O Posto Santo Antônio vem sempre acompanhando a evolução tecnológica e trabalhando pela preservação do meio ambiente. Mais uma vez saiu na frente inovando com a implantação do novo diesel, o S50, bem menos poluente que o anterior, o BS1800.
Na manhã dessa terça-feira, o caminhoneiro Adalberto Carlos Florêncio estava com seu caminhão Ford, zero quilômetro, estacionado na plataforma do Posto Santo Antônio, abastecendo com o novo óleo. “Agora é lei, a partir de 2012, todos os caminhões são fabricados para abastecer com esse novo óleo. É uma forma de contribuir com a natureza, expelindo menos poluição”, comentou aderindo à tecnologia, mas sem saber a diferença entre os dois tipos de óleo.
Há 11anos da estrada, Florêncio, já trabalhou com dois caminhões trucados, 1113 e 1318, e agora tem um Ford zero quilômetro. “Estou abastecendo com o novo diesel, sei que é menos poluente, não dá fumaça, isso já é muito bom, agora quanto ao consumo ainda não sei. Vou rodar um pouco pra avaliar a diferença entre um e outro. Tenhoquever a quilometragemqueelefará”, comentou.
Já o motorista de caminhão e de Van, todos a diesel, Zé Neto é categórico em afirmar que o novo óleo da Petrobrás é bem melhor. “Em primeiro lugar, não há mais aquele fumação que os caminhões expeliam pelo cano de escapamento. Já trabalhei com os dois óleos e posso afirmar que este aqui é muito melhor, 100%, não tem fumaça, bom no rendimento. No preço, a diferença é mínima. Vale a pena e eu gosto de coisa boa. E, além de ajudar no veículo, ajuda o meio ambiente”, frisou.
Teor de enxofre é menor
O empresário Jaime Eduardo Araujo, proprietário do posto, disse que os novos veículos já estão chegando ao mercado atendendo às exigências da fase P-7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE. “A lei agora determina que, veículos rodoviários automotores de carga, de passageiros ou de uso misto, com capacidade para transportar massa total superior a 2,8 toneladas ou mais de 12 passageiros são obrigados a utilizar o diesel S50”, justificou.
Para Jaime, essa é uma das muitas maneiras de cuidar do meio ambiente. “Estamos fazendoa nossa parte, além da economia que fazemos. E o meio ambiente agradece”, disse mais, informando como o programa chegou a Sacramento.
“Pelo fato de termos a bandeira da Petrobras, essas novidades nos são sempre previamente informadas e perguntando se era de nosso interesse nos adaptarmos ao novo diesel, que exigiria um novo tanque, nova bomba. Confirmei o interesse e a Petrobras bancou a implantação em torno de R$ 80 mil, com tanque e bombas novos além das instalações necessárias”, explicou.
Falando sobre o novo diesel, Jaiminho disse que o seu teor de enxofre é menor. “É um óleo antipoluente e, por lei, todo veículo diesel fabricado a partir de 2012 é obrigado a usar o S50, não pode usar o antigo. Outra vantagem é que os veículos antigos podem usá-lo. A instalação da bomba aqui está dando resultado, apesar de ele ser um pouquinhos mais caro, porém a tendência é baratear, porque, por enquanto, ele está vindo de Paulínia (SP), mas quando chegar à base de Uberaba, vai cair o frete e, consequentemente o preço do óleo”, informou o empresário, adiantando também que muitos caminhoneiros sentiram diferença também nos quilômetros rodados.