasil teria aquele país como inimigo. 

Houve muitos discursos, muita música e muitos foguetes”, escreve Antônio Pereira da Silva, em Bondes no Brasil, publicada no site www.novomilenio.inf.br/santos/bonden45.htm, baseado no livro “Os Bondes de Sacramento" de Carlos Alberto Cerchi e outras fontes.