Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Tica promove última doação de cestas

Edição n° 1290 - 30 Dezembro 2011

Maria de Lourdes Bandeira Nalegaca, 70, conhecida em Sacramento como a 'Mamãe Noel Tica' completou 21 anos de campanhas natalinas com distribuição das sacolinhas com roupas, calçados, brinquedos e guloseimas para as crianças de Sacramento, Conquista e no Hospital Bezerra de Menezes, em Santa Maria. Milhares de sacolinhas, milhares de sorrisos, milhares de alegrias, atingindo sua maioridade neste Natal.

Fomos encontrá-la no bairro São Geraldo, mais uma vez, esbanjando alegria e felicidade junto ao marido, Alexandre Nalegaca, e as filhas, Rosemeire, Rosana e Rosângela,  genros, os sete netos. Uma família que faz verdadeiramente da caridade uma lição evangélica. Ao lado de Tica, vários voluntários  muitos deles presenteados quando crianças, e que atualmente ajudavam na organização. 

Este ano, foram distribuídas 1.150 sacolinhas e muita alegria para quem dava e para quem recebia. Mas a festa teve também um quê de  tristeza para os moradores do bairro e também para a Mamãe Noel. Tica anunciou o fim de seu trabalho. “Com muita dor e com o coração apertado, estou fazendo a última distribuição”, disse, para comoção de muitos. “| Não tenho condições mais, preciso cuidar da minha saúde. As sacolinhas exigem muito, são quase três meses de trabalho na confecção, organização e a minha saúde não permite mais, pelo menos por enquanto”, afirmou a benemérita, que já recebeu o título de Personalidade do Ano, deste jornal, pelos relevantes serviços prestados à causa social, em Sacramento. 

Tica deixou, porém, uma esperança. Garantiu que, de alguma forma, vai continuar o seu trabalho de doação. “Não vou mais fazer sacolinhas, mas as doações  para as entidades, como no Hospital do Pênfigo e entidades de Sacramento e Conquista continuarão”, prometeu. 

Ao completar 70 anos, Tica disse que está cansada e precisando de cuidar um pouco da saúde, que se viu abalada este ano. Completou também este ano 50 anos de casamento  e 21 anos de doação ou mais, pois conforme as irmãs,  Nizinha e Heigorina  Cunha, aos 13 anos, a então adolescente já acompanhava as doações que vinham para a construção do Lar de Eurípedes, idealizado pela saudosa Corina Novelino.

Para Tica, esses 21 anos de doações ininterruptas são parte de sua vida. “Isso representou muito para mim, muito amor, não concebo a vida sem esse trabalho, vou parar com as sacolinhas, mas quem sabe daqui a alguns anos dá pra voltar. Quando  eu puder, vou voltar. Mas se não puder voltar com as sacolinhas,  virei ver Sacramento e as pessoas de que gosto. Foram 21 anos vindo todos anos, 21 anos  de troca de carinho com as crianças, os voluntários...”,  ressaltou. 

Alexandre Nalegaca, 75, que sempre esteve presente ao lado de Tica deu tamabém alguma esperança. “Não vou  dizer que estamos deixando as sacolinhas. Vamos parar por um tempo, por motivos de saúde. Vamos dar um tempo, mas um dia voltaremos; mas as doações para entidades vão continuar. Vamos ajudar de outras maneiras”, afirmou. 

 

Agradecimentos e reconhecimento

 

Sempre é tempo de agradecer e foi assim na festa de Natal com as crianças, que aguardavam ansiosas os presentes, mas comportadas, enquanto a voluntária agradecia em nome de todas as mães,  por mais um ano de trabalho em prol da Sacramento, Conquista e Santa Maria. “Tica e familiares, nossos pedido de Natal é  que onde quer que estejam, que não se esqueçam de nós. Não permitam que a distância nos apague de suas memórias, porque aprendemos a amá-los pelo que faziam, hoje os amamos pelas pessoas maravilhosas que são. Agradecemos de coração pelos 21 anos de dedicação a nossas crianças”. 

Alda Araújo, a responsável pelo cadastro das crianças e gestantes e que sempre manteve um contato direto entre Tica e Sacramento, lamentou a sua despedida. “Tica teve uma grande dedicação por Sacramento e por nossas crianças, foi muito amor dedicado. Ela encerra as sacolinhas, mas continuará com as doações. Mas quero deixar registrado que  todos nós somos muito agradecidos pelo que ela fez e faz por nossas crianças, são muitas alegrias, muitos sorrisos, por isso  não vou contar agora que será a última vez das sacolinhas, não quero estragar este momento”, disse, não revelando às crianças a decisão da família.

Para a Iracy Batista de Almeida Kalil, o trabalho de Tica é incomparável. “São 21 anos de vindas a Sacramento durante o Natal, para fazer a alegria daqueles que têm menos, por isso só temos que agradecer, ter um preito de gratidão à Tica, ao Alexandre, às filhas, à família inteira que sempre esteve reunida para esse momento maravilhoso, um momento mágico do Natal das crianças de Jesus”. 

Leoni Cunha, Nizinha, amiga de Tica de longa data, também falou da beleza do trabalho de tica. “Não temos palavras para exprimir o carinho, a gratidão e amor que Tica tem dedicada a nossas crianças. E não é de hoje, isso vem desde o tempo da construção do Lar de Eurípedes, quando ela vinha no caminhão que trazia de Santo André, os materiais de construção que os senhores  Mário e Dorival Sortino mandavam pra cá.  Por isso, o amor de Tica por Sacramento é muito grande. Tica é doação, companheira e amiga de todas as horas, por isso fazemos votos para que ela tenha muita saúde para continuar com este trabalho de abnegação”, ressaltou, destacando também  o trabalho de todos os voluntários. 

Heigorina Cunha, também amiga de Tica reconheceu que quem nasce para ser bom, é bom a vida toda. “Conhecemos Tica desde criança e já fazendo um trabalho maravilhoso, por isso peço que Jesus a recompense pelo que faz e que possamos por muitos anos ainda desfrutar  dessa presença maravilhosa que ela nos traz”, pediu.