AUXÍLIO DESLOCAMENTO PARA GESTANTES
Todas as gestantes que estão fazendo o pré-natal no Sistema Único de Saúde poderão receber o valor de até R$ 50 reais. Para isso, os municípios devem estar inseridos na estratégia Rede Cegonha e ter implantado o SISPRENATAL WEB. O sistema foi liberado no dia 9 de março, portanto os Municípios já podem solicitar acesso ao sistema para cadastrar e monitorar gestantes que vão receber o auxílio-deslocamento.
Na primeira consulta de pré-natal, a gestante deverá assinar o requerimento que autoriza o pagamento do apoio deslocamento. O benefício, de até R$ 50, serve para pagar o deslocamento tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto.
O Rede Cegonha é um programa da presidente Dilma, que tem como principal objetivo ajudar e fornecer boas condições de vida para gestantes e seus bebês. A previsão é de que até 2014 sejam investidos cerca de 9 bilhões de reais no programa.
SEE/MG LIBERA GABARITO DAS PROVAS
Estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) os gabaritos das provas do concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Aplicadas no dia 4, as provas atraíram quase 90% dos 263 mil candidatos inscritos, em todas as regiões do Estado para 20 diferentes cargos da área educacional, sendo que havia cinco cadernos de prova distintos em cada cargo. Há, portanto, cinco opções diferentes de gabarito para cada cargo e, no momento da consulta, o candidato deve ficar atento ao número do caderno de provas utilizado no dia do concurso.
De acordo com o cronograma da FCC, a divulgação dos aprovados está prevista para o dia 20 de abril, quando os aprovados serão convocados para a segunda etapa do concurso, que será a avaliação de títulos.
O concurso da SEE oferece um total de 21.377 vagas e a média de candidatos por vaga no concurso foi de 12,3. O cargo que registrou o maior número de inscritos foi o de Assistente Técnico de Educação Básica, com 60.279 candidatos inscritos para 4.401 vagas. Mas a maior concorrência é no cargo de Analista Educacional, com 29.181 para 378 vagas, uma média de 77 candidatos por vaga. Já entre os professores, a maior procura foi registrada no cargo de professor dos anos iniciais do ensino fundamental com cerca de 59 mil 59 mil inscritos para 3.551 vagas.
DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS
As secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Educação (SEE) se uniram para levar educação em direitos humanos para as escolas públicas estaduais de todo o Estado.
Os secretários Narcio Rodrigues (Sectes), Cássio Soares (Sedese) e a secretária-adjunta de Educação, Maria Ceres Pimenta, lançaram, na quinta-feira (8), a Rede de Educação em Direitos Humanos. O objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância de se promover os direitos da mulher, da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência e de outros grupos vulneráveis na sociedade.
Com a iniciativa, as diretrizes da Lei Maria da Penha passam a fazer parte da rotina dos estudantes das escolas estaduais.
“A Rede de Educação em Direitos Humanos será importante para a formação de todos os profissionais de educação e o dia de hoje marca a nossa caminhada”, concluiu a secretária-adjunta, Maria Ceres Pimenta.