Dois sacramentanos, o Prof. Alessandro Abdala e a acadêmica de Publicidade/Uniube, Patrícia Manzan, ganharam os dois primeiros lugares no Prêmio Jaguara de Fotografia, promovido pelo Parque Náutico de Jaguara. Veja ao lado as três fotos vencedoras. 1° lugar - A andorinha; 2° lugar: Caminho da Fé 40°C e, 3º lugar, Libélula Verde, de Márcio Lúcio Cesário.
O Parque Náutico de Jaguara realizou no domingo, 2, dentro do II Primavera Musical, o I Prêmio Jaguara de Fotografia 2011, evento que tem por objetivo incentivar a carreira de artistas fotógrafos e proporcionar meios de divulgar seu trabalho fotográfico. “O concurso tem como objetivo divulgar o universo artístico-cultural nacional, promovendo a arte da Fotografia e colaborando com a carreira de artistas emergentes”, disse o curador do evento, o rifainense Ernani Baraldi.
O I Prêmio Jaguara de Fotografias aconteceu paralelamente ao II Festival Primavera Musical, que no último final de semana de setembro contou com a musicalidade da professora Claudia Regina Garcia Cruvinel e seus alunos no Núcleo Musical e o grupo Batuque Timbó do CRASS, de Araxá e Perdizes e no ultimo final de semana, dias 1º e 2, contou com o talento do musicoterapeuta Júlio Pucci, e o Coletivo Guerrilha Gig de Franca, juntamente com agentes culturais da Repúplica do Inferno, que vieram prestigiar a banda A Atmosfera Lunar, também de Franca.
A participação como acontece em todos os eventos do parque foi altamente satisfatória, com cerca de 30 fotos inscritas. E o julgamento ficou a cargo do professor de Designer Gráfico da Universidade de Franca, Rodrigo Tass; a designer de produtos, Carolina De Col; a artista plástica Ruth Scalon Afonso e o fotógrafo, Ernani Baraldi, que avaliaram as fotos nos quesitos: impacto visual, iluminação, composição e equilíbrio de cores.
1º lugar: Alessandro Abdala, que levou como prêmio sete diárias em um chalé do parque, com a foto, 'A Andorinha', classificada com 167 pontos.
2º lugar: Patrícia Manzan, ganhou uma diária no Hotel Jaguara com a foto, ‘Caminho da Fé 40°C’, classificada com 157 pontos.
3º lugar: Márcio Lúcio Cesário, ganhou uma diária em chalé do Parque com a foto, 'Líbélula verde', classificada com 151 pontos.
A fotografia digital ao alcance de todos
O designer gráfico Rodrigo Tass, especialista em ilustração, grafite, produtor de cultura e professor da Universidade de Franca foi um dos jurados que elogiou os eventos culturais promovidos no Parque Náutico de Jaguara. “O peso dos eventos organizados pelo Parque Náutico é de um valor inestimável, por trazer cultura. A cultura está aí, está no povo, na raiz, no rural. Trazer cultura é trazer algo acessível, como este concurso de fotografias, com participantes de vários lugares e de alto nível. Essa troca de experiências é maravilhosa e de grande importância, como esse concurso paralelo ao Primavera Musical, nos oferecendo atração de música e fotografia”, avalia.
Para o professor, a tecnologia na fotografia é muito bem vinda. “A fotografia digital democratizou, mas o fazer fotográfico ainda continua sendo algo que vem de dentro da pessoa. Tem gente que tem visão pra composição, outros têm visão para técnica. Hoje temos equipamentos excelentes e acessíveis a todos e essa acessibilidade a equipamentos faz com que as pessoas tomem gosto e dessa maneira vêm aparecendo talentos na fotografia amadora. E é brilhante esse acesso a todos”, avalia, ressaltado que ele, particularmente, tem ainda um grande apego à fotografia analógica.