Deputados participam de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Os deputados Paulo Piau (PMDB) e Antonio Carlos Arantes (PSC) estiveram em Sacramento na quarta-feira, 8, participando da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, realizada com representantes do conselho, na fazenda Boa Vista, onde mora o vereador Marcelino Marra.
“- Os deputados vieram fazer uma prestação de contas de seus mandatos, especificamente nos assuntos de interesse para o produtor rural. Paulo Piau, como segundo relator da reforma do Código Florestal, falou sobre as mudanças que o Senado fez e que, em sua quase totalidade, devem ser mantidas na Câmara Federal. Ele é um código que cria a praticidade de defender o meio ambiente”, explicou Marcelino.
Paulo Piau afirmou que está defendendo o produtor, “porque o atual código é inviável, pune o produtor. Esse código sendo aprovado, eu passo a ser a favor do produtor, porque temos que manter o que é possível manter e a regra do jogo fica caro para quem quer produzir”, disse.
Sobre o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, Marcelino justificou a sua presença, afirmando que, após prestar conta de seu mandato, falou sobre a política de incentivo do estado e o trabalho que ele tem feito para mudar as regras do queijo Minas Artesanal e leite de cabra, regulamentada no ano passado.
De acordo dom Marcelino, 35 pessoas participaram da reunião em sua residência, na fazenda Boa Vista, dentre elas, o prefeito Wesley De Santi de Melo; os vereadores, José Américo de Oliveira e José Maria Sobrinho; o secretário de Agricultura e Pecuária, Luiz Constantino Bizinoto e o técnico agrícola Marcelo Ricardo de Souza.
O vereador revelou também que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tornou-se conselho deliberativo, funcionando como o Conselho Municipal de Saúde e o Codema. “Foi um avanço grande, é uma política nacional implementada pelo estado e orientada para que seja deliberativo, uma vez que é formado por representantes de associações comunitárias rurais e representantes do governo”, justificou.
6,8% dos prefeitos eleitos em 2008 não estão mais no cargo
Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgados na segunda-feira, 13 e mostram que dos 5.563 prefeitos eleitos em 2008, 383 (6,8%) foram afastados do cargo. Desses, 274 tiveram de deixar as prefeituras porque foram cassados, a maioria por improbidade administrativa (mau uso de recursos públicos). E, a estimativa da CNM é de que o número de prefeitos afastados chegue a 600 até o final de 2012, quando termina o mandato, levando em consideração os processos que estão sendo julgados e os que aguardam julgamento.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o número de prefeitos que deixaram os cargos se deve à maior presença dos órgãos de fiscalização, como tribunais de contas e o Ministério Público dos estados.
PROCURA-SE
Lorena, através de e-mail enviado à Prefeitura (veja abaixo) solicita ajuda para encontrar Abadia Gomes e ou demais parentes de sua avó, Alzira Gomes Dias. “Quero pedir a Prefeitura de Sacramento para me ajudar a encontrar algum descendente da família da minha avó. O nome da mãe dela era Maria Gomes de Jesus e o pai João Vicente Rosa. Eles residiam em Sacramento até a Sra. Maria Gomes falecer. Então, a minha avó (Alzira Gomes Dias) nunca mais viu sua irmã, Abadia Gomes... Elas se separaram em 1945 e nunca mais se viram... Queria poder contar com a ajuda da prefeitura de Sacramento para poder encontra essa pessoa ou algum parente. Ficarei grata se puderem ajudar.. Obrigada”.
Contato: [email protected]