O Clube do Laço realizou na terça-feira, 1º, com o apoio da Polícia Militar local, Polícia Rodoviária Estadual e Prefeitura Municipal, a 35ª Cavalgada do Dia do Trabalhador, evento que reuniu mais de mil cavaleiros de Sacramento e região, para um desfile pelas ruas da cidade.
À frente, as bandeiras do Brasil, Minas, Sacramento e do Clube do Laço, e o carro andor levando as imagens de São José e de Nossa Senhora Aparecida, há 17 anos conduzido por Marcelo Marques. A seguir, destaque para as rainhas da festa, Julyane Cristina de Almeida Costa (rainha adulta) e Camila Stela Palhares Borges (rainha mirim) e mais a princesa Vanessa Andreazzi Bonetti; a miss simpatia, Valéria Pereira Cardoso e o cavalheiro-mirim, Ítalo Rodrigo Pereira e Souza.
Apesar do frio, o público foi às ruas aplaudir a passagem das inúmeras comitivas, muitas delas uniformizadas, identificadas e os belos animais. Mantida também a tradição dos carros de bois e duas charretes, uma delas com um possante som, que animou quem estava distante do trio-elétrico.
O desfile encerrou no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, que abriu seus portões para o público a partir das 12h e seguiu até altas horas, com a premiação das comitivas e cavaleiros, shows. Além da entrega de maquinarias agrícolas aos presidentes das Associações Comunitárias das comunidades rurais, de Desemboque, Santa Bárbara, Pinheiros, Divisa e Sete Voltas. Famílias inteiras prestigiaram a festa que lotou o parque durante as três noites, sob a chancela musical de várias duplas sertanejas e barracas montadas pelas entidades filantrópicas para atender a todos.
Fazendo jus ao nome “Cavalgada”
O diferencial deste anoé que a Cavalgada foi de fato um desfile de cavaleiros, muladeiros e afins, conforme decisão dos organizadores. “Voltamos às origens, estamos realizando a cavalgada só com animais, conforme indica o próprio nome. Foi assim que ela começou com Pe. Júlio e assim o será de agora pra frente”, explica Reginaldo Manzan, o Zezé, revelando uma iniciativa do clube.
“O Clube do Laço 'Os pioneiros' vai realizar a festa de São Cristovão e aí os veículos motorizados poderão participar. Do jeito que estava não dava mais. Para a nossa segurança e de quem está assistindo, não temos mais veículos motorizados, só animais”.
Carlo Miranon Borges de Oliveira, o Branco, também justifica as mudanças implementadas. “O pessoal gosta de cavalgada, veja que mesmo com o frio intenso dessa noite a participação de mais de mil cavaleiros. Vamos continuar mantendo a tradição como sempre foi, desfilando com os cavaleiros e mais carros de bois e charretes. Veículos motorizados, nenhum”, afirma.
As mudanças na Cavalgada também agradaram à Polícia Militar local, que ganhou reforços da Polícia Rodoviária, conforme afirma o tenente Idônis Gales, comandante da PM local: “Pelos dados que temos, vimos que no ano passado perdeu-se o controle na Cavalgada. Este ano estão sendo corrigidas as falhas registradas no ano passado e o resultado foi muito bom. Cavalgada e veículo motorizado não combinam e o evento acaba perdendo o seu perfil”.