ACE-SACRAMENTO PARTICIPA DO IV LIDERAMINAS
Promovidos pela FEDERAMINAS-BH, nos dias 29 e 30 de março, O LIDERAMINAS e o GERENCIAMINAS, os eventos contaram com a participação de mais de 150 Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais. O presidente da ACE-Sacramento, Vilmar Afonso de Lacerda, e o secretário executivo, Luciano Gobbo, participaram dos eventos em busca de novas parcerias, oportunidades e trocas de experiências com outras associações. Aguardem nosso informativo, onde estaremos divulgando todos os detalhes de nossa participação.
Educação realiza palestra com professor Sidney Fagundes
A Secretaria Municipal de Educação recebeu na sexta-feira, 30, o professor e mestre, Sidney Fagundes, para falar aos diretores, supervisores e especialistas das escolas das redes municipal e estadual, sobre dois temas: “Avaliações externas e o currículo por habilidades e competências” e “O papel do líder como gestor de sua equipe”.
No primeiro tema, o educador enfocou todo contexto do surgimento dos padrões de avaliação ao longo da história da educação, explorado de maneira articulada ao que se discute e exige dentro das avaliações externas atuais.
Abordando o tema sobre o papel do líder, Fagundes deixou claro todas as questões que envolvem uma liderança com ações e responsabilidades compartilhadas. “Foi um momento de reflexão em que os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas dificuldades e encontrar possíveis soluções para os impasses”, comentou o professor. (Fonte: Daniel Afonso – Ass.Com/PMS)
9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Lançado no dia 29, 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Emater-MG, em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla).
O concurso, que tem como objetivo oferecer estímulo aos cafeicultores para buscarem a melhoria da qualidade e renda é aberto à participação de produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado: cerrado, chapadas de Minas, matas de Minas e sul de Minas. Os interessados em submeter cafés à avaliação deverão entregar a partir de 6 de setembro, nas unidades da Emater-MG, as amostras, exclusivamente, de café arábica, produzido no ano safra de 2012.
As etapas de classificação e degustação serão de 10 de setembro a 11 de novembro. O encerramento, com o anúncio dos vencedores, ocorrerá na última quinzena de novembro. Os cafés com as melhores classificações serão leiloados depois da solenidade de encerramento. No ano passado, o lance mais alto obtido no leilão foi de R$ 5 mil a saca de 60 quilos.
Na edição de 2011, o concurso reuniu 1.637 amostras, das quais 106 foram classificadas para o final da competição (48 amostras na categoria natural e 58 na categoria descascado). O café de categoria natural da propriedade de Antônio Melo Canato (Carmo de Minas) ficou classificado em primeiro lugar no grupo do sul de Minas e foi considerado também o melhor do Estado.