O Mega Atacado e Varejo, empresa especializada no comércio de alimentos, idealizada e dirigida pelos jovens empresários, Henrique Cerchi Crema e Igor Magno de Oliveira, foi inaugurado no sábado, 17, levando à loja uma grande quantidade de clientes.
Em entrevista ao ET, o sócio Henrique Crema definiu o empreendimento como um presente para a cidade e região, numa ideia que nasceu meio por acaso. “Tivemos a oportunidade de comprar o prédio, que pertencia à Fertigran, mas não sabíamos ainda o que faríamos no local. Pensamos várias coisas: um prédio com cômodos comerciais, salas, apartamentos... Um dia, num final de semana, meu pai comentou com Igor que eu tinha vontade de montar um supermercado diferente na cidade e a ideia veio de encontro aos interesses dele também. E fomos em frente”, conta.
E assim nasceu o 'Atacarejo', que nada mais é do que um supermercado com duas opções de compra: atacado (caixas fechadas) o preço sai com desconto e, a varejo, a mercadoria sai com o preço normal, como venda à vista”, explica, ressaltando, ainda a seção de produtos de higiene pessoal e cosméticos, hortifruti, padaria, churrascaria, frios, carnes embaladas, pet-shop, automotivos, artigos para festas e louças, além de uma lanchonete. “A ideia é que a pessoa que chegue aqui, encontre o que ela precisa”, frisa.
O diferencial
O empreendimento, segundo os jovens empresários, é fruto de pesquisa que deu um resultado diferenciado na área física do prédio. “Desde o espaço de corredores, acessibilidade, conforto termo-acústico, tudo isso fruto de pesquisa que fizemos, participando de feiras para ver o que existia de inovação, porque esse era o nosso intuito: trazer uma coisa diferenciada que agregue preços, comodidade e benefícios para toda a cidade”, ressaltaram.
O prédio tem 1.000 m² de área de venda, com pé direito de seis metros é dotado de sistema termo–acústico, que oferece iluminação natural e, conseqüente economia de energia. Além de uma claraboia com cascata, construída justamente para formar uma corrente de ar natural, que vem do estacionamento com pé direito de quatro metros.
“- Temos 38 metros abertos na claraboia, que canaliza o ar em direção à cascata, onde é esfriado naturalmente dando ao ambiente uma temperatura ideal, para os clientes e os produtos, com a saída do ar quente pelas lanterninhas, evitando o gasto com ar condicionado e, consequentemente, com a energia, aliás toda a estrutura física do prédio dentro das exigências legais”, explica mais Henrique.
Outra novidade do espaço no Mega Atacado e Varejo é a acessibilidade: nenhum degrau no prédio, somente rampas com a declividade recomendada; corredores com 1,5m; corrimãos duplos, banheiros adaptados para cadeirantes, etc. Destaque também para a identidade visual, isto é, o cliente chega é tem uma visão de todas as seções, inclusive com ilustrações. “Fizemos questão de investir na comunicação visual de todos setores, inclusive rampas, escritórios, banheiros. O cliente, rapidamente vai encontrar o que quer dentro da loja”.
O sistema de câmara fria é outro item inovador: tudo computadorizado, que minimiza o gasto com energia, além do sistema walk in, em que “o funcionário , com vestimenta adequada entra na câmara fria para o abastecimento, o que garante maior economia de energia, mais espaço de armazenagem, e melhor conservação dos produtos, isto porque na haverá o abre e fecha da câmara, e o produto não passa pelo processo de degelo pelo contato com o ar externo cada vez que for aberta a câmara.
E como prova do investimento para a melhor conservação de alimentos é o sistema paletizado, isto é, o estoque está para cima, para isso há uma empilhadeira especial. “Esse sistema oferece eficiência em relação ao espaço, além da conservação dos alimentos, que ficam no alto, bem aerado e à vista de todos os clientes, em vez de ficar fechado num depósito, onde ninguém tem acesso, aqui, todos vêem como estão guardados os alimentos estocados, isso confere qualidade, higiene e segurança”, explica.
O Mega Atacado traz também uma novidade. Tem no seu interior uma lanchonete. Um cantinho agradável, para acompanhantes de clientes aguardarem o final das compras, degustando sorvete italiano e deliciosos salgados e refrigerante. Destaque também para os carrinhos adaptáveis para crianças de colo e carrinhos de brinquedo para a criançada esperar as compras. Além de som ambiente.
“Ser moderador de preços”
Outra inovação do Atacadão, de acordo com Henrique, é o cartão fidelidade criado pela própria loja. “Esse cartão fidelidade, adquirido no próprio Mega, funciona como um cartão de crédito, porém sem anuidade. Com ele o cliente pode pagar as contas no preço a vista com até 40 dias de prazo, para pagamento através de boleto bancário. Basta o cliente comparecer à loja, fazer o cadastro para receber o cartão”, informa.
Por se tratar da modalidade atacado, o Mega, em princípio, não fará entregas, mas há muitas ideias para serem desenvolvidas no futuro. “Estamos desenvolvendo um site e acreditamos que dentro em breve, tenhamos um site com entrega programada. A partir de agora, tudo será com vistas no futuro, fizemos um grande investimento e agora vamos adequar aos poucos, mas uma coisa podemos garantir: teremos preços muito competitivos para Sacramento e região. Por isso, temos como missão, ser moderador de preços alimentícios.’’
O objetivo é somar
O Mega Atacado Varejo é de fato um mega investimento que valoriza a cidade e a região e, como afirma Henrique, veio para somar. “Nossa intenção não é competir, queremos sim somar, por isso estamos de portas abertas para os outros comerciantes da cidade e zona rural na modalidade atacado, além de atender as empresas com compras institucionais”, diz.
Ainda de acordo com pesquisa realizada pelos empresários, outro foco do Mega Atacado e Varejo é atingir as pessoas que saem de Sacramento para comprar no atacado. “Queremos manter o sacramentano aqui, oferecendo na cidade aquilo que ele vai buscar lá fora. Isso é bom para Sacramento, porque fica aqui o dinheiro ganho aqui, ainda vai gerar divisas e empregos para o município”, destaca.
O Mega Atacado Varejo inicia suas atividades com 40 empregos diretos, todos treinados para o bom atendimento e para cativar o público. “Isso é retorno para a cidade, por isso queremos que as pessoas fiquem aqui, comprem em Sacramento. E para isso vamos oferecer bons preços, tanto no atacado como no varejo, por isso digo, que não somos concorrentes dos supermercados da cidade, vamos, sim, somar”, pondera.
Realizados com o investimento, Henrique, filho de Rui de Souza Crema (Gina Cerchi Crema) e Igor, de Elias Alves Oliveira (Marluce Rosalen Alves) têm grandes expectativas, até pelo grande interesse e a ansiedade da população nos dois anos de construção do prédio. “Foram dois anos de muito trabalho, de muita pesquisa, muita viagem, com um único objetivo, trazer para Sacramento o que há de melhor no atacado e varejo, para bem servir o sacramentano”, finalizam.