Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Amvale discute turismo regional

Edição nº 1380 - 20 de Setembro de 2013

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e o Circuito dos Lagos promoveram na quinta-feira (12), um encontro que reuniu os Gestores Municipais de Contratos e Convênios (GMC's), com o objetivo de construir políticas para o desenvolvimento econômico das cidades da região por meio da atividade turística. 

Ficou a cargo do presidente do Circuito dos Lagos, Manoel Pedro Leal, a exposição do turismo como fonte geradora de economia, de emprego e de qualidade de vida e deixou como sugestão que na própria Associação seja criada uma câmara técnica para discutir esses assuntos relacionados ao turismo e seus reflexos no incremento econômico de toda região. De acordo comGleicemar Barcelos, do Departamento de Projetos e Captação de Recursos da Amvale, o evento teve a intenção de disseminar as informações a respeito do turismo, bem como as possibilidades de captação de recursos conjuntamente pelos municípios. 

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande, (Amvale), fundada em 14 de janeiro de 1976, é uma instituição de natureza civil, de duração indeterminada, que visa à integração econômica, social, política, técnica e administrativa dos municípios e a prática do associativismo municipal no Estado de Minas. 

A Amvale é composta pelos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba, Veríssimo integrantes da área geográfica que constitui a microrregião do Vale do Rio Grande. 

O Circuito dos Lagos, fundado em 2002,é composto por municípios mineiros e do interior de São Paulo: Uberaba, Água Comprida, Buritizal, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Nova Ponte, Planura e Sacramento. 

O Circuito dos Lagos é palco para o turismo de aventura, rural, religioso, gastronômico e paleontológico. Em sua área, num raio de 150 km, sobressai a existência de opções de esportes náuticos e aquáticos, pesca esportiva, entre outros. A harmonia de elementos culturais e naturais também se destaca na região. Entre os atrativos estão a Gruta dos Palhares, parque Náutico de Jaguara, em Sacramento; parques ecológicos de Uberaba e Pedregulho; praias artificiais de Nova Ponte, Rifaina, Miguelópolis e Fronteira, águas Thermais de Conceição das Alagoas, as vinícolas de Conquista e Desemboque. 

Além disso, encontra-se na região a tecnologia mundial do gado zebu, a paleontologia de Uberaba [em Peirópolis], a história de ícones como Eurípedes Barsanulfo e Pe. Victor Coelho de Almeida, em Sacramento; e Chico Xavier, em Uberaba, além de vários templos religiosos, alguns dos quais tombados pelo patrimônio histórico, como a Matriz de Na. Sra. do Desterro, de 1746, no Desemboque.