A sala de lazer do Laticínios Scala II ganhou uma movimentação diferente nesta sexta-feira, 9, com as comemorações do Dia da Mulher Scala. Um dia inteirinho só para elas, com direito a cabeleireira, com Andreia Gonçalves e auxiliares; maquiagem, by Denise Límido e Maira Gerolim Jerônimo. E, na área da saúde, palestra sobre a Saúde da Mulher, com equipe de profissionais da Unimed de Uberaba, coordenada pela enfermeira Nayara Araújo e cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal, com a coordenação da enfermeira, Ivone Batista Alves, da Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa da comemoração é das diretoras de Talentos Humanos, Patrícia Lopes dos Santos, Líçânia Guarato e, de Marketing, Francine Franco Amaral. “A importância está em trazer para dentro da empresa algo que faça com que as mulheres se sintam valorizadas, importantes e especiais. A empresa lida com produção e há a questão do uniforme que acaba tirando a feminilidade pelas regras impostas, e esse é um dia em que elas mostram o seu lado feminino, por isso a maquiagem, o cabelo, o sorteio de brindes, tudo isso para mostrar que elas continuam belas, além de informações sobre a saúde, a prevenção, alimentação e outros assuntos relacionados”, justificou Patrícia.
Há dois anos eram seis mulheres na indústria, hoje são 120, um motivo a mais para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. “Outro fator importante é o congraçamento, pois apesar de trabalharem numa mesma empresa, há um distanciamento, cada uma no seu setor e nesses eventos elas podem trocar idéias, conhecer pessoas, enfim é uma oportunidade para todas as mulheres de todos os departamentos se encontrarem e fazerem uma confraternização”, destaca a gerente de Marketing, Francine Amaral.
“Vendo o crescimento da empresa é que vemos a importância do papel da mulher na sociedade. Hoje elas ocupam um lugar que antes era só do homem e com um alto rendimento e comprometimento e a empresa estar super satisfeita com a mão de obra feminina. Elas estão quebrando paradigmas na empresa, porque antes só homens trabalhavam na produção”.
A enfermeira Nayara Araújo, que falou sobre a Saúde da Mulher, elogiou a iniciativa. “Muito interessante esse espaço. A medicina hoje tem que ser preventiva. E eu estou aqui hoje para falar sobre questões relativas à saúde da mulher, tais como TPM, câncer de útero e mama, planejamento familiar e a prevenção. Momentos como este são de extrema importância para a valorização da pessoa, um dia de conscientização e de reconhecimento”, avaliou a profissional.
“O Scala vive um momento histórico”
O diretor Léo Luiz Cerchi, que falou às mulheres na abertura do evento, em entrevista ao ET falou da importância da mulher na empresa, que nos mais de 40 anos teve nos homens o seu carro chefe e que nos dois últimos anos vem abrindo espaço para as mulheres.
“- A mulher tem tido um papel preponderante na sociedade e vemos com satisfação esse momento. Para nós do Scala é muito importante viver esse momento histórico, de superação. Elas desempenham o trabalho até acima da expectativa. São determinadas, comprometidas, focadas e fazem as coisas acontecerem de uma maneira natural, com graça, sabedoria e alegria. Estamos muitos felizes e satisfeitos em ver o Scala viver este momento histórico”, reconheceu o diretor Léo Cerchi.
Mesmo com as mulheres descontraídas, no maior bate papo e risos e envoltas a produtos de beleza, o ET roubou a cena para uma avaliação de duas mulheres:
* Adjane Silva Azevedo, do departamento financeiro - “É um momento especial, único, porque apesar de sermos da mesma empresa, não temos o contato direto, porque cada uma está focada em seu trabalho e esse momento propicia isso, um momento de encontro, que nos permite conhecer outro lado de nossas colegas e assim fortalecendo a equipe feminina da família Scala”.
* Nilva Helena Cesário é uma das primeiras seis funcionárias da área de produção - “Sou uma das primeiras mulheres da empresa e a partir do mês de abril, passo para o cargo de operadora. Estou super feliz porque é um crescimento dentro da empresa, é a valorização que sempre buscamos. Fiquei muito feliz pela empresa ter reconhecido meu trabalho e de todas nós, porque buscamos todos os dias melhorar mais e mais”, afirmou a funcionária, celebrando com alegria sua promoção.