O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR/MG), Agostinho Patrus Filho, esteve em Sacramento na segunda feira, 28, para presidir, no Parque Náutico de Jaguara, a I Reunião Itinerante do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais – CETMG, e cumprir a seguinte pauta: Projetos Estratégicos da Setur, apresentados pelo secretário Patrus e o Turismo de Pesca, em palestra proferida pela superintendente Jussara Rocha.
O Secretário esteve acompanhado da superintendente de Políticas do Turismo, Jussara Rocha, quatro representantes das seis Câmaras Temáticas do CET: Promoção, Serviços Turísticos; Capacitação, Qualificação e dos Profissionais do Turismo; Regionalização e Segmentação Turística e do deputado Sérgio Lúcio de Almeida (Tenente Lúcio), presidente da Comissão de Turismo na ALMG.
Presentes à reunião, o prefeito de Sacramento Welsey De Santi De Melo; as prefeitas de Conquista e Delta, Vera Lúcia Guardieiro e Lauzita Rezende da Costa; o vice-prefeito de Fronteira, Narciso Marcelino de Oliveira; e secretários de turismo de Araxá, Conquista, Uberaba, Uberlândia, Perdizes, Arapoã, Rifaina, Ribeirão Preto, Franca, dentre outras cidades, presidentes e ou representes dos Circuito dos Lagos, Manuel Pedro (Uberaba), Circuito da Canastra, Alda Sandra Barbosa Marques (Araxá), Circuito das Águas do Cerrado André Donizete Martins e representantes de empresas de turismo, Ongs e outros.
O prefeito Wesley De Santi de Melo deu as boas-vindas ao secretário Patrus e às autoridades presentes, enfatizando o objetivo dos prefeitos que ali estavam, além de sediar seleções para a Copa de 2014, fazer desta vasta região um grande parque turístico.
O empresário anfitrião, Ivan Sebastião Barbosa, saudou os presentes e falou das pretenssões da região e do sonho de sediar seleções. “É discutindo, conhecendo, conhecendo-nos e conhecendo nossos anseios é que vamos atingir nossos objetivos. Nós aqui do sertão não poderíamos deixar passar essa oportunidade de, em tendo-os conosco, apresentar a nossa expectativa nesse governo que poderá nos ajudar muito”, disse.
Afirmou o empresário, proprietário do Parque Náutico, que as regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e norte de São Paulo, pretendem realizar um grande destino turístico envolvendo as termas de Araxá, a Canastra, a paleontologia de Uberaba, a religiosidade de Xavier e Barsanulfo, Gruta dos Palhares e as obras de Portinari, em Batatais e Brodowisk, além dos grandes lagos formados no rio Grande.
“- Por isso estamos trabalhando juntos e aí nasceu uma oportunidade preciosa para todos nós: ser um dos destinos para Copa de 2014. São sete cidades de Minas e São Paulo na região, que pleiteiam essa sede e juntos somos muito mais fortes”, ressaltou, reivindicando roteirização e sinalização dos pontos turísticos da região, melhoria na malha viária e capacitação de mão de obra, dentre outras.
Secretário se encanta com a região
Visitando Sacramento pela primeira vez, o secretário Agostinho Patrus declarou-se encantando com a beleza da região e destacou a interiorização do Conselho. “Quero ressaltar a minha alegria por estar aqui iniciando esse processo de interiorização, de ouvir as diversas Minas Gerais, porque estamos trabalho com a interiorização do Conselho e da Setur, justamente para conhecer realidades e para ouvir as reivindicações das cidades mineiras, de cada um dos circuitos quem compõe as Minas Gerais. Temos que começar a pensar o turismo mineiro pelas beiradas e não do centro para fora como vem sendo”, afirmou.
De acordo com Patrus, Minas tem um potencial grande, mas desconhecido. “Não dá para estabelecer políticas sem conhecer os anseios de cada região. E começamos, digamos, com o pé direito, aqui em Sacramento, no Parque Náutico de Jaguara, em dos importantes pontos turísticos da região, num local muito aprazível e convidativo”, disse elogiando a iniciativa de Ivan.
“- O Dr. Ivan tem uma postura louvável e é exemplo daqueles que pensam grande no turismo, visto que turismo não se faz com um único atrativo. Ele se preocupa com o desenvolvimento do turismo na região, o que vai gerar renda, emprego, oportunidades, porque o turismo é uma vertente social importante e, nessa linha que ele vem trabalhando só tende a crescer.
Afirmou mais o secretário que, para o estado e para a região é importante ter parceiros com uma visão tão ampla de turismo. “Por isso, essa reunião aqui hoje, para discutirmos políticas de turismo e ouvir as reivindicações da região”, justificou, anunciando a inauguração do Portal Mineiro de Turismo, que trará no seu bojo todos os município e pontos turísticos com todas as informações relativas e necessárias sobre cada ponto.