A Escola Eurípedes Barsanulfo realizou, no sábado, 15, a I Festa Meu Brasil Brasileiro, no Ginásio de Esportes da escola, com a presença de um grande público. O evento, que tem cunho pedagógico, marcou as comemorações da Proclamação da Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, e o início da Primavera, comemorado em 21 de setembro.
A diretora Francine França Amui, em entrevista concedida ao ET, disse que a festa tinha como objetivo comemorar, celebrar e conhecer o Brasil. “Nada melhor num momento desses que uma aula de Geografia, em que os alunos estudaram as regiões, com suas diversidades. São músicas, comidas, danças, enfim, é um momento de conhecer o Brasil que a gente vê de tão longe, sendo vivenciado aqui”, explicou, enumerando as delícias servidas nas várias barracas montadas no ginásio, como acarajé, tapioca, vatapá e outros pratos típicos. “Todo mundo só fala, fala e não tem a oportunidade de ver e provar, mas aqui na I Festa Meu Brasil Brasileiro, todos têm a oportunidade de ver, conhecer e comer”, frisou.
De acordo com Francine, as especiarias não foram feitas na escola, mas na própria região de origem. “Tudo foi comprado via internet e chegou congelado até Uberlândia de avião. Tudo veio pronto, aqui só levamos ao forno e colocamos os temperos finais”, afirmou, ressalvando que um dos critérios para a compra foi se certificar da idoneidade de cada uma das empresas. “Antes da compra, fizemos uma busca de uma boa empresa e conseguimos o contato”.
É preciso ter esperança nessa nação...
As delícias vieram do Rio Grande do Sul, Goiás e demais regiões brasileiras para serem degustadas pelos visitantes, regada a apresentações de danças e músicas típicas: pau de fitas, maculelê, samba de gafieira, carimbó, frevo. “A animação ficou por conta das crianças e do nosso Coral Corina Novelino, regido pelo músico, Moacyr Camargo, além do desfile com roupas típicas dos estados brasileiros”, explicou, destacando o principal objetivo do evento: “Queremos despertar nos nossos alunos o patriotismo, fazê-los acreditar e ter esperança nesse país. Hoje vivemos num mundo tão desacreditado, com tantos acontecimentos ruins... E não queremos que as crianças cresçam com essa visão pessimista, negativa. É preciso ter esperança nessa nação, no nosso país”. Outro objetivo do evento foi a arrecadação de fundos para adquirir uma aparelhagem de som para a escola.
Para a organização do evento, é claro, a direção contou com total apoio dos servidores e de voluntários entre pais de alunos e outros. “Toda a comunidade escolar está envolvida na festa, todos acreditaram a abraçaram a ideia e a festa foi um sucesso total”, avaliou.
A I Festa Meu Brasil Brasileiro foi realizada no Ginásio de Esportes da escola, recém-coberto, graças a uma verba viabilizada pelo deputado federal, Toninho Andrade, via Prefeitura, no valor de R$ 150 mil. Um amplo palco foi construído fora da área da quadra, propiciando um espaço cênico excelente para as apresentações artísticas e cívicas da escola. “Temos muitas atividades artísticas e realmente precisávamos desse espaço coberto , que veio em boa hora. Ainda falta completarmos a estrutura do prédio, mas já dá para usar”, finalizou Francine.