Notícia divulgada pelo site Terra, citando dados do IBGE, em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário, coloca Sacramento em 26º lugar entre os 5.564 municípios brasileiros e o 6º entre os 853 municípios de Minas Gerais, tomando como base o ano de 2008.
Os dados trazidos a este jornal pelo secretário de Planejamento, Aristocles Borges da Matta, Papinha, confirmam a exponencial arrancada do município na produção agropecuária nos últimos anos, apresentando um valor adicionado bruto da agropecuária de R$ 283.838.000,00. “O prefeito Wesley – disse o secretário – ao analisar os dados, falou da importância econômica do agronegócio no município e do apoio que seu governo tem dado aos produtores rurais”.
O diretor financeiro do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, Luiz Devós, que tem demonstrado nas páginas deste jornal, através de seus bem cuidados artigos, sua preocupação em aumentar a receita do município, confirmou os dados junto à Faemg e à Fundação João Pinheiro. “Junto com o coordenador técnico da Faemg, Sr. Pierre, foi possível confirmar que Minas Gerais tem 17 municípios que compõem os 100 maiores em produção de alimentos do Brasil”, disse, enviando o quadro:
RankingBrasileiro Ranking Mineiro
(Site Terra) (Fundação João Pinheiro)
6ºlugar Unaí 1ºlugar
9ºlugar Uberaba 2ºlugar
20º lugar Uberlândia 3ºlugar
21º lugar Patrocínio 4ºlugar
24º lugar Perdizes 5ºlugar
26º lugar Sacramento 6ºlugar
De acordo com site da Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruto dos Municípios é um trabalho realizado pelos órgãos estaduais de estatística sob a coordenação do IBGE; em Minas Gerais, pelo Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro. O cálculo baseia-se na distribuição dos valores adicionados estaduais entre seus municípios através de variáveis específicas para cada atividade. A metodologia é padronizada para todos os municípios brasileiros e está integrada aos conceitos utilizados para o cálculo do PIB das 27 unidades da federação e também do PIB nacional.
Apenas três regiões participaram desse ranking, Triângulo, Noroeste e Alto Paranaíba. O Alto Paranaíba teve como destaques os municípios Patrocínio (1,38%), Perdizes (1,26%), Sacramento (1,22%), Rio Paranaíba (0,93%), Coromandel (0,93%), Patos de Minas (0,90%), Ibiá (0,83%), Monte Carmelo (0,63%) e Santa Juliana (0,57%). A contribuição dos dez maiores municípios na produção agropecuária estadual totalizou 13,5%, soma bastante inferior às verificadas para os dez maiores da indústria e dos serviços, que ficaram em torno de 50%.
O município de Sacramento (Alto Paranaíba) foi o maior produtor de batata inglesa. O município também se destacou na produção de soja e de milho. Apresentou produção expressiva de bovinos e de leite.