Produtores rurais de Sacramento tiveram nesta terça-feira 19, mai sum instrumento para que possa se integrar no mercado cada vez mais globalizado e se preparar para as constantes mudanças comerciais e nas legislações vigentes, num benefício levado ao município graças à parceria junto ao Sindicato Rural de Sacramento, FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e Senar Minas – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Este é o objetivo fundamental do Programa FAEMG Itinerante, que desloca até os municípios do interior sua Assessoria Técnica, ao longo de todo o dia, fazem atendimentos aos produtores rurais da região e mini-palestras de interesse da classe.
A confirmação da importância desse trabalho foi relatada pelo coordenador da Assessoria Jurídica da FAEMG, Francisco Simões. “o mais importante para nós da FAEMG é vir e estar com o produtor rural na base e com isso, aproveitamos para levar até eles algumas informações do dia a dia”, disse.
Francisco Simões esteve em Sacramento, onde pôde ver de perto como esse estreito relacionamento é fundamental para que a classe produtora do país siga sem problemas na sua atividade. “durante todo o dia em Sacramento pudemos falar sobre o Código Florestal até onde já foi aprovado pela Câmara e agora está em discussão no Senado; fizemos uma abordagem sobre ao o Funrural , a Legislação Trabalhista, Crédito Rural, União da Classe, ITR, dentre tantos outros temas de interesse do produtor local. Saio daqui muito satisfeito com essa aproximação com esse peorduto rural”completou Simões.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sacramento, Hermógenes Vicente Ribeiro mais de 100 pessoas foram atendidas durante todo o dia, tirando suas dúvidas nos diversos assuntos, sejam empresários ligados ao setor rural, ou mesmo os mais de 60 produtores que estiveram neste evento. “A FAEMG veio até o nosso meio com uma ação muito importante onde traz a informação e o produtor teve um acesso direto com os profissionais da área técnica, seja da área ambiental, trabalhista, previdenciária, crédito rural, modelos de contratos, ou seja, assuntos de grande importância para o produtor no dia a dia”, comentou o presidente.
Para o gerente Regional do Senar Minas (Regional de Uberaba), Flávio Henrique Silveira, o objetivo do programa foi alcançado, mostrando que há o interesse do próprio sindicato e do produtor rural em estar atento às informações importantes para o seu trabalho do dia a dia.