Adeus meus 17 anos!
No ano de 1996 e com grande esperança de um crescimento rápido e valoroso, nascia a Feira do Produtor. No seu primeiro dia de existência, foi montada no centro da cidade. Não deu certo, poucas pessoas participaram. Na segunda semana, mudamos para o espaço ao lado da Cadeia Velha (hoje Arquivo Público), onde tivemos boa participação de produtores e lá ficamos sete anos, com pouquíssima participação da Prefeitura, mas com o apoio do povo, fazendo suas compras.
Com o passar do tempo, alguns companheiros foram desistindo por falta de apoio do poder público, que não fornecia as barracas para todos. Resolvemos, então, mudar para a rua da Estação, onde estamos há dez anos, mas com menos barracas, somos apenas quatro: Pedrinho, João Batista, Sara e eu, sem nenhum apoio da Prefeitura.
Mas, muitos produtores já participaram da Feira: Nilo, Totó, Norma, Geralda, Amélia, Nadir, Maria José, Madalena, Antônio Donizete, Guida, Vanildo e muitos outros. Aproveito para agradecer a todos, companheiros e companheiras, pela valorosa participação e, principalmente ao Pedrinho, João Batista e Sara que continuam firmes. Agradeço a todos os fregueses e todo o povo de Sacramento.
Minha intenção era dar continuidade, porque sempre gostei de estar junto de tão bons companheiros, mas infelizmente cansei. Cansei de pedir e de falar que Sacramento merece uma feira bem montada. Espero que o atual prefeito, Dr. Bruno Scalon Cordeiro, que tanto fala em “Reconstruir Sacramento”, pelo menos ajude a montar uma belíssima feira, a altura de Sacramento, que já a vem merecendo há muitos anos e, se isto acontecer, não só o produtor, mas todo o povo vai sair ganhando, principalmente depois que a Câmara aprovou a chamada 'Lei do Queijo'.
Além disso, uma feira bem montada vai ser bom para os turistas que visitam a nossa cidade, que terão um lugar para comprar algumas lembranças de Sacramento, o que trará recursos para o nosso município. Todos sabemos que os turistas que chegam à nossa cidade, encontram o comércio fechado, o que é um desconforto para esses visitantes, além de um prejuízo à cidade. Por isso, uma feira bem montada poderia suprir essa falta opções para compras.
A prefeitura precisa dar apoio na montagem desta feira, num local fixo e de fácil acesso. A questão de montá-la em locais diferentes a cada semana, por experiência própria, afirmou que não dá certo.
Termino deixando minha sugestão, a qual venho falando no meu programa de rádio há vários anos: o local mais apropriado para a feira, no momento, é na pracinha, na esquina da rodoviária. Ali é um ótimo lugar, centralizado e de fácil acesso e vai trazer grande benefício para Sacramento, para os produtores e para o povo que vai encontrar produtos frescos e de alta qualidade.
Sr. Prefeito e vereadores, façam desta ideia uma realidade! O povo agradece.
João Oswaldo Manzan