Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

RETROSPECTO: O giro da semana

Edição n° 1318 - 13 Julho 2012

PM Local adquire bafômetro

 

O comandante da Polícia Militar de Sacramento, 2º Tenente PM Idônis Galles informa à população sobre a aquisição de um Etilômetro (Bafômetro) para ser usado nas blitz realizadas no município e, também, em Conquista, quando for necessário. “Visando transparência no serviço operacional, a Polícia Militar de Sacramento adquiriu, através de parceria com o CONSEP, um Etilômetro, que tem como função indicar a quantidade de álcool do condutor”.
De acordo com artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “Quem for flagrado sob efeito de álcool (de 0,1 mg a 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 957,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses, além de ter o veículo retido até que apresente outro condutor habilitado e em condições de dirigir”.
E aquele condutor que atingir o limite de 0,30 mg comete também crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 

APROVADO 10% DE PIB PARA EDUCAÇÃO

 

A comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou no dia 26 na Câmara dos Deputados, a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas de educação ao longo de dez anos, ou seja, até 2020 quando termina a vigência do plano. A proposta aprovada diz ainda que até chegar aos 10%, a aplicação deve ser no mínimo de 7% do PIB. Hoje o país aplica 5,1% do PIB no setor, incluindo recursos da União, dos estados e municípios. Para vigorar, o texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.
Em nota, o Ministério da Educação afirma que para se chegar aos 10% do PIB será necessário uma "tarefa política difícil". Segundo a nota, a proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o PNE equivale, na prática, ao longo da década, a dobrar em termos reais os recursos para a educação nos orçamentos das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal “em termos de governo federal equivale a colocar um MEC dentro do MEC, ou seja, tirar R$ 85 bilhões de outros ministérios para a Educação. É uma tarefa política difícil de ser executada”, explicou o ministro Aloizio Mercadante.
O Ministério da Educação vai estudar as repercussões e as implicações da decisão e vai aguardar ainda a tramitação no Senado Federal.

 

Veado campeiro atropelado na MG 428

 

A Polícia Militar de Sacramento foi acionada a comparecer na Rodovia  MG 428,na segunda-feira, 8, por volta de 15:40 horas, com informações de que, às margens da rodovia, havia um animal da espécie veado campeiro bastante ferido devido a atropelamento. A Guarnição, composta pelo cabo Miranda e os soldados Carlos e Rodrigues, compareceu ao local, recolhendo o animal, que foi encaminhado à clinica veterinária Zoovet, onde foi atendido e constatada fratura e lesão no membro esquerdo traseiro. O animal foi medicado e permaneceu em observação na clínica até o encaminhamento à FAZU, em Uberaba, para a sequência no tratamento.