Capacitação de funcionários para a Campanha Antirrábica Animal
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 8 de maio um curso, de capacitação para os profissionais da Seção de Zoonose e Controle de Endemias coordenados por Newton Cesar Cassimiro, que atuarão na Campanha Antirrábica Animal nos meses de julho e agosto, com duração de 45 dias, na zona rural e urbana.
Além de20 profissionais de Sacramento, participaram do curso três funcionáriosde Delta e quatro de Conquista.
O treinamento foi dirigido pela referência técnica em zoonoses e coordenadora da Campanha Antirrábica Animal, Maria Amélia da Silveira Martins, da Gerência Regional de Saúde de Uberaba.
15 de maio: Dia Mundial da Família
No 15 de maio, o mundo inteiro celebra o Dia da Família. A Data foi instituída em 1993, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Desde então, a ONU tem celebrado este dia chamando a atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família, como forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adoção de medidas no plano nacional e internacional para melhorar a condição da família.
Em 1994, foi proclamado, pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Família. O seu tema foi: "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação", declarando a família como "a pequena democracia no coração da sociedade". Para o Papa Bento XVI "É na família que o homem se realiza como filho, esposo e pai”, em declaração feita no Vaticano no dia 13/05/2011, quando recebeu os participantes de um encontro promovido pelo Instituto João Paulo II de estudos sobre o matrimônio e a família.
1.400 prefeitos devem deixar dívidas para sucessores, diz CNM
União deve R$ 20 bilhões em restos a pagar a municípios.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkosky, afirmou nesta segunda-feira (14) que mais de 1.400 prefeitos devem deixar dívidas para os sucessores referentes a obras contratadas em seus municípios. A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe que os prefeitos terminem o mandato com restos a pagar que excedam a receita dos municípios. As eleições municipais serão em outubro deste ano. "Mais de 1.400 municípios têm restos a pagar e os prefeitos não têm condições de pagar. Além disso, 350 municípios disseram estão com a folha de pessoal atrasada", afirma Ziulkosky.
Segundo ele, as prefeituras tiveram receita baixa nos últimos anos e crescimento nas despesas devido ao aumento do salário mínimo, do piso nacional do magistério, e de programas federais com contrapartida dos municípios. Além disso, o governo federal deve aos municípios R$ 20 bilhões em restos a pagar. Os restos a pagar são recursos previstos em Orçamentos de anos anteriores, e que, embora autorizados pelo Executivo, não foram pagos.. "Os gestores estão passando por situação angustiante. Serão todos ficha suja ou condenados", disse. Uma das reivindicações da Marcha dos Prefeitos a Brasília é exigir o pagamento pela União dos restos a pagar devidos aos municípios, dentre outras.