Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico de Jaguara sedia seminário sobre a Copa 2014

Edição n° 1283 - 11 Novembro 2011

Incansável, o empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso tem trabalhado para mobilizar a região para que unida possa receber seleções da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. São várias ações desencadeadas desde o ano passado, resultado de um trabalho que iniciou há mais de dois anos de contatos, buscas de informações com pessoas especializadas, viagens, reuniões.

A mais recente ação foi o Seminário Copa 2014, 'Desafios e Oportunidades Regionais', realizado no Parque Náutico de Jaguara esta semana, nos dias 8 e 9. Presidido pelo prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, o evento teve como expositores Hegler Guimarães, Diretor Geral do Senac/MG; Paulo Baratta, Diretor Regional do Senac/Uberlândia e Ludmila Kai, Secretária da CBD para a Copa do Mundo.

Falando a mesma língua, lá estiveram o prefeito Wesley De Santi de Melo; presidente da Câmara, José Maria Sobrinho; secretários de Esportes e Turismo de Sacramento e região, presidentes de associações comerciais,  vereadores, empresários e outros segmentos de Sacramento e  cidades da região: Araxá, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Franca, Ribeirão Preto, todas cidades candidatas a sediar seleções. Além de representantes também de Conquista, Rifaina e Brodowisk,  que poderão ser também beneficiadas com o projeto. 

Na abertura do Seminário, Ivan Barbosa justificou o encontro. “Este seminário visa discutir as possibilidades da Copa na região e todas as oportunidades de negócios e melhorias que virão para a região. A única forma de trazer a Copa para a região é trazendo seleções para cá, caso contrário vamos ter a Copa pela rede Globo. São sete cidades candidatas a sediar seleções, mas se conseguirmos trazer duas seleções para a região, com elas virão centenas de jornalistas e milhares de turistas que vão divulgar nossa região”, ressaltou o proprietário do Parque.

Para Ivan, o importante não é saber se as seleções ficarão em Uberlândia, Uberaba ou no Parque Náutico. “Não interessa a cidade, pois numa ou outra cidade, quem vai ganhar é a região, com infraestrutura, melhores estradas,  hospitais, sinalização de estradas, capacitação de recursos humanos e com o turismo. E aí pensando no pós Copa, todas as melhorias ficarão para região. Vamos reivindicar obras para a região. Esse seminário visa juntarmos forças e unidos temos o poder de reivindicar seleções e melhorias para a região”, ressaltou.  

Do seminário lavrou-se um documento apontando tudo o que a região necessita para receber o evento e correr atrás para sua realização. “A região tem que estar pronta, temos que ter prontos aquilo que vamos mostrar ao comitê da Copa, ao comitê das Olimpíadas , temos que nos antecipar. Nosso desafio é termos a audácia de buscar oportunidades”, afirmou Ivan Barbosa. 


Reuniões  preparatórias 

 

Antes do Seminário Copa 2014, Ivan apresentou a proposta a vários segmentos, em duas reuniões preparatórias: no CIESP/Franca, e em Sacramento, quando o empresário reuniu no plenário da Câmara Municipal autoridades e representantes de todos os segmentos interessados para conhecer o projeto e apresentar sugestões. 

O vereador Carlos Alberto Cerchi, que acompanhou Ivan em Franca, coordenou a reunião de Sacramento. “O otimismo, o senso crítico e a visão  de Ivan chama-nos a atenção e, sobretudo, por seu trabalho como cidadão que ama sua terra, a região. Ele  busca integrar a região visando benefícios para todos”, disse o professor, lembrando que o Brasil sediou uma Copa do Mundo há mais de 60 anos. “Provavelmente, vamos sediar uma outra daqui a outros 60 anos. E  essa, portanto,  é a nossa oportunidade de vivenciar esse momento, do contrário ficaremos apenas com as imagens transmitidas pela TV, daí a importância de nosso apoio nessa iniciativa de Ivan”, afirmou. 

 

Desafios e oportunidades regionais

 

“Desafios e oportunidades regionais” foi o tema abordado pelo Diretor Geral do Senac/MG, Hegler Guimarães, que esteve nas copas da África  do Sul e dos Estados Unidos. “Essa é a oportunidade de mostrar aquilo que temos de bom, no momento em que o nosso país passa a ser o centro do pensamento esportivo mundial. A Copa do Mundo chega num momento fantástico para o Brasil, que é hoje um dos países mais cobiçados em termos de investimentos. O nosso momento é este e não podemos perder a oportunidade de mostrar a nossa região e conseguir trazer para cá seleções e acima de tudo fazer com que as pessoas que com ela e por ela vierem conheçam e possam divulgar a nossa região”, justificou. 

Guimarães destacou ainda a idéia de Ivan integrar a região. “Esse é o caminho, porque as grandes seleções escolherão o centro do país, pelo clima, pelo desenvolvimento, diferentes do norte que é muito quente e o sul que é muito frio. Estamos no meio do caminho onde tudo é mais fácil e por aqui eles vão circular. Pela minha experiência, as seleções lá fora já sabem onde querem ficar aqui no Brasil e com elas vêm uma imensa delegação,  jornalistas, familiares e todos com certeza circularão pela região”, ponderou.   

“Nossa região tem potencial e estrutura”
Paulo Baratta, diretor regional do Senac que abrange o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas demonstrou também a importância dessas regiões. “Temos um potencial muito grande, haja vista o PIB e temos condições e estrutura para sediar seleções e o que é preciso agora é preparar, estruturar as cidades para termos os projetos a serem apresentados aos governos dos estados de Minas e São Paulo, beneficiando a região, independente de uma seleção ficar aqui ou ali. Temos que levar em consideração que turista estrangeiro não conhece divisas. Quem vem para uma Copa não sabe e não está preocupado se é Minas, se é São Paulo, ele quer é circular entre um jogo e outro e cabe a nós oferecer-lhes. Este é o nosso desafio”, destacou.
A importância da discussão
 * “Para nós é um orgulho ter o Ivan à frente desse projeto e o apoio de nosso governo é incondicional. Ivan está trabalhando a região para dois eventos, Copa e Olimpíadas e lhe temos dado total apoio nessa questão, inclusive participando com ele de várias reuniões em Belo Horizonte. Ele não está olhando só os interesses do Parque, mas da região. Nossa região está preparada? O que precisa ser melhorado. São muitas as perguntas e as respostas são dadas em eventos como este seminário”. (Prefeito Wesley De Santi de Melo). 
* “Para Sacramento é muito benéfica essa iniciativa do empresário Ivan, que pode trazer melhorias para região. Como presidente da Associação Comercial temos que dar total apoio para que isso realmente possa acontecer”. (Vilmar Lacerda presidente da ACE/Sacramento).
* “Temos o dever de prestigiar e estimular o trabalho desse notável empresário sacramentano, Dr, Ivan Barbosa e nada mais justo emprestar o prestígio dos poderes de Sacramento a esse empreendimento, porque ele não defende a pretensão meramente de um clube particular, mas um desejo que envolve toda a região e, nós naturalmente estamos voltados para os interesses de Sacramento. E é sempre bom observar que, ainda que não consigamos trazer seleção para cá, o movimento por si só, pela sua grandeza vai causar grandes repercussões, que sem duvida vão trazer enriquecimento para a região”. (Vereador José Maria Sobrinho, presidente da Câmara de Sacramento). 
* “Em Uberaba, criamos  uma comissão reunindo Secretaria de Desenvolvimento, ACIU, CDL, Meio Ambiente e Turismo  para pleitear não só ser sede, mas sobretudo o legado pós Copa, por isso apoiamos a idéia de Ivan de juntos  toda a região e 'brigarmos' para trazer uma ou duas seleções para a nossa região. Nossa região começou a entender a importância da Copa a partir desse trabalho do Ivan e se pensarmos não só na Copa, mas no pós Copa vamos ganhar muito com isso”.  (Carlos Adalberto Oliveira Júnior, Secretário de Esportes de Uberaba, representado o prefeito Anderson Adauto)
* “Quando o Ivan me contatou e falou de suas expectativas na hora dei total apoio, embora o tenha alertado de que seria uma luta difícil, mas não  impossível  e hoje vendo o trabalho que ele tem feito,  mobilizando autoridades, cidades, vários segmentos, vemos a consistência do projeto e as suas possibilidades. E depois, não é só a Copa do Mundo, teremos também a Copa das Confederações e as Olimpíadas. A região está no caminho certo”. (Zanata – José Alves Zanata Borges, ex-jogador profissional, hoje agente credenciado pela FIFA)
* “Estamos empenhados  e a nossa expectativa é grande porque unimos forças políticas e empresariais da região para buscarmos sustentabilidade para os nosso anseios. Como prefeito entendemos que precisamos buscar soluções conjuntas e elas passam por projetos como esse, que trarão benefícios para a região na Copa e no pós Copa, o legado que ficará pra a região será grande. (Jeová Moreira da Costa, prefeito de Araxá)
* “O empresário Ivan entrou nessa briga pela região. Não é por Sacramento, não é pelo Parque, mas pela região inteira que vai ganhar muito com essa mobilização,  independente de receber seleção ou não. Será uma oportunidade não só para os municípios candidatos, mas para todo o entorno, temos que apoiar essa iniciativa do Ivan e trabalharmos juntos pra atingirmos nosso objetivo que é conjunto”. (Reginaldo Rodrigues de Souza, vereador de Conquista, representando o presidente Túlio Moreira)
* “Comecei na Seleção Brasileira em 1954, isto é, perdi a Copa no Brasil em 1950 e nós todos perdemos. Agora torço pelo Brasil na Copa 2014. Aquela derrota de 60 anos atrás não foi esquecida ainda. Mas falando sobre  esse trabalho do Ivan, digo que é um trabalho sério,  este é o caminho, mostrar projetos, ir atrás dos sonhos, dos objetivos, porque essa será uma grande Copa e é uma grande oportunidade da região”.  (Djalma Santos, ex-jogador da Seleção Brasileira campeã em 1958 e 1962, hoje residente em Uberaba)