Edição n° 1287 - 09 Dezembro 2011
Um bom público, famílias inteiras, pessoas de todas as idades foram à praça Getúlio Vargas, na noite de terça-feira, 6, para a abertura das festividades natalinas na cidade.
E a chegada do Papai Noel que marcou o início das comemorações natalinas agitou a criançada, que não se decepcionou com o bom velhinho, que passeou entre os presentes esbanjando sorrisos e espalhando alegria.
As luzes foram acesas marcando oficialmente o início das comemorações natalinas e culturais da cidade. Todo o trabalho foi coordenado pelas funcionárias da PMS, Kelly Bizinotto e Virginia Dolabela. Mas a grande inovação na decoração, foi sem dúvida alguma, à utilização de materiais recicláveis, pelos artesãos da Associação Sacramentana dos Artistas e Artesãos (ASAA), contratados pela prefeitura para a decoração das praças Getúlio Vargas e Nossa Senhora do Rosário.
O trabalho, coordenado pela Prefeitura, contou também com o apoio da Associação dos Recicladores de Lixo de Sacramento, que doou parte do material utilizado. Além das praças Getúlio Vargas (Matriz) e Doutor Valadares (Rosário), as avenidas Visconde do Rio Branco e Clemente Araújo também receberam decoração.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, por motivo de economia, nas avenidas, a prefeitura manteve o mesmo padrão de decoração dos anos anteriores.
Crianças cantam e encantam
A programação cultural na praça Getúlio Vargas começou com a apresentação dos pequenos flautistas da Escola Municipal “Professora Sílvia Vieira” e as crianças da Escola Coronel, que fazem parte do Coral Municipal Infantil, ambos dirigidos pela competente musicista, Cláudia Regina Garcia Cruvinel.
Um grupo de Folia de Reis inaugurou o presépio instalado bem em frente à igreja Matriz. Mas o ponto mais disputado, pelo menos na noite da terça-feira, foi a Casa do Papai Noel, com todo mundo, altinhos e baixinhos, em fila, aguardando para a foto com o bom velhinho.
Programação vai até o dia 23
A programação cultural na praça Getúlio Vargas segue até o dia 23 com várias atividades. Nos dias 21 e 22, a Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) disponibilizará gratuitamente o trenzinho para as crianças.
“A gente consegue participar da alegria das crianças em receber a figura que simboliza o Papai Noel, e esse tem sido nosso objetivo, procurar sensibilizar a população como um todo, a preservar esse espírito natalino que existe em cada um de nós. A iniciativa por parte do governo é importante acima de tudo pelo caráter de confraternização entre a população e a mobilização que se faz com o comércio local. Cumprimento neste momento as coordenadoras disso tudo, que se empenharam ao máximo para fazer acontecer o Natal Cultural”, destacou o prefeito Wesley De Santi de Melo, ao acender as luzes da praça.
Vilmar Lacerda, presidente da Associação Comercial e Empresarial – ACE, destacou que a parceria com a Prefeitura foi muito. “Não podemos perder este espírito natalino que há, à medida que temos este momento mágico passamos a crer e nos aproximar mais de Deus, que é tudo que mais estamos precisando neste momento. Essas ações diversificadas da Prefeitura e o trenzinho que a Associação disponibilizará às crianças vão fazer as pessoas saírem de suas casas e movimentar e valorizar ainda mais o nosso comércio”, destacou.
O público aprovou a iniciativa
“Praça é para isso, para reunir pessoas, ter alegria. Veja as crianças como correm alegres”, confidenciou um pai de olho no filho, que corria, e disse mais: “Praças e quadras têm que funcionar, senão não adianta”.
Para os pais das crianças presentes no evento, em depoimento ao Jornalista da PMS, Daniel Afonso, o evento foi tudo de bom. “Para a mãe Ana Carolina Oliveira, “estava tudo maravilhoso e espera que a cada ano que passa continue assim. É o segundo ano que passo com meu filho aqui na praça e este ano ele está mais empolgado ainda”. Para o pai José Humberto Ramos Scalon o “evento é importante porque é a época da união, das famílias se confraternizarem...”. Carla Machado, também mãe, disse que é “muito bom para a cidade e, principalmente para as crianças. Mesmo com o tempo que não estava bom, a participação da população foi muito boa e pretende vir mais vezes durante as apresentações do Natal Cultural”.
Também a coordenadora Kelly Bizinotto revelou: “Fiquei muito emocionada quando o Papai Noel descia do carro, com todas as crianças acenando e aplaudindo. Fico feliz também em ver que tudo isso é fruto do nosso esforço e trabalho feito com carinho durante meses”.
Ao ET, a coordenadora Virginia Dolabela, explicou que a programação visa fazer o resgate da praça. “O intuito aqui é resgatar a praça como um local de convívio, mostrar os talentos e comemorar. Natal como uma expressão da cultura e um apoio ao comércio local”, disse, acrescentando que nem todas as atividades realizadas na praça estão ligadas a projetos da PMS.
“- Nem todas as apresentações estão ligadas a projetos da PMS, mas é bom que se saiba que a prefeitura apóia vários projetos da cidade, e o mais importante de tudo é que a população precisa conhecer os vários talentos, os vários trabalhos feitos na cidade independente de serem da prefeitura ou não e que servirão inclusive para atrair novos talentos, fazer com que as pessoas resolvam fazer parte de corais, aprender instrumentos, precisa haver esse estímulo”.