Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

RETROSPECTO: O giro da semana

Edição n° 1300 - 09 Março 2012

ODUS ESTÁ DIVIDIDA

 

A ODUS – Organização dos Universitários Sacramentanos - criada com o intuito de levar os estudantes universitários à universidades de Uberaba, iniciou suas atividades do ano de 2010 tendo a empresa Trans Divisa como a transportadora contratada. Este ano, porém, a empresa perdeu a concorrência, de R$ 3,00 o Km rodado contra  R$ 2,40  das empresas Bonetti Turismo e Hélio Tur.

Depois de anos de serviços prestados à ODUS, foi contraída uma dívida por parte dos estudantes inadimplentes e um bônus por parte dos que pagavam a mensalidade em dia,  porém, até o momento esses estudantes adimplentes não foram ressarcidos.

Atualmente, a ODUS está dividida, metade foi para transportadora Hélio Tur, onde o boleto é pago antecipadamente, e a outra metade foi para a Bonetti, onde primeiro se roda e depois se paga, e onde estão, segundo os universitários,  a maior parte dos mal pagadores. 

 

Uberaba tem novo arcebispo

 

Dom Paulo Mendes Peixoto é o novo arcebispo de Uberaba, conforme anúncio do Vaticano, na quarta-feira, 7.  A sua nomeação  se deu pelo pedido de renúncia, apresentado por dom Aloísio Roque Oppermann, no mês de junho do ano passado, quando completou  75 anos.  Dom Paulo foi transferido da diocese de São José do Rio Preto (SP) para Uberaba, em conformidade com o Código de Direito Canônico, cânon 401.1.

Dom Paulo nasceu no dia 25 de fevereiro de 1951, na cidade de Imbé (MG).  Ordenado  sacerdote em 8 de dezembro de 1979, passou a fazer parte do clero de Caratinga, onde,  antes do  episcopado, exerceu importantes funções.Em 7 de dezembro de 2005, foi nomeado Bispo de São José do Rio Preto sucedendo a Dom Orani Tempesta. Nestes mais de seis anos de episcopado, dom Paulo foi o bispo responsável pela Rede Vida de Televisão; bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB (2007-2011), cargo que continua a ocupar até 2015;  membro da Comissão Episcopal para os Tribunais de Segunda Instância da CNBB (2007-2012). 

 

JUÍZA INDEFERE EXPEDIÇÃO DE ALVARÁ PARA SHOWS

 

A juíza Roberta Rocha Fonseca indeferiu requerimento de Alvará Judicial visando a realização do shows e autorização de entrada e permanência de menores de idade nos eventos a serem realizados nos dias 03, 10 e 24 de março, no Mundial Bar Show, “até que esteja comprovada a segurança e a salubridade das instalações, e fica proibida a entrada e permanência de menores no local do evento”.

Justifica a juíza Roberta que “não foi atestada pelo Corpo de Bombeiros a segurança das instalações em que se pretende sejam realizados os eventos, temerário que se autoriza a entrada e permanência de menores, vez que não há certeza de que a integridade física deles seja resguardada. Da mesma forma, em não havendo alvará da Vigilância Sanitária local, não há como ter o Juízo garantia de que o local garanta as condições necessárias de higiene”. 

A notícia chegou à redação do ET através do Comissariado da Infância e da Juventude, responsável pela segurança dos menores. 

A redação tentou contato com o empresário Guilherme Fonseca, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno.

 

ELEIÇÕES 2012

 

O “Projeto Mário Demétrio Alberto Barra”, uma iniciativa inédita do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, que visa a   integração de todos os envolvidos no processo eleitoral para oferecer os melhores serviços à população e   reunirá   juízes, promotores e chefes de cartório no trabalho das eleições, foi aberto no dia 1º de março, em Belo Horizonte, e segue até o dia 27, com os representantes da Justiça Eleitoral divididos em diversas turmas.   

O projeto é uma das principais metas da gestão do presidente do TRE-MG,  Brandão Teixeira que parte do princípio de que a harmonia entre as atitudes dos diferentes agentes que atuam na Justiça Eleitoral afeta diretamente o seu processo. 

O Encontro consiste de uma série de palestras abordando assuntos tais como aplicabilidade da Lei 

Com-plementar 135 (Lei da Ficha Limpa), Registros de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas de campanha, dentre outros.