Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os 20 anos de Nossa Senhora da Rosa Mística em Sacramento

Edição n° 1287 - 09 Dezembro 2011

Quase 200 devotos de Na. Sra. da Rosa Mística participaram na casa do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, dia 08 de dezembro, da Hora da Graça Universal, um momento de reflexão e veneração à Nossa Senhora da Rosa Mística, que acontece desde 1991, quando o ex-prefeito trouxe para Sacramento a imagem milagrosa de Nossa Senhora. 

 

As homenagens se extenderam também à celebração dos 30 anos de coroação de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, como padroeira da cidade, assim instituída, oficialmente, através de lei, de autoria do então prefeito da cidade, José Alberto, em 1981, bem como aos 'patronos do município', Divino Espírito Santo, São Miguel Arcanjo e São Sebastião. 

 

As celebrações deste ano, de uma maneira especial, comoveram os fieis que lotaram as dependências da área de lazer de sua residência. Iniciaram-se com o ex-prefeito justificando aquela devoção, que nasceram quando, logo após concluir as obras da Gruta dos Palhares, quis adorná-la com uma santa que viesse de água. E de fato, José Alberto conseguiu, ganhou uma imagem que veio da Alemanha.

 

 Como ocorre todos os anos, os devotos de Nossa Senhora da Rosa Mística lá estavam para celebrar a Hora da Graça, incluindo a presença de autoridades, como o prefeito Wesley De Santi de Melo e o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, acompanhados de suas respectivas esposas, Maria Tereza e Pollyana. 

 

E nessa quinta-feira, de 8 de dezembro, a festa foi maior, porque comemorou-se duas décadas da devoção na cidade, disse o ex-prefeito ao ET: “São 20 anos da chegadaa da Rosa Mística à cidade. E este ano, como parte desse momento de fé e reflexão, quis também juntar à comemoração, os 30 anos de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, como padroeira do munícipio de Sacramento e, também, dos patronos do município, Divino Espírito Santo, como a Luz que ilumina toda nossa gente; S. Miguel Arcanjo, o protetor do mal; e S. Sebastião, o protetor dos ruralistas, contra a fome, a peste e a guerra, pelo fato de nosso município ter na agropecuária, sua maior fonte econômica”, justificou o ex-prefeito, ao abrir as solenidades em sua residência.

 

As solenidades prosseguiram com a reza do terço meditado pela devota, Adelina Magnabosco, e recitado por várias pessoas convidadas pelo ex-prefeito. Logo após, procedeu-se a coroação da imagem, feita pelo afilhado de José Alberto, Giovanne Fabrício Machado, sob os acordes da canção de Roberto Carlos, Nossa Senhora, cantada por Luiz Alberto e coral. 

 

Foi um momento singelo de devoção, oração e fé, quando o pequeno José Miguel Benevides Ferraz de Araújo trouxe do meio do povo a coroa para entregá-la ao jovem Giovaanne, que coroou a imagem com todos cantando: “ Nossa Senhora, me dê a mão, cuida de meu coração, da minha vida, do meu destino, do meu caminho, cuida de mim...” E, logo a seguir, o espolcar de várias salvas de foguetes ganharam os céus da cidade num ato de louvação à Nossa Senhora da Rosa Mística; à Padroeira da Cidade, Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento e aos patronos do município. 

 

 Segundo José Alberto, ele tomou conhecimento de Nossa Senhora da Rosa Mística, através do Pe. José Sazami Kumagawa, que ficou conhecido por José Jambeiro,  em São Paulo. “Eu queria muito uma imagem que viesse de água e que fosse da atualidade, para colocar na Gruta dos Palhares e a consegui através de irmã Bartolomeia e outra irmã beneditina, que escreveram para um senhor na Alemanha, que tinha a promessa de distribuir a imagem e eu a recebi em Sacramento, no dia 13 de setembro de 1991”, contou. 

 

De acordo com José Alberto, desde a chegada da imagem à cidade, é feita a comemoração nesse dia. “Nossa Senhora fez esse pedido à vidente, Pierina Gilli,  em Montechiari. Ela  pediu para que, no dia 8 de dezembro,  dia da Imaculada Conceição, ao meio dia, se fizesse a Hora da Graça Universal. Sabemos que toda hora é uma graça, mas há momentos específicos, em que ela quer dispor de suas graças, por isso, há 20 anos nos reunimos em nossa casa para receber e pedir-lhe as graças necessárias”, disse.

 

Nossa Senhora da Rosa Mística é o nome atribuído a Maria, mãe de Jesus, a partir de diversas aparições, cuja imagem é marcada pela presença de três rosas no peito. Uma é branca, simbolizando a oração. Outra é vermelha, simbolizando o sacrifício. E outra é amarela, simbolizando a penitência. Há relatos de aparições na Europa e também na América. O principal tema abordado por Nossa Senhora nessas aparições é a vocação religiosa e a necessidade de oração para que os religiosos do mundo inteiro cumpram sua missão evangelizadora e que sejam, de fato, instrumentos do amor de Jesus.

 

As aparições de Nossa Senhora da Rosa Mística se deram em 1947, à  enfermeira vidente  Pierina Gilli, no vilarejo de  Fontanelle, em Monti Chiari, na Itália. “O bispo daquela diocese pediu a Pierina que ficasse no anonimato e assim ela permaneceu, até falecer em 1991. A imagem da Rosa Mística foi benta diretamente por Nossa Senhora no dia 13 de julho de 1991. Um senhor fez a promessa de distribuir para o mundo inteiro a imagem de nossa senhora. Ela, Rosa Mística, pediu que as 20 primeiras imagens fossem feitas como ela apareceu, com as três rosas: branca (oração), vermelha (sacrifício) e amarela (penitência). As imagens sao colocadas na fonte miraculosa de Fontanelle e sao bentas lá”, explicou mais José Alberto. 

 

A cerimônia terminou com o sorteio de vários prêmios aos devotos que participaram da Hora da Graça Universal. “Foi apenas uma forma muito simples de marcar a data e agradecer a presença de todos vocês que vêm em minha casa para celebrar este momento tão especial”, agradeceu José Alberto, sorteando algumas imagens de santos e um bíblia entre os presentes. Foram estes os agraciados:  Cirlene de Faria (Bíblia), Maria Luiza Alves (presépio), Maria de Lourdes Faria (Rosa Mística), Pedro Batista Honório (S. Miguel), Joaquim Manoel de Carvalho (Divino Espírito Santo) e Lúcia das Graças Oliveira (S. Sebastião). 

 

Restauração da imagem

A imagem que tem o seu lugar  na Gruta dos Palhares, devido à ação do tempo, apresentava-se toda desgastada e   foi totalmente  restaurada pela artista plástica, Linda Bonatti Crema, presente à cerimônia e homenageada pelo ex-prefeito. “Foi um trabalho maravilhoso o que ela fez, gratuitamente, a pedido do secretário de Cultura, Amir Salomão Jacób. E por isso a homenageamos na celebração do dia 8, na Hora da Graça Universal”, disse mais Josér Alberto ao entregar uma corbelha de rosas a Linda Bonatti.