Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Loja Maçônica General Sodré completa 59 anos e presta homenagens

Edição n° 1311 - 25 Maio 2012

A Loja Maçônica General Sodré 41 comemorou, com uma sessão magna e pública, realizada na terça-feira, 22, em sua sede ampliada, o seu 59º aniversário e condecorou com a Comenda 'Oscar Martins da Silveira', o mais longevo dos maçons na cidade, Antônio Florêncio, e a Profa. Ana Maria Pinheiro de Melo, pelos relevantes serviços prestados à ordem . 

Prestigiaram o evento, os maçons, Luiz Carlos Canassa Jr e Domingos Lemos, da Loja Estrela Conquistense; Fernando Gomes e prefeito Wesley De Santi de Melo, Prefeito da cidade, da Loja Acácia do Borá; presidente do Rotary Clube, Maria  Devós e diretora Dayse Silvana Maluf Paulino da Costa; as Filhas de Jó, do Betel das Virtudes, representadas pela rainha Adriana Dias e demais familiares dos maçons  e dos homenageados com a Comenda 'Oscar Martins de Oliveira', Antonio Florêncio e Anamaria Pinheiro de Melo. 

O venerável João Bosco, na saudação inicial ressaltou que “A Maçonaria, escola de civismo e moralidade que busca o crescimento social e espiritual da humanidade, não impõe limite à investigação da verdade e proclama a liberdade de consciência como o mais sagrado direito humano. Não  cogita das crenças religiosas ou ideologias políticas de seus adeptos. Admite sim a existência de um criador, que denominamos de Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. Assim, abrimos as portas deste recinto sagrado com desejo sincero de fazer sair dele na comunhão estabelecida,o estímulo à meditação sobre o encontro lógico de uma ideia de Paz que conforte a mente, o coração e o espírito”, disse, dando início às atividades com a invocação ao supremo criador do universo. “Invoquêmo-lo, portanto”, disse, solicitando ao mestre de cerimônia que abrisse a Bíblia, seguindo-se  então com uma prece e depois a saudação à bandeira nacional. 

O jovem professor, Thales Ferreira Bianchini, discursando em nome de todos os irmãos, enalteceu a pessoa dos pioneiros. “Cinquenta  e nove anos atrás, no 24º dia de um frio mês de maio, 20 irmãos acreditando que Sacramento poderia transforma-se em seu íntimo, lançaram nesta terra uma pedra fundamental que não  se destinou simplesmente à construção de uma Loja, mas, sim, ao levantamento de um templo onde se resguardasse a Virtude, em cujo subsolo os maçons poderiam cavar masmorras aos vícios, que tanto aviltam a sociedade”, disse, agradecendo a todos: “Registramos em nossas mentes a suave sensação de paz em um amplexo espiritual, agradecidos  pela dedicação de todos que são  pedra, arrimo, coluna, sustentação de nossa amada Loja Maçônica General Sodré”.

 

Quem são os homenageados 

 

Antônio Florêncio, 95, o mais longevo maçom da cidade e Anamaria Pinheiro de Melo esposa do venerável João Bosco Martins receberam a Comenda 'Oscar Martins de Oliveira' por grandes serviços prestados à Loja. Anamaria, pela doação e disponibilidade ao lado do marido, Prof. João Bosco e, Antônio Florêncio, por tantos anos de maçonaria, primeiro em Conquista, depois em Sacramento. 

Antonio Florêncio, sacramentano, nascido na fazenda Ibituruna, completará no dia 16 de julho, 96 anos. Foi um homem do trabalho, desde que deixou a escola em1925, para trabalhar na agricultura com o pai. Aos 21 anos casou-se com Geralda Rosa Florêncio e juntos criaram as filhas Geraldina, Creusa, Andrelina, Nelcíria e Lìvia. Deixando as lides rurais, passou a trabalhar como vendedor, depois na área de construção civil com Ferrúcio Bonatti, no armazém Tim Tim e, finalmente, na prefeitura municipal.

Florêncio foi iniciado na Ordem Maçônica em 16/05/1993 e elevado a companheiro dois anos mais tarde e na mesma data, 17/04/1957. Pelo pequeno número de maçons  na época, foi autorizada pelo Grão Mestre sua exaltação a mestre maçom e, recebeu o título de emérito depois de 32 anos de atividades. 

Com uma educação baseada nos valores morais, Antônio Florêncio dedicou-se ao estudo das obras espíritas e aos trabalhos filantrópicos. Hoje, prestes a completar 96 anos, Antônio Florêncio, com uma agilidade e lucidez a toda prova ainda defende os seus ideais de vida norteados na liberdade, igualdade e fraternidade.  

Antônio Florêncio recebeu a homenagem das mãos do irmão da Loja Estrela Conquistense, Domingos Lemos, que o agradeceu por todos os serviços prestados e dedicação à Ordem Maçônica.  

Anamaria, filha de Marcos Antonino de Melo e Neusa Aparecida Pinheiro de Melo, nasceu em Sacramento onde estudou, na Escola Coronel, até a conclusão  do curso Normal. Anamaria é formada em Direito, pela Faculdade Municipal de Franca, Letras pela Unifran, com pós graduação em Metodologia do Ensino  de Língua  Portuguesa, pelo Centro  Universitário Claretiano, de Batatais.  Como professora e educadora trabalha nas escolas Coronel José Afonso de Almeida e Barão da Rifaina. Como esposa do venerável João Bosco Martins, destacou-se pelo companheirismo, apoiadora e colaboradora do marido no desempenho de sua função de venerável.

Ana recebeu a homenagem das mãos  do irmão Celso Sebastião Almeida, que destacou: “Antigamente, diziam que por trás de um grande homem sempre havia uma grande mulher, hoje sabe-se que não é isso. Sabemos hoje que, ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher e você foi grande, brilhante, companheira em todo os momentos”. 

 

Comenda “Oscar Martins de Oliveira” 

 

A Comenda 'Oscar Martins de Oliveira',  a maior homenagem maçônica General Sodré, criada na gestão do venerável Celso  Sebastião Almeida (2008/2010), é outorgada  a maçons e não maçons, em reconhecimento e distinção, por relevantes trabalhos prestados à loja, à Ordem Maçônica, à comunidade sacramentana, à pátria ou à humanidade. A Comenda é conferida anualmente, desde o ano passado, em sessão magna pública aberta a todos.

 

Quem foi Oscar Martins?

 

Oscar Martins de Oliveira, o primeiro venerável da Loja  Maçônica General Sodré, sacramentano, filho de Cosme Martins de Oliveira e Cândida Rosa da Silveira, nasceu no dia 15/11/1899. Dentista e protético prático, Oscar manteve o seu consultório na avenida Capitão Borges, nº 318, e foi um homem de doação. Casado com Efigênia Pinto Valada, não teve filhos, mas sempre auxiliava as famílias em dificuldades na criação de seus filhos. Em casa, abrigava temporariamente órfãos, até que pudesse encontrar um novo lar. Foi também grande colaborador do Educandário Lar de Eurípedes junto à Profa. Corina Novelino. 

Oscar era um homem sistemático, exigente, porém de princípios fraterno e solidário. Tornou-se figura marcante, vestindo terno de casimira, camisa clara de mangas longas abotoadas no punho com abotoaduras douradas, gravata borboleta e chapéu marrom de pelo de lebre, cabisbaixo, mas sempre com um sorriso aos transeuntes. Mas quando algo não o agradava, simplesmente raspava a garganta, provocando som característico em sinal de protesto ou repreensão. Oscar Martins de Oliveira morreu em 20/05/1970, aos71 anos, deixando um grande legado de homem de bem. 

 

O reconhecimento 

 

Encerrando a solenidade, mensagens de reconhecimento e agradecimento, proferidas  por Fernando Gomes, Luiz Carlos Canassa Jr.,  Adriana Dias, prefeito Wesley de Santi de Melo, todos enaltecendo o trabalho e a importância da Loja General Sodré para a cidade, os pioneiros e todos os irmãos que  foram e são a sustentação da loja. 

Anamaria Pinheiro de Melo  e Creusa Florêncio, que receberam também um ramalhete de rosas vermelhas,  agradeceram as homenagens recebidas. 

Destaque para Antonio Florêncio ao agradecer a homenagem: “Depois de ouvir todas as palavras, o que sobra para eu dizer? Mas vou dizer: Ó meu Deus, cuida com o vossa misericórdia, desses trabalhadores da maçonaria, que lutam pela independência, a paz, a harmonia do mundo inteiro  (...).  Quero agradecer a todos, de cima para baixo, de baixo para cima  e que todos possam ter a proteção do Grande Arquiteto do Universo. Que Ele abençoe  suas famílias, lhes dê paz, alegria, coragem para vencer os empecilhos   da nossa jornada.

Após a reunião, todos participaram do Ágape Fraterno Maçônico (jantar), na sede social da Loja.