O Círculo Orquidófilo de Sacramento realizou nos dias 27 a 29 de julho, a VII Exposição de Orquídeas, espaço que encheu de cores e aromas o galpão da Escola Coronel, que recebeu centenas de visitantes de Sacramento e região, que se encantaram com as quase mil espécies de plantas de altíssima qualidade.
Para o presidente do Círculo, Toninho Bizinoto, a exposição superou as expectativas. Assim como para o juiz da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), Leomar Gregório Santana, da cidade de Araguari. “São plantas de alta qualidade nessa exposição que já é tradicional. Um dos objetivos das exposições é divulgar as plantas e comercializá-las, para que as pessoas que gostam, possam adquirir suas plantas, deixando as que estão no seu habitat natural”.
Segundo Santana, os orquidófilos fazem também um trabalho de alerta, no sentido de preservar as orquídeas em seu habitat natural. “Alertamos e trabalhamos para a conscientização da sociedade para a não retirada das orquídeas da natureza, das matas, porque lá é o lugar delas e, nós estamos trabalhando no repovoamento de orquídeas em fazendas, no sentido de preservá-las”, recomendou.
Destacou o juiz que, a cada ano mais e mais amantes das belas flores adquirem mudas e iniciam o seu cultivo. “Há outras formas de ter orquídeas e cultivá-las sem tirá-las da natureza”, ressaltou.
O juiz Leomar Santana explicou também os critérios para julgamento de uma planta. “Cada uma é julgada dentro de uma categoria: espécies brasileiras, estrangeiras, híbridos, microorquídeas, botânicas, exóticas.Uma categoria não compete com outra. pois cada uma delas tem as suas peculiaridades. Tivemos nesta exposição, as categorias 3, 4, 6 e 8, que são híbridas, plantas com cruzamento em laboratório; as categorias 5, 6 e 7, são plantas naturais, isto é não tem cruzamento em laboratório. Já as categorias 1 e 2, também híbridas, não tivemos com nível de premiação”, explicou.
Para o julgamento, informa mais o juiz que são considerados vários aspectos da planta, como seu estado sanitário, a arrumação da planta no vaso e sua identificação correta. “No julgamento da flor, avaliamos a disposição das flores na inflorescência, quantidade de flores ostentada, a cor, a forma, etc.
A sacramentana Andreia Lima Santana teve uma planta da categoria 4 premiada em primeiro lugar, pela sua bela florada azul (1ª foto).