Estudantes, militares e voluntários participaram mais uma das comemorações cívicas alusivas ao 7 de Setembro, data que marcou os 190 anos da independência do Brasil. Desfiles cívicos que eram prática comum na cidade até a década de 1980, repentinamente desapareceram e perderam o entusiasmo, até que foram resgatados graças ao trabalho do prefeito Wesley De Santi de Melo junto às escolas do município.
O público acompanhou de perto o gáudio com que as crianças e jovens desfilaram.
O destaque deste ano partiu de algumas escolas que introduziram no desfile cenas que lembravam fatos históricos e culturais do país. Realizado às 17h30, por conta dos militares convidados, obrigados a desfilar em sua cidade no período da manhã, o desfile contou com a participação da banda do 4º BPM de Uberaba, tiro de guerra e Corpo de Bombeiros, de Uberaba.
De Sacramento, desfilaram a guarda que forma a Suapi, responsável pelo presídio local e membros da Brigada 1Sacramento e uma adesão quase total das escolas.
Participaram a EE Afonso Pena Júnior, EE Barão da Rifaina, EE Coronel José Afonso de Almeida, EE Sinhana Borges e mais Escolinha Tio Toffe (APAE), da rede estadual.
Entre as escolas municipais, desfilaram a EM Cel. José Afonso de Almeida (Desemboque), EM Dr. Djalma Afonso do Prado (Divisa), EM Hugo Rodrigues da Cunha (Sete Voltas), EM Júlio Borges (Jaguarinha), EM Dona Maria Sant´Ana (Quenta Sol), EM Naná Jacob (Jaguara); EM João Cordeiro, EM Luiz Magnabosco e EM Profa. Sílvia Vieira, da cidade.
Das três particulares, participaram o Colégio XX de Outubro e a Escola Eurípedes Barsanulfo.
Militares e autoridades elogiam desfile
Para o Comandante do Corpo de Bombeiros de Uberaba, o major BM André Humia Casarim, atividades como a de 7 de setembro, além de civismo, é uma forma de educar crianças e jovens pela disciplina. “É um evento de uma importância muito grande, porque tem todo um histórico por trás dessa data.Nós, militares, cultuamos a data, porque nossa cultura está ligada a essas tradições de que a pátria merece o nosso respeito e, infelizmente hoje cultuada por poucos. Por isso, parabenizamos a cidade por essa iniciativa de resgatar esse civismo, que vai atingir não só as crianças e jovens estudantes, mas todas as pessoas, que vêm reavivando o patriotismo”, elogiou.
Disse mais o militar que para as crianças e os jovens há ainda o caráter disciplinar do desfile. Ressaltando que o patriotismo deve pautar o dia a dia da sociedade, afirmou:“Temos que lembrar que o patriotismo deve ser executado no dia a dia, com ações simples como obedecer às normas de trânsito, o respeito ao outro, o respeito a si mesmo e ao patrimônio, a ajuda mútua, enfim muitas ações que hoje estão sendo esquecidas por muitos”.
Já Tenente Idônis Galles, comandante da 184ª Cia PM, de Sacramento, destacou o sentimento de cidadania das crianças e jovens. “Esse resgate fortalece a cidadania. Sacramento está há dois anos realizando o desfile que atrai as pessoas, estimula os estudantes e assim vai orientando e fortalecendo os conceitos de patriotismo, civismo, disciplina, por isso, nós da Polícia Militar, não medimos esforços para ajudar no que for necessário”, afirmou.
Amir Salomão Jacob, secretário de Turismo e Cultura, representando o prefeito Wesley De Santi de Melo, que não esteve no palanque das autoridades, devido ao período eleitoral, que veda a presença de candidatos a esses eventos, falando do resgate cívico, ressaltou o sentimento nativista aprendido nos bancos escolares. “Esse é um ato de civismo, de amorà pátria e que serve para despertar a brasilidade, de nação livre. Sacramento está fazendo um resgate dessas festividades que enobrecem e enaltecem a memória da pátria”, disse.
O secretário apresentou também em nome do prefeito Wesley agradecimentos e cumprimentos aos participantes. “Em nome do prefeito Baguá, apresentamos aos nossos militares visitantes, Banda do IVº Batalhão, corporação do Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros de Uberaba, que abrilhantaram de forma comovente o desfile, nossos parabéns e agradecimentos. Vimos de forma também comovente a participação dos estudantes, nos remetendo aos grandes desfiles que as escolas realizavam num passado recente. Agradecemos ao diretores, professores e aos alunos de todas as escolas por essa demonstração cívica e cidadã de todos, com destaque à bela Fanfarra Aracy Pavanelli, da Escola Coronel”, frisou.
O pároco, padre Valmir Aparecido Ribeiro, lembra que a Igreja sempre preza toda manifestação humana, entre ela estáo amor à pátria. “Vejo esse resgate com muita alegria, porque isso é importante para nossas crianças, nossos jovens. Isso é algo que faz crescer, dá nobreza à alma. E, como sempre, estou aqui trazendo o apoio da Igreja para mais essa manifestação humana, que reflete o sentimento de brasilidade, de amor à pátria, de civismo e de patriotismo”, elogiou.