O Instituto da Oportunidade Social – IOS, em parceria com várias empresas já está atuando na cidade há dois meses com atenção especial a dez jovens secundaristas estudantes da rede pública. O objetivo, além do conhecimento, é prepará-los para o mercado de trabalho e criar uma rede de relacionamento entre empresa e alunos capacitados.
Em Sacramento, de acordo com a coordenadora do IOS, Luciana Botelho Bonatti, a escolha dos jovens foi feita junto às escolas da rede pública, privilegiando os alunos de baixa renda e com as melhores notas, como uma forma de incentivar jovens aos estudos regulares.
No Instituto Scala, onde funciona o curso do IOS, os alunos têm aulas de português, matemática, noções básicas de primeiro emprego e informática específica para a área empresarial aprendendo os módulos de compras, financeiro, faturamento,contabilidade, estoque e custos e call center através do programa Microsiga. As aulas acontecem das 17 às 20h, de segunda a sexta-feira.
É grande a expectativa dos jovens em relação a um futuro emprego. “Essa é uma grande oportunidade de emprego, porque vou aprender sobre gestão”, afirmou Mirian Batista. Com a mesma vontade, José Carlos Pereira Gonçalves, diz por que está cursando o IOS: “Quero me destacar entre as pessoas no mercado de trabalho e ter um futuro mais promissor”. E cada um dos jovens tem um único objetivo, ingressar no mercado de trabalho com espírito de cidadania, conhecimentos, competência, sempre almejando um futuro melhor.
Diante desta ansiosa expectativa e devotados aos estudos, todos recebem elogios da administradora Marize da Cunha Rezende Cerchi, gestora do IOS. “Eles são muito interessados, freqüentes às aulas, querem aprender mais e mais. O IOS escolhe jovens de baixa renda, mas nós fomos além, optando por jovens com boas notas na escola como forma de incentivar a dedicação aos estudos”, explicou.
Os jovens beneficiados pelo IOS são das escolas, e Barão da Rifaina: Carlos Roberto dos Santos Oliveira (1º ano), Jessica Borges Veloso (3º ano) , Estéfani Cândido Rossi (3º), José Carlos Pereira Gonçalves (1º ano) e Rodrigo da Silva Gonzaga; e Coronel José Afonso de Almeida: Mauro José da Silva Júnior (2º ano), Mirian Cardoso Batista (3º ano), Helen Mayara de Souza (1º ano), Séfora Reis Gonçalves (2º), Thiago Fernandes do Prado (2º ano).
O curso tem a duração de seis meses e a formatura está prevista para o dia 20 de dezembro, quando os jovens estarão aptos para o mercado de trabalho e terão ainda a ajuda do IOS encaminhando o currículo para empresas da cidade e de toda a clientela da Microsiga, seguidos por acompanhamento no desempenho do trabalho.
O Instituto de Oportunidade Social – IOS
Apoiando-se no lema, "Se a missão de uma sociedade justa é garantir a dignidade de seus integrantes, cabe a nós, membros da sociedade, contribuir para que todos tenham acesso à educação de alto nível e a oportunidades reais". Fundado em 1998, aproveitando o conhecimento da Microsiga na área de informática, o Instituto da Oportunidade Social – IOS, tem como objetivo, oferecer programas de treinamento para adolescentes de baixa renda, colaborar na sua formação educacional e futura inserção no mercado de trabalho.
Já em 2002, o Instituto Microsiga passou a ser denominado IOS. A mudança de nome aconteceu para dar espaço a novas parcerias que pudessem surgir nos projetos desenvolvidos, com serviços, produtos, idéias e outras formas de contribuição. Três anos após, em 2005, o IOS recebeu a certificação do Ministério da Justiça, tornado-se uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
O IOS possui unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Em Minas Gerais apenas quatro unidades Belo Horizonte, Pouso Alegre, Uberlândia, e agora Sacramento, que é a segunda unidade implantada no Triângulo Mineiro.