Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Moradores pedem revitalização das margens do Borá

Edição n° 1301 - 16 Março 2012

Moradores da nova rua José Zandonaide,  aberta em 2008, no  bairro Rosário, próxima ao ribeirão Borá, reivindicam a limpeza e conservação das margens do córrego que, naquele trecho tem grandes moitas de bambu gigante que começam a invadir a pista e, na seca representam também perigo por conta de incêndio, onde já ocorreram quatro episódios. “Os moradores reivindicam a retirada dos bambus, cercar a margem do ribeirão, limpeza e manutenção do local, enfim, um projeto ambiental com urbanização desse trecho”, explicou Maira Gerolim Jerônimo, uma das moradoras.

Atendendo ao pedido dos moradores estavam no local, na manhã dessa quinta-feira, 15, o promotor José do Egito de Castro Souza, Curador do Meio Ambiente; Ivone Nascentes de Sousa Morgado, engenheira florestal do Núcleo de Fiscalização Ambiental do IEF/Alto Paranaíba; Marinho Martins Severino II, do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura e membro da  Câmara Técnica do Codema, além de outros funcionários da Prefeitura e moradores. 

A engenheira Ivone Nascentes, falando ao ET, colocando-se à disposição, explicou que “a sugestão para a área, que  é urbana, é fazer a revitalização do córrego, com a apresentação por parte da Prefeitura de um projeto arquitetônico para fazermos a revitalização, paisagismo e deixar o Borá na região em condições de as pessoas terem prazer em estar morando próximos ao local”. 

Para Marinho II, como é uma Área de Preservação Permanente (APP), a retirada dos bambus depende não apenas da apresentação do projeto de paisagismo, mas, também do cronograma de execução da obra.