O empresário rural, ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, João Oswaldo Manzan, reuniu familiares e amigos, no Salão Maçônico J. Ribeiro (Loja Acácia do Borá) para comemorar os 20 anos do programa, Informativo Rural, da Rádio Sacramento.
Presenças registradas dos irmãos Donato (Bichinho) e Rodolfo Manzan, as irmãs, Isaura, Aparecida e Aurora (Lola) e sobrinhos. Político e correligionários também prestigiaram o evento, como o prefeito Wesley De Santi de Melo, vereador José Américo de Oliveira; os companheiros secretários, Luiz Constantino Bizinoto, Aristócles Borges da Matta e Atílio Cesar Cervato; funcionários da Rádio Sacramento de ontem e de hoje, funcionários do Sindicato Rural, onde foi presidente vários anos; companheiros da maçonaria, além do deputado federal Paulo Piau, grande companheiro de lutas políticas.
A confraternização começou, para surpresa do próprio anfitrião, com várias homenagens que recebeu, começando pela família, através do irmão Bichinho e dos funcionários do Sindicato, homenageando-o com cartão de prata; ouviu palavras de elogio dos funcionários da rádio, do prefeito Wesley, do deputado Paulo Piau, de companheiros da loja maçônica Acácia do Borá, através de José Américo de Oliveira e de Adriana Dias, presidente das filhas de Jó e do atual gerente da rádio Luciano Gobbo.
O ex-gerente da Rádio Sacramento, Walter Filho, recordou uma passagem de Oswaldo Manzan nos primeiros anos de rádio. “Seu João estava apoiando, politicamente, Paulo Piau para deputado e começou a falar dele no seu programa. Como gerente tive de chamá-lo e alertá-lo de que não poderia fazer campanha no programa, que prejudicava a rádio. Ele argumentou e eu disse que tiraríamos o programa dele do ar se insistisse. Na semana seguinte, fiquei lá ouvindo o programa, certo de que ele iria fazer propaganda. Ele não falou nada, nada, e eu respirei aliviado. Ele encerrou o programa e disse: “Vocês ficam com Deus e agora eu vou pescar piau”. Eu só tive que rir...”, contou Waltinho para o delírio dos presentes. Afinal, piau não passa de um peixe.
Informativo Rural mais de 1000 programas
O programa Informativo Rural iniciou-se no dia 27 de julho de 1991, com apenas cinco minutos, depois, 15 e hoje o programa tem a duração de 45 minutos, mas Oswaldo Manzan pretende conquistar mais 15 minutos e completar uma hora de programa.
“- Eu iniciei, na verdade, como presidente do Sindicato, em janeiro de 1991. Como programa, tendo eu como âncora, a data é mesmo julho. Primeiro, pensamos em fazer um informativo escrito e logo veio a idéia do programa. Padre Inácio nos cedeu cinco minutos na sexta-feira. Durante vários anos ficamos com cinco minutos, até que passamos para 15 minutos. Inclusive passamos um susto no início de 2000, quando o grupo Canção Nova assumiu a rádio. Eles queriam tirar o programa do ar, mas felizmente tive sorte de eles reconhecerem a sua importância e o deixaram, mas aí fomos para o sábado”, recorda.
Com a mudança da administração para a Aciapss, retornamos para o domingo” – relata, prosseguindo, satisfeito com o programa - e quando a Rádio estava em dificuldades, eu me candidatei para assumir sua administração, mas o Pe. Levi a entregou para a Associação Comercial e eu fiquei muito feliz de as coisas terem ficado bem encaminhadas, porque a rádio teve um impulso grande”.
A aceitação do programa é muito boa, conforme explica João Oswaldo. “Nosso programa tem um grande alcance, é uma forma de levar ao pessoal da zona rural o que acontece no dia a dia. Nossa finalidade é levar informações do mercado ao homem do campo, deixando todos atualizados com os preços do mercado. Divulgamos os aniversariantes, abrimos espaços para participação ao vivo e divulgamos as manchetes do jornal local, que envolve todos os setores da sociedade. Os ouvintes ficam bem informados”, informa.
Manzan que conhece bem o município diz que seu programa atinge 92% das propriedades rurais e tem boa audiência no perímetro urbano, chegando segundo ele a 80% de audiência no seu horário. “Com a mudança do programa para o domingo, aumentou a audiência, porque as pessoas estão em casa, é hora de almoço, todos estão em casa. Cheguei a doar um radinho pra uma senhora da Jaguarinha. Um dia lá na comunidade, ela me disse que ouvia o programa na casa do vizinho. Não deu outra, comprei-lhe um radinho. Tempos depois fui visitá-la, mas ela havia mudado”.
João Oswaldo deixou a diretoria do Sindicado Rural em 2005 e de lá pra cá, ele mantém o programa por conta própria e, atualmente, sob o patrocínio de Laticínio Scala. “Deixei o sindicato, mas deixar de prestar serviços ao produtor rural, jamais”, diz convicto do bem que presta ao setor agropecuário.
Agradecimentos, diz mais Manzan, são muitos. “Em primeiro lugar, a Deus, pelo dom da vida, ao povo sacramentano e aos produtores rurais pela audiência. Agradeço aos padres da Paróquia, a começar por Pe. Inácio de Medeiros, que me acolhei no início dos anos 90; ao Pe. Levi e Pe. Valmir, todos pela confiança de nos permitirem fazer o programa”, enumerou.
De acordo com João Oswaldo, a Rádio Sacramento é um dos grandes investimentos na cidade, o maior centro de informações para o povo hoje. Agradeço aos companheiros da rádio, todos os funcionários de ontem e de hoje. Em 20 anos do programa, apenas seis vezes ele não foi ao ar. São mais de mil programas, por isso, esse é um momento de muita alegria para mim...”, confessa eufórico.
João Oswaldo, 66, é sacramentano por título, embora tenha nascido no município, mas foi registrado em Conquista. “Nasci em Santa Maria e sou conquinstense por registro, mas sou sacramentano de origem, de coração e pelo título de Cidadão Sacramento outorgado pela então vereadora Ivone Regina Silva. Sou muito grato por isso”.
A vida de João Osvaldo sempre foi em Sacramento, aqui dedicou-se ao comércio, engajou-se na luta pelo homem do campo fazendo jus à sua origem. É um dos poucos criadores de Gir no município, na fazenda Morada do Sol e, atualmente, trabalha na secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura.