Desde 1976, o jornal ET escolhe, no final de cada ano, algumas pessoas da comunidade ou de fora, mas que tenham relação afeto e de trabalho com a cidade e que tenham realizado ao longo de sua vida relevantes serviços à comunidade. O jornal muitas vezes acolhe sugestões de leitores e assinantes e presta essa homenagem. Em geral, são cidadãos e cidadãs, ou instituições que se destacam por sua atuação na área social, filantrópica, religiosa, esportiva, empresarial, comercial ou política, e as homenageia com o título de Personalidade do Ano. Este ano recebem o título, o empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, a artesã Leila Maria Tiago, o empresário aposentado Vani Ramos, o prefeito Wesley De Santi de Melo e a Rádio Sacramento. Conheça a sua biografia:
Ivan Sebastião Barbosa Afonso, 62, sacramentano, filho de Leônidas Afonso Primo e Maria da Glória Barbosa Afonso, passou parte de sua vida em Sacramento, vivendo na casa ao lado do jardim central, onde brincou, correu, fez amigos... Os estudos foram na antiga Escola Normal, hoje EE Cel. José Afonso de Almeida, onde concluiu o antigo primário. Aos 11 anos, ingressou no Seminário São José, em Uberaba, mas logo desistiu e, em 1962, transferiu-se para o Colégio Diocesano, também em Uberaba, onde concluiu o antigo ginásio em 1964. Para cursar o segundo grau, Ivan com penas 16 anos foi para São Paulo, mas em 1966 transferiu-se para Belo Horizonte, cidade em que passou a maior parte de sua vida, alternado com idas e vindas a Sacramento.
Em 1968 ingressa na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aluno brilhante, Ivan colou grau em 1972. Foi ele o orador da turma e seu brilhantismo acadêmico lhe rendeu por dois anos a monitoria de Direito Processual Civil na UFMG.
No ano seguinte à formatura em Direito, Ivan foi aprovado em concurso público para Procurador Federal, ocupando cargo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, exercendo por duas vezes a chefia da Procuradoria Regional e lá ele trabalhou até aposentar-se, em 2009.
Ivan não se contentou em ser apenas Procurador Federal. Paralelamente, advogou em Belo Horizonte, teve vários de seus pareceres e artigos publicados. E mais, entre 1973 a 1981, lecionou Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete e, Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo na Faculdade de Direito Milton Campos, em Belo Horizonte. Mas a grande vitória veio em 1977, quando, após aprovação em concurso, Ivan torna-se professor na faculdade onde estudou, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, lecionando Direito Agrário e Instituições de Direito, até 2009, quando também se aposentou.
É destaque também a sua atuação nas atividades político/partidárias: em 1979, sob a liderança de Itamar Franco, contribui com a formação do PMDB em Minas Gerais, sendo membro de seus primeiros Diretórios Regionais; em 1982 coordena a campanha de Itamar Franco ao Senado Federal e participa da campanha de Tancredo Neves ao Governo de Minas; o coordenador geral das campanhas de Itamar Franco ao Governo do Estado, em 1986 e, em 1989, a Vice Presidência da República; em 1990 disputa o cargo de Deputado Federal, por Minas Gerais, não obtendo êxito, no ano seguinte abandona a militância político/partidária.
Ivan ocupou também por quatro anos cargos na administração pública estadual: assessor do Governador Aureliano Chaves em 1976/1977; secretário adjunto da Administração de 1983 a 1985, no Governo Tancredo Neves; secretário adjunto da Reforma Administrativa em 1985 e 1986, no Governo Hélio Garcia.
Mas, o bom filho à casa torna. Após a aposentadoria, em 2009, Ivan e a família, a esposa Ruth Scalon, as filhas Paula, Renata e Simone e o neto João, retornam a Sacramento e passam a dedicar-se à implantação do Parque Náutico de Jaguara, adquirido em processo público de licitação.
Com ideias, perseverança e muito otimismo Ivan inicia, talvez, o grande projeto de sua vida, edificar um complexo turístico e imobiliário em sua terra natal, permitindo que a região se torne um destino turístico nacional e seja capaz de gerar aproximadamente centenas de empregos e renda. E sabedor da importância da integração turística, vai mais longe. Seu sonho não se restringe ao Parque, mas a Sacramento e toda a região no entorno do Parque.
Por levar e elevar o nome de Sacramento, pelos seus sonhos que vão além da velha estação da Mogiana, mas que brilham tanto ou mais que o sol que todas as manhãs banham as límpidas águas do rio Grande formadoras da represa de Jaguara, e que são tão esperançosos como a verde mata do local, palco de tantas histórias, recordações e futuro, Ivan Barbosa é Personalidade do Ano de 2011.
Leila Maria Tiago, 42, sacramentana filha de Regina Maria Pain e Astrogildo Pain, nasceu uma criança normal, mas aos dois anos foi acometida pela poliomielite (paralisia infantil) e começa a peregrinação para o tratamento em Ribeirão Preto.
De família simples, Leila, desde os quatro meses ficava na creche São Vicente de Paulo, (hoje CIJU), para que a mãe pudesse trabalhar, e lá foi alfabetizada. Ingressou na EE Dr. Afonso Penas Júnior, onde cursou a 1ª a 2ª séries, mas teve que abandonar os estudos para voltar ao tratamento no Hospital Santa Lydia, em Ribeirão Preto.
Leila só retornou aos estudos aos 14 anos, na EE Sinhana Borges. As dificuldades para ir à escola eram muitas, ia de cadeira de rodas, quando havia alguém para conduzi-la. Mas Leila nunca esmoreceu. Um dia, como afirma, “Deus lhe deu a graça de reaprender a andar com a ajuda de aparelhos ortopédico e muletas”. E Leila foi em frente. Apaixonada pela literatura e artes, tornou-se uma leitora assídua, mostrando forte pendor para o desenho.
Prosseguiu nos estudos até o segundo ano do ensino médio, quando passou a buscar aperfeiçoamento na arte, que lhe era nata. Fez vários cursos, alguns pagos por Da. Thaís Skaff patroa de sua mãe, como o curso de datilografia com a saudosa Maria Aparecida Castanheira, além de cursos de pintura em tecido e outros de trabalhos manuais. No Senac, cursos como o de auxiliar de Marketing, Atendimento ao Cliente e Contabilidade.
Mas Leila queria mais. Foi para o primeiro emprego com carteira assinada, trabalhar pela Prefeitura no INPS, com o também saudoso Luciano Lavor, no escritório que funcionava na praça da Rodoviária. Após quatro anos de serviços, aprovada em concurso pela Prefeitura, passou a trabalhar como recepcionista em vários setores: Saúde , Educação e telefonia. Por problemas de saúde, Leila afastou-se do trabalho em 2001 e, após dez anos de muita luta contra a burocracia do INSS, conseguiu aposentar-se.
Leila aposentou-se no serviço público, mas não aposentou a arte. Como estava afastada do trabalho, aguardando os tramites no INSS e sem receber salários precisando ajudar em casa, Leila resolveu usar de vez os dons que Deus lhe deu através da arte. Começou a fazer artesanato em casa e vender para os amigos. Um belo dia, Leila conheceu a Associação Sacramentana de Artistas e Artesãos - ASAA, da qual passou a fazer parte e há dez anos é uma de suas artesãs, hoje e respondendo pela presidência da instituição. Foi na sua agestão que a ASAA conseguiu o tão sonhado espaço para oficinas e cursos, inaugurado no mês de julho. Destaque também a participação em eventos culturais e feiras regionais de artesanato.
Casada com Delcides Tiago Filho, o Cid, Leila é mãe de três filhos: Pablo Henrique, 22, Tarcísio, 17, e uma filha falecida e, também a filha do coração, Mariane, 13. E curte muito o neto Pedro Gabriel, 3, enquanto aguarda a chegada de mais um netinho ou netinha para os próximos meses.
Além dos afazeres diários nas oficinas, das responsabilidade do cargo de presidente da ASAA e da dedicação à família e a casa, Leila encontra ainda tempo para trabalhos sociais com a participação no Centro de Recuperação do Alcoólatra (Cerea); no Terno de Congada e demais atividades da comunidade afro; coordena o movimento Fé e Luz, que atende 35 pessoas com limitações físicas, que se reúne para cantar, rezar, conversar e trocar experiências. Leila engajou-se também na política, por duas vezes candidatou-se a vereadora, sem êxito, mas não desanimou. Muito pelo contrário, cresceu com a experiência.
Leila tem um lema, “Eu posso, eu sou capaz, eu consigo”. E é nele que se apega, enquanto nutre dois antigos sonhos, concluir o seu ateliê LeilArt, ao lado da sua residência, e cursar Belas Artes.
De bem com a vida, sem jamais se deixar esmorecer, extrovertida, engajada, participativa, Leila é antes de tudo exemplo para muita gente, exemplo de luta, de doação de coragem, de vontade de vencer, exemplo de vida. Por tudo isso, Leila é Personalidade do Ano de 2011.
Vani Ramos, 68, sacramentano é o filho primogênito de Maria de Carvalho e Jeferson Ramos e, cresceu ao lado dos irmãos Marlene (in memoriam), Aparecida, Paulo Antonio, José Humberto, Marcos Luiz e Maria Helena. Nascido na zona rural, onde viveu parte da infância, desde cedo Vani começou nas lides diárias com o pai. Quando o primogênito Vani, completa nove anos, Seu Jeferson decide que é hora de se mudar para a cidade, onde os filhos teriam uma oportunidade melhor de estudo e trabalho.
E Vani, como quase todas as crianças da época fez o curso primário na EE Dr. Afonso Pena Junior, o Grupão, e foi para o curso ginasial noturno no Colégio Alan Kardec. Ainda adolescente passou a trabalhar na Farmácia Esperança. Tinha 14 anos quando começou e lá permaneceu por 25 anos. Nesse tempo cursou também o curso Técnico em Contabilidade na Escola Municipal Maria Crema. E logo veio o casamento com a professora Cleuza Rosa Ramos, em 1967, de cuja união nasceram os filhos: Marcos Humberto (in memoriam), Cássio Murilo, Gustavo Humberto e Ana Claudia.
Deixando a farmácia aos 35 anos, Vani assumiu o cargo de gerente administrativo do Laticínio Embaré até 1982, ano em que adquiriu a Farmácia Nossa Senhora Aparecida, que esteve aos seus cuidados por 29 anos, sempre prestando atendimento de qualidade à população de Sacramento.
Extrovertido, alegre, servil, tudo isso rendeu a Vani e participação com a nova geração política dos anos 1970, a eleição para vereador (1971/1972 e reeleito para outros dois mandatos, 1973/1976 e 1977/1982, ocupando também a presidência da casa. A política estava em suas veias, por 12 anos presidiu o PMDB local, elegendo vários vereadores e prefeito.
Mas a sua atuação não se restringe somente ao trabalho e à política. Vani fez muito mais: presidente da Mocidade Espírita de Sacramento (Colégio Allan Kardec); presidente do Grêmio Estudantil Prof. João Dervil de Miranda, do Colégio Allan Kardec; Diretor da União Estudantil Sacramentana (UES); Diretor do Sacramento Clube; Presidente da União Recreativa Sacramentana (URS); Secretário do Clube Atlético Sacramentano (CAS); Diretor da Fundação Lar de Eurípedes; sócio fundador do Rotary Clube de Sacramento; Secretário da Santa Casa de Misericórdia de Sacramento.
Atualmente ocupa seu tempo dedicando-se à família e curtindo o netinho Rafael, filho de Graziela e Gustavo e voltando às origens, Vani administra as propriedades rurais de seu irmão, José Humberto Ramos.
Pela atuação de Vani na sociedade, sua contribuição na política e em várias entidades como voluntário, Vani Ramos é Personalidade do Ano de 2011.
Wesley De Santi Melo, 43, Baguá, sacramentano, filho de Anésio Gonçalves de Melo (in memoriam) e da Profa. Ozana De Santo Melo. Os estudos até o secundário sempre foram em Sacramento, concluindo o ensino médio na EE Cel. José Afonso de Almeida. Empenhado nos estudos, graduou-se em Direito, pela Universidade de Uberaba – Uniube, em 1991, profissão a que se dedicou com prestígio, sensibilizando-se sempre com os problemas dos menos favorecidos.
Jovem participativo e engajado, Wesley foi membro e um dos instrutores da fanfarra da Escola Coronel e, nos esportes, destacou-se como jogador de basquete modalidade pela qual ganhou inúmeras medalhas nos JES e JIMI e sempre se envolveu em atividades comunitárias e esportivas. Com um grupo de amigos fundou o time de futebol “Peleja do Borá” e foi, além de Diretor Esportivo da União Estudantil Sacramentana (UES), presidente da União Recreativa Sacramentana (URS).
Simples e idealista, Wesley, por herança paterna, tem paixão pelo meio rural, conhece bem as lidas e as dificuldades, da vida na zona rural e os problemas que o seu povo enfrenta. Mas foi na política, que a popularidade de Baguá mais se destacou. Vereador por três mandatos, (1993/97; 1997/2000; 2001/04), sendo o vereador mais votado edois pleitos.
Na sua atuação como parlamentar, e esteve sempre com o seu trabalho voltado para os interesses do município. Conciliador e amigo, tudo fazia para aprovar projetos que atendessem aos anseios do povo. Como presidente da Câmara (2001/2002) fez um mandato sério e transparente, devolvendo na época aos cofres públicos R$ 500 mil e foi na sua gestão de presidente que negociou a devolução do prédio da Câmara até então ocupado pela prefeitura.
Sempre fiel ao PMDB, concorreu ao cargo de prefeito em 2004, tendo sido derrotado, mas seguiu firme, consolidando o sonho de administrar a cidade, nas eleições de 2008. Como prefeito vem somando uma trajetória de grandes realizações como: diversos recursos provenientes do Estado e da União, por intermédio principalmente de suas viagens aos gabinetes parlamentares; a instalação da Usina de Reciclagem do Lixo; aquisição de várias máquinas agrícolas; novas ambulâncias; construção de creche, unidades de saúde; revitalização do Desemboque; Farmácia de Minas, asfaltamento de ruas; construções de galpões comunitários; aquisição de uma nova frota para melhor agilizar e aperfeiçoar o atendimento à população; aquisição de três ônibus para atendimento do transporte urbano e escolar; construção e reforma de praças, projetando para este ano a construção de uma grande escola profissionalizante, dentre outras.
Em junho de 2010, foi condecorado com pelo governador interino Antônio Augusto Anastasia com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. Atualmente é o presidente da AMVALE – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande.
Wesley é casado com a professora Maria Tereza Abrate Melo e pai de dois filhos, Isabela e Miguel.
O prefeito Wesley é um homem do povo que quer trabalhar por Sacramento. Pelos grandes ideais que tem para Sacramento, pela sua contribuição na política, nos esportes, na filantropia Wesley é Personalidade do Ano de 2011.
Fundada em 31 de outubro de 1981, a Rádio Sacramento – RS, completou 30 anos de serviços prestados a Sacramento e região, graças à iniciativa do missionário redentorista, Júlio Negrizzolo (1924/2009), então pároco da Paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. O principal aporte financeiro veio do empresário Sebastião Olinto Scalon e sua filha, Regina Scalon, e mais dois sócios minoritários, José Alberto Bernardes Borges e Luiz Rodrigues de Sousa, pessoas de bem que acreditaram no sonho redentorista.
Sebastião Scalon, 94,por ocasião dos festejos dos 30 anos declarou em entrevista ao ET: “Quem fundou a rádio foi Pe. Júlio. Ele fez a rádio. Não fosse ele não haveria rádio na cidade”. E de fato. Tão logo recebeu o compromisso dos sócios, o pároco rumou para Aparecida em busca de suporte técnico para o projeto. Seguindo instruções do engenheiro Andrade, a Rádio Sacramento foi construída em terreno charcoso adquirido pela sociedade, na barra dos córregos Benjamim e Jacá junto ao ribeirão Borá.
Foram praticamentedois anos de construção e instalação dos equipamentos,mas no dia da inauguração foi uma festa que ficou na história. De Sacramento para o Brasil, com retransmissão através das ondas daRádio Aparecida, a pequena Rádio Sacramento entrou no ar. O país ouviu a voz do filho das terras do Borá, o missionário Pe. Victor Coelho de Almeida, que enaltecendo o lugar onde nasceu, disse: “Meus conterrâneos e meu Brasil, principalmente estes rincões tão belos e tão férteis, os rincões do rio Grande, terra querida, meu berço, foi aqui que eu nasci... (...) Em nome dos nossos antepassados, que neste momento recordamos com amor e abraçando todos os sacramentanos e todos os queridos brasileiros, eu tenho a honra de inaugurar, desatando a fita, a Rádio Sacramento. Viva a novel rádio”.
Mas o grande discurso foi mesmo de seu fundador, Pe. Júlio Negrizzolo, frisando pontos chaves que norteariam a filosofia da rádio desde então. “Que esta rádio, respeitando os direitos de Deus, os direitos da família, os direitos da pessoa humana, seja sempre um veículo de bênção e de verdadeiro bem estar à família sacramentana.Que sendo um meio de comunicação social e formadora da sociedade, seja sempre fiel à verdade, respeitosa da moral, independente e desligada de qualquer partido político. E, na liberdade, mas no respeito a todas as autoridades legitimamente constituídas, ajude a construir uma Sacramento cada vez mais nobre, cada vez mais unida, cada vez mais família, cada vez mais comunidade, fiel aos planos de Deus na história dos homens...”.
A RS foi administrada pela sociedade nos três primeiros anos, até que o empresário, Sebastião Scalon, com a aquiescência dos demais sócios, colocou a emissora à venda. Foi adquirida pela Paróquia Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento pelo preço de Cr$ 40 milhões (cruzeiros), no vicariato do missionário redentorista, Pe. Luiz Rogério Carrilho Cruz.
Nesses trinta anos de história, a RS teve altos e baixos, mas sempre superou os desafios e venceu graças ao trabalho de seus dirigentes, mas, principalmente, de seus funcionários, desde aqueles primeiros: Wilson José, Walter Filho, Jerônimo, Antônio Jorge, J. Ribeiro, Celeste e tantos outros que foram se sucedendo, cada um cumprindo o ideal proposto pelos fundadores.
Administrada pela Fundação Na. Sra. do Patrocínio do SSmo. Sacramento, tendo sempre como presidente o pároco e, na sua diretoria, voluntários convidados da cidade, a RS se presta ao seu bem maior, ditado por Pe. Júlio: “Respeitando os direitos de Deus, os direitos da família, os direitos da pessoa humana, a RS deve ser sempre um veículo de bênção e de verdadeiro bem estar à família sacramentana”.
Por esses 30 anos de relevantes serviços e abençoado trabalho realizado no município,,nas pessoas de todos os seus comunicadores, funcionários e diretores, cada um fazendo parte dessa história, outorgamos à Rádio Sacramento o título de Personalidade do Ano de 2011.