A escola de samba XIII de Maio deu início aos preparativos para o carnaval de 2012, no último final de semana com a escolha da madrinha e rainha adulto e infantil de sua bateria. Foram dois dias de festa verde e branca. Na sexta-feira, 14, as candidatas se apresentaram à frente da bateria e foram avaliadas nos quesitos samba no pé, desenvoltura, elegância e apresentação. No sábado, todas trajadas de madrinhas foram avaliadas nos quesitos: carisma - simpatia, beleza e mais uma vez samba no pé para a avaliação final.
Os atentos jurados Sinara de Fátima Silva, Maria Tereza Abrate de Melo, Marcelo Santos, Fabrício Stival, Túlio Marcos Anselmo da Costa, Samuel Miguel ( diretor de bateria da escola) e Anderson de Oliveira – Macalé ( mestre da bateria) elegeram as rainhas e madrinhas. Na categoria adulto , Elaine dos Santos foi eleita madrinha e Karen Stéfane, rainha; na categoria infantil, a madrinha é Vanessa Sudário e a rainha Jennifer Silva.
Depois do concurso, um grande show com a banda, Inimigos do Patrão, encerrou a noite, que ainda contou com participação das ex-madrinhas de Bateria da escola do ano de 2008, Juçânia, que é a atual Rainha do Carnaval de Uberaba; Kelly Gonçalves, madrinha dos anos de 2010 e 2011 e Izabela Crispim, que havia sido eleita ano passado para dois anos à frente da bateria, mas que se despediu de seu reinado, por ter recebido uma proposta de trabalho em Uberlândia como dançarina de uma banda.