Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Agro sementes e Bayer: uma parceria de sucesso

Edição nº 1361 - 10 Maio 2013

Uma parceria exclusiva firmada entre a empresa Agro sementes e a multinacional Bayer rendeu a seis produtores da região, a devolução pelo sistema 'barter' ou 'troca', de R$ 355 mil, como superávit do preço prefixado da soja. A solenidade de premiação aos agricultores aconteceu na noite dessa segunda-feira, na churrascaria 'Picanha do Léo', com a presença do empresário Cacildo Bizinotto e do representante da Bayer, Fabrísio Resende e toda equipe Agro sementes. 

Ao todo foram U$ 177.237,00 (dólares) distribuídos entre os seis produtores, de acordo com a cota acertada na negociação do pacote. São estes os produtores que participaram da Campanha de Troca: Grupo Marincek, de Paulo José Marincek (soja, milho e cana, nos municípios de Sacramento e Perdizes); Túlio Sérgio de Carvalho (soja, milho e cana, em Sacramento e Conquista); Rogério da Fonseca Alves (soja e milho, em Sacramento); Humberto Geraldo Balan Machado, o Beto Machado (soja, milho, cana e café, em Sacramento);  Mateus Fonseca Bizinoto (soja, milho, cana em Sacramento) (fotos abaixo) e  Rodrigo Sérgio de Carvalho (de Guará - SP, que cultiva soja em Delfinópolis).  Os seis produtores fizeram troca de 41.300 sacos de soja com um retorno de US$ 4,38 (dólares) por saca. 

Iniciada há três anos, a parceria tem rendido muitos frutos às empresas investidoras como aos produtores rurais que utilizam o portfólio Bayer. “A Bayer é nossa maior parceira de produtos agrícolas. Diria que, cerca de 70% do faturamento da empresa hoje vem da parceria Agro sementes/Bayer, e que vem rendendo muitos frutos, não apenas às empresas investidoras como aos produtores”, reconhece Cacildo, revelando o crescimento da empresa.

“- Graças a esse exclusivo sistema barter, em que a Bayer troca o pagamento de seus defensivos vendidos por uma porcentagem da soja colhida, crescemos muito na participação do mercado agrícola da microrregião de Sacramento, algo em torno de 35%. Com isso pudemos reformular toda a equipe de vendas e boa parte do setor administrativo da empresa, com a aquisição de novos equipamentos, veículos, contratação de mais técnicos e pessoas de campo, proporcionando aos produtores um grande retorno com toda essa tecnologia Bayer”, reconheceu Cacildo. 


41.300 sacas de soja na troca do portfólio Bayer 

 

Já na primeira safra da parceria com a Bayer, a Agro sementes implementou a modalidade de troca, conhecida no meio comercial como barter, com muita aceitação. “Foi uma experiência que deu tão certo, que nessa segunda safra, 2012/2013, que terminou no dia 30 de abril, com seis produtores do município recebendo uma premiação em dólar, que nada mais é que a devolução do excedente da fixação feita na compra de produtos Bayer”, comemorou o empresário Cacildo Bizinoto.

Fabrísio Rezende, representante da Bayer na  região, explica que a Bayer, trabalha hoje com foco no cliente. “Nossa preocupação é com as necessidades dos produtores. Com isso, a Bayer saiu do foco das vendas e foi para dentro das fazendas para ver a realidade de cada região, as demandas e necessidades dos produtores para trazer-lhes como retorno, uma produção maior, consequentemente, proporcionando mais vendas às empresas parceiras”, disse.

Explicou Fabrísio que para dar o suporte necessário aos produtores, a empresa investiu em técnicos e pessoal de campo. “Dentro desse levantamento das realidades e demandas, descobriu-se a necessidade de propiciar-lhes uma maior segurança na hora de adquirir seus produtos, e aí nasceu o sistema barter, a troca. Para isso, a Bayer fornece o seu portfólio de produtos, do plantio à colheita, ficando o acompanhamento e a assistência técnica por conta de equipes altamente capacitadas da Agrosementes”, informou, explicando como funciona.

“- O barter ou troca é na realidade uma dupla proteção, que funciona da seguinte maneira: O produtor adquire os produtos Bayer de que necessita para as lavouras e paga com soja, ou seja, a moeda do produtor é o próprio produto, cujo valor foi fixado no ato da negociação, segundo a bolsa internacional de grãos, a Chicago Board of Trade – CBOT. Com isso, se houver queda no preço da soja, o valor está garantido; mas se o valor da soja, no tempo da colheita, ficar acima do que foi fixado, a diferença é repassada ao produtor”, salientou, ressaltando que a modalidade convencional, da compra do portfólio Bayer, através de moeda corrente, continua existindo normalmente, à vontade do produtor.   

Ainda segundo Fabrísio Resende, os pacotes de produtos podem ser feitos para todas as outras culturas, mas a moeda de pagamento é sempre a soja. 

 

Eles são bem sucedidos, porque levam a profissão de agricultores muito a sério

 

Fabrísio Resende destaca que embora se trate de negócios, a satisfação com o resultado é grande.  “Ficamos felizes, porque esta é uma modalidade que tem dado certo, uma ferramenta que o produtor tem para comercializar seus produtos. Além de garantirmos a segurança, no custo e no risco da produção, a Bayer consegue possibilitar que ele esteja no mercado com garantias”, ressaltou. 

Finalizando, o representante da Bayer afirma que a empresa trata os produtores como empresários rurais, que de fato são. “Eles são muito bem sucedidos, porque levam a profissão de agricultores muito a sério. E a Bayer se orgulha de poder ajudá-los a ter essa visão, a trabalhar com segurança e poder aproveitar as melhores oportunidade de negócios, profissionalizando-se cada vez mais”, destacou.

Para Cacildo, a modalidade de troca ou barter, é o futuro da comercialização agrícola no Brasil. “O portfólio Bayer é o mais completo e diferenciado do mercado, atualmente. O uso desses produtos diferenciados faz com que o produtor tenha uma produção e rentabilidade ainda maior, com menos agressão ao meio ambiente, porque a maioria dos produtos do portfólio Bayer são faixa verde”, ressaltou, lembrando que o investimento foi altamente positivo para o crescimento da Agro sementes, que hoje cobre cerca de 25% da área plantada do município.