O empresário José Ezequiel Dantas – Dedé, e a Profa. Nilda Iva de Oliveira assumiram, respectivamente, em reunião festiva, realizada nessa segunda-feira, 9, com a presença do governador do Distrito 4770, José Carlos Lau, acompanhado pela esposa, Eraídes Maria do Amaral Lau, a presidência do Rotary Clube de Sacramento e da Casa da Amizade.
Prestigiando a noite rotariana, José Maria Sobrinho, presidente da Câmara Municipal; o vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, representando o prefeito; Nelson Araújo, um dos fundadores do Rotary sacramentano, e presença constante na cidade. Anualmente, num gesto de deferência, presenteia o presidente com o malhete de pau-brasil. Presenças também das ex-presidentes que transmitiram o cargo, Maria Magdalena Devós e Maria Crema Mendes, além de rotarianos de Sacramento e região,familiares dos novos diretores e amigos.
Durante a reunião seguiram-sevários discursos, troca de presentes e homenagens, uma delas, a emocionante mensagem proferida por Heliton Devós, (Decão), venerável da Loja Maçônica General Sodré, à sua mãe, Maria Devós.
Anoite encerrou com o tradicional jantar de confraternização.
José Carlos Lau: 'A paz através do servir' vai nortear nosso lema
Sacramento foi a primeira cidade dos 82 clubes do Distrito a receber a visita do Governador José Carlos Lau, que trouxe a sua mensagem de paz e de serviço. “O lema, 'A paz através do servir', vai nortear o nosso trabalho não só em Sacramento mas em todos os 82 clubes”, justifica, mostrando o lado da verdadeira paz.
“- A paz que muitas vezes as pessoas enxergam é aquela necessária nas áreas de conflito e se esquecem de que paz é muito mais que isso, esquecem a paz interior, a paz na família, a paz no relacionamento entre pessoas no trabalho, no dia a dia. Nosso foco é dar ênfase nesses aspectos da paz, para que realmente a paz impere em todas as comunidades”.
Eraídes Maria, coordenadora distrital das 62 casas da amizade, compostas por esposas de rotarianos e outras mulheres dos diversos segmento sociais convidadas a participar e desenvolverem, sobremaneira, um trabalho filantrópico, destaca as metas propostas. “Nossa meta é dar atenção ao meio ambiente, através de um trabalho com crianças, pois elas são capazes de sensibilizar a família nas questões relativas à natureza, que precisa de fato de atenção especial. Outra meta, é difundir a leitura, através da disponibilização de livros nos consultórios médicos, clínicas de modo geral. A ideia é termos minibibliotecas nos mais variados espaços para que desperte crianças, jovens e adultos o prazer da leitura. Trabalhamos neste projeto já há dois anos e vem dando certo”.
O novo presidente, José Ezequiel Dantas, explica que tem em mente vários projetos, já aprovados pelo Conselho Diretor. “Agora é arregaçar as mangas e começar o trabalho. Vamos realizar uma assembleia e depois passar para a comunidade. Nosso primeiro propósito é um leilão beneficente, não de gado, mas de eletrodomésticos, cuja renda será revertida às entidades mais carentes, já agendado para outubro. Outro propósito é a confecção de 100 cestas básicas para dezembro e desde já queremos agradecer os apoios, porque vamos por nosso time em campo e esperamos marcar gols com a ajuda de todos”, diz, agradecendo por assumir a direção do Rotary.
“- Fico agradecido. Com o apoio de todos queremos trabalhar em favor do bem como já vimos fazendo”, afirma ao lado da ex-presidente,Maria Devós, que agradece pela oportunidade de trabalho e o apoio recebido ao longo de sua gestão, quando esteve afastada por problemas de saúde. “Foi muito bom, excelente, os companheiros foram muito bons, e agradeço e parabenizo Dedé, desejando-lhe sucesso, porque para mim foi uma lição de vida”, ressalta.
Para Nilda Iva de Oliveira, o servir rotário virá apenas complementar o seu trabalho no dia a dia de dez anos junto aos enfermos do SUS, na Santa Casa. “Aceitei o convite para assumir a direção da Casa da Amizade de coração, porque gosto do trabalho voluntário. Aqui vou dar continuidadeao meu trabalho e aprender muito mais a ser paciente, a aceitar o outro e fazer muito pelas pessoas, que precisam de nós”, ressalta, acrescentando que este será apenas mais uma tarefa no servir diário de coração aberto”. A ex-presidente Maria Crema, por sua vez, agradece pela oportunidade de ocupar mais uma vez o cargo de coordenadora da Casa da Amizade. “Um ano é muito pouco para trabalharmos projetos, por isso a cada ano vimos dando continuidade, graças à união do grupo, que é coeso, forte, animado e tenho a certeza de que continuará assim, todas nós sempre trabalhando, agora ao lado da Nilda”.
As ex-presidentes Maria Devós e Maria Crema receberam o título Paul Harris, que homenageia o fundador do primeiro Rotary Clube e primeiro presidente do Rotary Internacional, que é dado àqueles, rotarianos ou não,que contribuem pela doação espontânea de US $ l.000,00 (dólares), com a finalidade de contribuir para os fundos da Fundação Rotária, com que são desenvolvidos seus diversos programas humanitários, um deles a campanha de erradicação da pólio no mundo. 3