ALÔ, SENHORES PECUARISTAS!
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa em todo o Estado começou dia 1º último e se estende até o dia 30 de novembro. A meta é superar o índice alcançado no mesmo período de 2011, quando foram imunizados 98,28% do rebanho. A expectativa é que aproximadamente 10 milhões de bovinos e bubalinos (40% do rebanho do estado, que é 23,4 milhões cabeças), entre zero e 24 meses, sejam imunizados contra a doença.
ALÔ, BANDA LIRA DO BORÁ!
Abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para o programa Bandas de Minas, voltado para a preservação e manutenção das bandas civis de música do Estado de Minas Gerais. A iniciativa apoia as bandas com a doação de instrumentos de sopro, metal e percussão, além de oferecer cursos/oficinas de capacitação e aperfeiçoamento artístico. De acordo com o Edital 2012, poderão ser inscritas as bandas públicas ou privadas sem fins lucrativos, registradas em cartório, que possuam diretoria, estatuto e/ou regimento interno. As corporações musicais deverão estar devidamente cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Será permitida a inscrição de apenas um projeto por banda. O Edital 2012, com todos os documentos exigidos, consta no endereço www.cultura.mg.gov.br.
FRED NA DIRETORIA DA ABETA
O empresário Fred Crema, proprietário da Maritaca Turismo, passou a integrar a diretoria da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O convite foi formulado durante o ABETA SUMMIT, o maior encontro de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina, realizado nos dias 29 e 30 últimos, em Socorro (SP).
Fred, que reconheceu o convite como um presente, participou do encontro proferindo a palestra, “Especialização e expansão de mercado e como buscar o equilíbrio dessa fórmula”, sendo muito elogiado. “Ser convidado a integrar está diretoria com representantes brasileiros do turismo de aventura foi mais um grande presente e reconhecimento de nossa atuação no segmento”, disse.
Algumas das principais atrações do evento foram a RIA+ Rede de Ideias ABETA -programação técnica do evento em formato inovador. Inspirado no sucesso do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), conjunto global de conferências de propriedade privada sem fins lucrativos, formada para difundir "ideias que merecem ser espalhadas". “- O RIA+ foi uma experiência especial, falar para tantos profissionais da área, contar sobre a Maritaca Turismo e o que temos desenvolvido na Canastra e em Sacramento, receber elogios de pessoas que admiramos a ícones do segmento no Brasil, com certeza foi um presente especial” reconheceu Fred.
MÁRIO PALMÉRIO É TEMA DE LIVRO
O historiador André Azevedo da Fonseca descreve o empenho de Mário Palmério em construir escolas populares em uma sociedade carente de instituições de ensino, a patir da década de 40, do século passado. O trabalho é resultado de uma extensa pesquisa de doutorado em História do professor e pesquisador, André Azevedo da Fonseca, na Unesp, que resultou no livro, “A construção do mito Mário Palmério”.
Na obra André Azevedo explica a ascensão profissional, social e política do professor, político e autor de Vila dos Confins e Chapadão do Bugre – romances da literatura regionalista brasileira. Contudo, não é o escritor renomado que aparece neste livro. André Azevedo se interessou pelo jovem Mário Palmério, ambicioso professor que, no decorrer dos anos 1940, se tornaria um poderoso empresário da educação, seria eleito deputado federal pelo PTB de Getúlio Vargas e alcançaria o status de mito político regional.
Delegado alerta população sobre golpes
O delegado Rafael Jorge faz uma alerta à população para que ninguém caia em golpes que vêm sendo aplicados nos últimos dias na região, com informações falsas sobre prêmios ganhos de programas televisivos.
“- Pessoas estão recebendo telefonemas e mensagens de vários números com prefixo 085, informando que elas ganharam um prêmio da TV Globo, do Avião do Faustão, do SBT... e que, para receberem o prêmio, devem fazer um depósito numa determinada conta. Não façam isso, porque é golpe”, alerta o delegado.
Outro golpe, alerta mais Rafael Jorge é sobre empréstimos veiculados ou oferecidos via telefone aos domicílios da cidade.
“- No final da transação, pedem que a pessoa deposite alguma quantia, só que não sai empréstimo nenhum”, explica e finaliza: “Peço que a população não dê crédito a essas mensagens, não caiam nesses golpes...”.