Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Maçonaria cria Bethel de Sacramento

Edição n° 1249 - 18 Março 2011

Uma reunião festiva, realizada no Pacheco's Buffet, na noite do último sábado, 12, marcou a instalação e posse da diretoria do Bethel Luz das Virtudes de Sacramento, formado por 17 jovens, que agora fazem parte da 'Ordem Internacional das Filhas de Jó'.

Participaram da cerimônia de posse, Geovana Zampierre Ferreira e Ademir Eustáquio Ferreira, respectivamente, Grande Guardiã e Grande Guardião Associado do Grande Conselho Guardião do Estado de Minas Gerais, os guardiães do novo Bethel na cidade, o casal, Eliane Aparecida Ribeiro Pereira e Márcio de Oliveira Pereira, além dos maçons das lojas Acácia do Borá e General Sodré, de Sacramento; e Estrela Conquistense, de Conquista, e de representantes das Filhas de Jó, do Bethel uberabense.

Geovana Zampierre Ferreira, Grande Guardiã do Estado de Minas Gerais, se declarou muito feliz pela instalação do 54º Bethel no Estado. Falando ao ET, disse que “a ordem existe no Brasil há apenas 17 anos e esse número 54 é considerado muito bom, por uma razão muito simples, dependemos do parentesco maçônico. As filhas de Jó são meninas entre 10 e 20 anos, filhas, sobrinhas, netas de maçons. Há uma hierarquia consanguínea”, explica, acrescentando que há um número mínimo de 15 meninas, para se instalar um Bethel.

São estas as 17 jovens que fazem parte do Bethel Luz das Virtudes de Sacramento: 

Adriana Cintra Dias (Honorável Rainha), Thaisa Rodrigues de Oliveira e Maria Clara Bizinoto Borges (respectivamente, 1ª e 2ª princesas), Nathália Montanher Rodrigues (guia), Kátia Corina Oliveira (dirigente de cerimônia), Ana Luiza Foletto Bruno (capelã), Iali Danielly Belai Bonetti  (secretária), Sarah do Carmo Silva Peres (musicista),  Carolina Borges de Freitas,  Cristiane Borges Moreira, Gabryella Karla Ferrari de Oliveira, Samira Gabriela Porto e Carolina Barra Galles  (respectivamente 5ª, 4ª, 3ª, 2ª e 1ª mensageiras), Maria Júlia Mendonça Jerônimo  e Sâmia Flávia de Oliveira (respectivamente 1ª e 2ª zeladoras), Clarissa Ribeiro de Faria  (guardiã-externa) e Nicolle Araújo de Paula (guardiã-interna).

Ideia nasceu há dois anos...
De acordo com Eliana Pereira, membro do grupo de estudos filosóficos e a Guardiã das filhas de Jó de Sacramento, a criação do Bethel veio sendo trabalhada desde junho de 2009. “É um projeto sério, muita burocracia, pois depende de aprovação. Não basta querer começar o trabalho. Antes é feito um levantamento, uma avaliação das meninas, das famílias, um período de estudo antes de ser aprovado e até uma projeção para ver se a cidade terá meninas para manter o Bethel funcionando no futuro”, explica. 
A instalação do Bethel, de acordo com a guardiã Eliana, traz inúmeros benefícios para as meninas, como a firmeza de caráter, companherismo, irmandade e valorização do elo familiar. “Além do aprimoramento das virtudes e caráter, as meninas fazem filantropias, aprendem a se doar, trabalhar em prol dos necessitados”, explica, esclarecendo ainda que, quando as meninas completam 20 anos, tornam-se membros de maioridade, sem se afastar do Bethel. 
O promotor Márcio de Oliveira Pereira, guardião das meninas, ao lado da esposa Eliana, falou da união das lojas de Sacramento e Conquista para a sua criação. ‘‘Não há divisão de lojas, um Bethel não pertence a essa ou aquela loja, ele tem uma loja patrocinadora, no caso aqui, a Acácia do Borá, mas ele é das duas cidades. A maçonaria é o alicerce, mas quem comanda o Bethel são as esposas. Ou seja, com isso vamos formando uma família cada vez maior”, ressalta. 
Após a solenidade  de posse, seguiram-se os discursos, na sequência, algumas meninas, que agradeceram pela confiança e, também Geovana Zampierre Ferreira e Ademir Eustáquio Ferreira, Luiz Carlos Canassa Júnior, Florentino Antônio Motta, Eliana Ribeiro e Marcio de Oliveira Pereira e a honorável rainha, coroada  naquele noite, Adriana Silva Dias.