O ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, participando da inauguração da nova pista de descida da serra de Rifaina, dia 17 último, falando à imprensa, fez um apelo às autoridades mineiras para corrigirem também o trecho mineiro que apresenta perigo semelhante e onde já também aconteceram vários acidentes, ceifando a vida de várias pessoas. O mais chocante deles aconteceu no início dos anos 70, quando dois caminhões com trabalhadores da Nativa e Mendes Jr. se chocaram na também conhecida como 'curva da morte', matando 14 trabalhadores.
Na serra da Rifaina, acidente semelhante aconteceu em maio de 2002, quando o ônibus em que viajavam 21 jovens universitários e o motorista do ônibus, todos sacramentanos, caiu na chamada 'curva da morte', agora corrigida.
Durante a solenidade, o bispo diocesano de Franca, Dom Pedro Luiz Stringhini, compareceu à inauguração e conduziu os presentes a fazer uma oração às pessoas que perderam a vida na conhecida 'curva da morte' e abençoou as pessoas presentes.
O ex-prefeito José Alberto enalteceu o trabalho do prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, afirmando que ele não mediu esforços e foi um dos grandes batalhadores para a execução da obra. “Hugo pôde compartilhar a sua alegria junto com outras autoridades sacramentanas, como o prefeito Wesley De Santi de Melo e o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, que também enalteceram a importância da obra e agora, eles próprios, como autoridades máximas do município, devem trabalhar junto ao governo de Minas, para corrigir o trecho do lado mineiro”, disse.
Fotos e matérias postadas no site da prefeitura de Rifaina - rifaina.sp.gov.br - trazem como título: “Inauguração da Curva da Vida”. E, ao discursar na solenidade, o prefeito Hugo Lourenço visivelmente emocionado disse: "Sentimos aliviados por esta conquista, pois só quem é daqui sabe dizer como era difícil pegar os jornais e ver a quantidade de acidentes e mortes ocorridas naquele local. Muitos outros prefeitos tentaram e lutaram para conseguir essa obra, mas Deus quis que fosse agora. E eu me sinto muito honrado por estar administrando a cidade justamente nessa conquista".
O governador Alckimin, na abertura do III Congresso do Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana - Comam, no dia 17, em Franca, anunciou a duplicação da rodovia Cândido Portinari, de Franca a Rifaina.