Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentano toma posse como presidente do TRE

Edição n° 1318 - 13 Julho 2012

O sacramentano, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de MG (TRE), nessa segunda-feira, 9,  em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado. Na mesma sessão solene também tomou posse o vice-presidente/corregedor desembargador Wander Marotta.

Dentre as autoridades presentesao evento e que compuseram a mesa, estiveram o governador do Estado, Antônio Anastasia; o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro; o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves e o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, além dos empossandos e do presidente que se despedia. Também esteve presente o juiz Carlos Henrique Braga, representando a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Em seu discurso, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel elencou suas metas principais: a aproximação crescente com as zonas eleitorais e com os segmentos que compõem a instituição, “sem a qual não há como a Justiça Eleitoral continuar a trilhar sua trajetória de êxitos”; o alinhamento às diretrizes do TSE, “que tem no processo judicial eletrônico um marco na história da Justiça Eleitoral”; apoio à campanha, “Sujeira não é legal”, do TRE-MG e às reivindicações dos servidores da Justiça Eleitoral por uma política salarial que recomponha as perdas dos últimos anos.

No que se refere à aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, o desembargador Cruvinel afirmou que “só isso não basta, pois o eleitor deve buscar o voto limpo, eleger aqueles que respeitam a legislação, que não tentam comprar seu voto, nem sujam as cidades, desrespeitando normas da legislação”.

A fiscalização da propaganda eleitoral irregularnas ruas e na internet também foi outro tema abordado. Sobre isso, Cruvinel reforçou a tese de que devem colaborar com a fiscalização o Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, os candidatos e o eleitor, por meio das denúncias recebidas pelo sistema de Denúncia Online disponível no site do TRE-MG.

Desembargador Antônio Carlos ocupa a vaga deixada pelo  desembargador Brandão Teixeira. 

Os novos dirigentes da Justiça Eleitoral mineira foram saudados, na solenidade, pelo juiz Maurício Ferreira Pinto, que falou em nome da Corte Eleitoral, pelo procurador regional eleitoral Eduardo Moratto, em nome do Ministério Público Eleitoral, e pelo presidente da OAB-MG, Luis Cláudio Chaves, que fez uma defesa do voto consciente para essas eleições. O presidente Antônio Carlos foi também agraciado com uma placa de homenagem da OAB de Sacramento, sua terra natal, entregues pelas advogadas Dora Cerchi (Presidente) e Ivone Regina Silva (Conselheira). (Fonte;TRE-MG)

 

Conterrâneos prestigiam posse de Antônio Carlos

 

O prefeito Wesley De Santi de Melo; o vereador Bruno Scalon Cordeiro, representando o presidente da Câmara, a juíza Roberta Fonseca; a presidente da OAB, Dora Cerchi; a conselheira estadual da OAB, Ivone Regina Silva; o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges; os advogados Jamil Salim Leme, Luiz Fernando de Oliveira e Samuel Araújo, além de irmãos e sobrinhos do desembargador Antônio Carlos Cruvinel, estiveram em Belo Horizonte prestigiando a sua posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral, realizada dia 9, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

 

Homenagem

 

Parabéns, Des. Antônio Carlos Cruvinel, presidente do TRE.MG

 

Sacramento foi sempre uma terra dadivosa, celeiro de grandes e ilustres filhos que brilham lá fora. O missionário Victor Coelho, em Aparecida; a escritora Carolina em São Paulo e, mais recentemente, o amigo, Desembargador Sérgio Antônio Rezende, ocupando a presidência da mais alta corte do judiciário mineiro. E agora, outro filho da terra chega à presidência do Tribunal Regional Eleitoral, Dr. Antônio Carlos Cruvinel, 

a quem tenho uma deferência especial. 

Um passado de trabalho em prol de Sacramento nos une. Primeiro, como colegas de magistério na E.E. Cel. José Afonso de Almeida, no extinto Curso Técnico de Contabilidade. Ele, exímio professor de Contabilidade e Direito Usual, eu na cadeira de Língua Portuguesa. 

Foi nesse tempo, nos idos de 1970, que abraçamos juntos uma nobre causa, de trabalhar por Sacramento, como homens públicos. Eu, eleito prefeito e Dr. Antônio Carlos, vereador. A ele coube representar o Executivo naquela casa, como Líder do Prefeito. E pudemos realizar, 

com o apoio do Legislativo, grandes obras. 

É de Dr. Antônio Carlos, a concessão do Título de Cidadania a Dr. Marcos Vale Mendes, engenheiro superintendente da Mendes Jr., que muito fez por Sacramento, ao colocar as máquinas pesadas da empresa, que construia a Usina de Jaguara, a serviço do município, sem nenhum custo. 

Alçando vôos mais altos, conseguiu ingressar na magistratura, foi juiz de alçada e chega agora à presidência do TRE, graças a sua inteligência ímpar e grande capacidade de trabalho. O Sr. merece. 

Parabéns, Sacramento! Parabéns, Dr. Antônio Carlos Cruvinel. 

 

José Alberto Bernardes Borges