Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito decreta Situação de Emergência no município

Edição n° 1251 - 01 Abril 2011

O prefeito Wesley De Santi de Melo assinou, dia 31 de março, o decreto 63, declarando 'Situação de Emergência' as áreas afetadas pelas contínuas chuvas do mês de fevereiro e março, que causaram destruição de lavouras, perda de grãos, danos generalizados nas estradas vicinais, ruas, pontes, bueiros na área rural e urbana do Município.

No decreto, o prefeito confirma “a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do município, sob a responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, autorizando o desencadeamento de plano emergencial de ações a contar desta data, uma vez que comprovada a situação real de precipitação hídrica.”

Por fim, o prefeito Wesley determina que seja encaminhada cópia do decreto ao governo do Estado de Minas Gerais, “como forma de apelo, solicitando seja também declarado em nível estadual a situação de emergência, como forma de ajudar os municípios prejudicados e de facilitar acesso ao crédito para os agricultores e na renegociação dos seus débitos”.

A perda estimada do município, segundo informações de alguns produtores, é na ordem de 40% da safra do ano. “Nos mais de 30 anos que planto no município de Sacramento, nunca vi um mês de março chover tanto como choveu agora”, disse em entrevista a este jornal, o principal produtor de grãos do município, Paulo Marincek. 

Segundo dados da Prefeitura, os índices pluviométricos alcançados nesses dois meses foram os seguintes: 137,4 mm no mês de fevereiro e 540,8 mm no mês de março. “Grande parte da cultura de soja e outros grãos do município já estavam em condições de colheita e não resistiram, iniciando-se o processo de germinação das sementes dentro das vargens, ocasionando produtos de má qualidade, com perda total das lavouras”, condiderou o prefeito no decreto assinado.