Na semana passada, os integrantes do Projovem, projeto da Secretaria de Ação Social da Prefeitura, que tem por objetivo a formação da juventude, estão mostrando numa exposição aberta ao público, no pátio interno do Centro Administrativo, os seus trabalhos feitos nas oficinas de arte.
Além dessa mostra, o Projovem demonstrou, dia 18 último, uma ação social que comoveu os seus participantes: uma visita ao Lar São Vicente de Paulo. “Os jovens chegaram de manhãzinha, participaram de um café da tarde com os idosos, interagiram, preparando uma sessão de beleza com tratamentos de manicure e pedicure, maquiagem e cabelo, uma forma de pôr em prática um pouco do aprendizado no projeto”, informou a coordenação do projeto.
E quem gostou mesmo da visita foram os idosos, que contaram “causos” e deram boas risadas com os jovens, que puderam levar a alegria e descontração, típicas dessa fase da vida, além de exibirem com satisfação, um pouco do que aprendem no projeto. Já os idosos ficaram felizes com o encontro, por se sentirem amados.
Outra atividade que os jovens desenvolvem dentro do projeto é o cuidar desua própria horta. Cada um cuida de sua horta desde o desenvolvimento, a manutenção e a colheita. “O objetivo – segundo a coordenação - é estimular e conscientizar os jovens sobre o desenvolvimento de hábitos em relação ao consumo de verduras e legumes, além de dar oportunidade aos adolescentes de aprenderem a cultivar plantas utilizadas como alimento. Os adolescentes plantam, cuidam e colhem os alimentos que vão direto para a mesa de suasfamílias”.
A última atividade dos jovens foi a confecção de arranjos natalinos em parceria coma Associação dos Artesãos, quesemanalmente recebe os adolescentes para a Oficina de Pet, ministrada pelas artesãs, Joana e Leila. Os jovens aprenderam a trabalhar com as garrafas pet, e colaboraram com a confecção dos enfeites de natal, que vão enfeitar as praças este ano, todos confeccionados pela Associação.