O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso comemora correspondência assinada pelo diretor-presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014, enviada por Ricardo Terra Teixeira, informando que o Parque Náutico de Jaguara não foi pré-selecionado como um potencial Centro de Treinamento de Seleções – CTSs. Entretanto, o comitê abre a possibilidade de o Parque Náutico se inscrever novamente, pois o processo de escolha não foi finalizado e que uma nova etapa de inscrições está à disposição dos interessados no segundo semestre, podendo se reinscrever os CTSs não selecionados na primeira etapa. E o empresário, é claro, não vai perder a oportunidade.
Outro fator importante foi a audiência Pública da Assembleia Legislativa realizada, em Araxá, em junho para debater a Copa na região. O evento contou com a presença dos deputados Marques Abreu, Adelmo Leão Carneiros, Dalmo Ribeiro, Ulisses Pereira e João Bosco, junto com prefeitos, autoridades e empresários regionais.
Após manifestar solidariedade e apoio a Araxá, Uberlândia e Ribeirão Preto, que passam a representar a região, Ivan Barbosa lamentou o fato de Minas Gerais ter um número inexpressivo de destinos selecionados pela FIFA, apenas seis cidades mineiras, enquanto São Paulo tem 64, Rio Grande do Sul e Paraná têmm 12 cada, Bahia, 8 e Goiás, 7 e solicitou aos deputados que oficiem o Governador para viabilizar a inclusão de novos destinos mineiros.
Aproveitando ainda a oportunidade e reconhecendo que os eventos ligados à Copa ensejam ocasião para reivindicações de melhorias de infraestrutura para a região, através de ofícios protocolados, Ivan fez as seguintes reivindicações:
- melhoria da rodovia 428 (Araxá-Franca), com a construção de acostamento e melhor pavimentação;
- construção da estrada Conquista-Gruta dos Palhares-Jaguara;
- ampliação e melhoria da santa Casa de Sacramento;
- sinalização turística da região;
- roteirização turística dos circuitos da Canastra e dos Lagos e
- treinamento dos recursos humanos, para melhor atender os turistas durante o evento.