Cerca de 195 alunos do 5º e 7º anos, das escolas estaduais, Coronel José Afonso de Almeida e Sinhana Borges; municipais, Coronel Júlio Borges (Jaguarinha), Dona Maria Sant' Ana (Quenta Sol), Dr. Djalma Afonso do Prado (Divisa), Naná Kubstischek (Jaguara) e Sílvia Vieira (Sacramento) receberam os certificados de conclusão do curso do Proerd -Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência,em solenidade realizada na quarta-feira, 27, no Ginásio de Esportes Mário Antônio de Almeida.
Presentes à solenidade, tenente Idônis Galles, Comandante da 184ª Cia PM; prefeito Wesley De Santi de Melo; presidente da Câmara, vereador José Maria Sobrinho; sargento Maurício Matias de Oliveira, instrutor do Proerd, dentre outros, além de diretores e professores, pais e amigos dos formandos.
O Programa, que tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida e mostrar aos adolescentes a importância de se manterem longe das drogas, nasceu do D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, em 1983. O Proerd chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje está presente em todos os estados. A Sacramento chegou há cinco anos e já atendeu mais de mil alunos, com uma turma de pais também beneficiada.
Autoridades enaltecem programa
O prefeito Wesley De Santi de Melo destacou a importância do programa para a cidade, à família e à sociedade como um todo. “Este é um momento importante, porque sabemos que hoje um dos grandes males da humanidade são as drogas. É um dos grandes problemas que assola o Brasil, não deixando de estar presente em nossa cidade, uma situação que nos preocupa. Por isso, jamais poderíamos virar as costas para um programa de tão grande vulto,um programa dessa magnitude. Só me resta parabenizar a polícia militar, os formandos e seus pais, as escolas que abrem suas portas para o programa, os pais e o sargento Matias como instrutor. São crianças, por isso ainda muito vulneráveis,que adquirem essa consciência de dizer não às drogas. E este programa chega na hora certa, para as pessoas certas e esperamos que, a cada ano alcance ainda mais a população de nossas escolas”, disse.
O vereador José Maria Sobrinho em saudação aos formandos disse: “Trago o reconhecimento do Legislativo sacramentano pela grandeza deste trabalho, ao sargento Matias e a cada um de vocês, formandos, pela paz que este trabalho traz a inúmero lares hoje e amanhã, pois estarão livres da tragédia que são as drogas”, destacou, dirigindo-se também aos pais. “Nosso reconhecimento a vocês, pais, que vêm nos seus filhos uma extensão de sua própria existência. Espero em Deus, que o futuro brilhante destas crianças seja motivo de orgulho aos senhores”.
Tenente Idônis em seu discurso falou da satisfação do dever cumprido. “Assumi o comando da PM em janeiro e, nesses seis meses conseguimos prender 35 traficantes de drogas e conduzimos às autoridades 58 usuários. Contudo, percebemos que apenas o serviço repressivo não é suficiente, por isso temos o Proerd, um programa de educação preventiva, visando evitar que essas crianças entrem no mundo das drogas. O programa os ensina a evitar a pressão de companheiros e a dizerem nao ás drogas. E o objetivo maior, que eles sejam multiplicadores dessas ideias para outros viverem longe das drogas e que possam construirum ambiente saudável para viver”, frisou.
Redações valem prêmios
O instrutor do Proerd, sargento Maurício Matias coordenou a entrega de prêmios aos autores das redações, elogiando os textos dos alunos. “Gostaria de dizer aos pais que as redações foram todas lidas e nos surpreenderam. Muito boas, todas elas nos mostrando que os formandos de fato aprenderam as lições e estão preparados”, disse, agradecendo aos patrocinadores da premiação Credicoasa, CrediSacra, Sak´s, Sindicato dos Produtores Rurais e Trevisan Batatas.
Durante dez 10 semanas de formação, os alunos são orientados em linguagem acessível às faixas etárias e direcionados a uma variedade de atividades projetadas para estimulá-los a enfrentarem e resolverem os principais problemas. No final, todos fazem uma redação abordando o tema prevenção às drogas.
Na solenidade, foram premiadas as nove melhores redações escolhidas por uma equipe. Os três primeiro colocados recebram bicicletas como prêmios; os demais receberam mochila e kit escolar doados por algumas empresas locais.
1º lugar: Eduardo Rios Ribeiro (EE Sinhana Borges)
2º lugar: Geicieli Natália de Carvalho (EM Maria Sant´Anna)
3º lugar: Sabryna de Cássia Dias Limonta (EE Cel. José Afonso de Almeida)
4º. Rafaela Maria Pinton (EM Dr. Djalma A. Prado)
5º. Maria Fernanda Cavlacante da Silva (EM Cel. Júlio Borges)
6º. Guilherme Antonio de Oliveria Araujo (EE Cel. José Afonos e Almeida)
7º. Caíque de Faria Camilo (EM Naná Kubitschek)
8º. Bruno Luan Alves (EM Sílvia Vieira)
9º. Vitória Bonetti Alves (EE Sinhana Borges)