A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Saúde inauguraram na manhã do dia 8, a Farmácia de Minas, em solenidade que contou com a presença do médico diretor Regional de Saúde/Uberaba, o sacramentano Carlos Antônio Alves Farah, representando o Secretário de Saúde do Estado,o prefeito Wesley De Santi de Melo, a secretária de Saúde do município, Elisângela Aparecida Felipe, dentre outras autoridades.
Qualquer paciente terá direito a remédio gratuito
“Essa farmácia é um investimento que disponibilizou R$ 90 mil para construção e equipamentos e, a partir da inauguração, vai disponibilizar uma contribuição mensal de R$ 1.200,00 para o custeio de um farmacêutico responsável”, informou o médico Carlos Farah.
“O objetivo do governo, segundo o médico, é beneficiar a população, dar um atendimento personalizado ao paciente que vai à farmácia, independente de sua condição social, e encontra ali um ambiente equipado, inclusive, com ar condicionado, atendimento computadorizado, lugar para sentar e os medicamentos gratuitos mediante a apresentação de receitas médicas expedidas em qualquer unidade básica de saúde ou PSFs’’.
O prefeito Wesley De Santi de Melo em seu discurso falou da satisfação de mais esse investimento na Saúde. “Fico feliz em ver os frutos do nosso trabalho se consolidando nesta manhã. Com mais esta conquista para a nossa cidade, nossa administração não pode deixar de destacar o respaldo que tem do Governo do Estado. Esta unidade da rede Farmácia de Minas comprova que a saúde é o maior anseio do povo e, enquanto estiver como prefeito, terei como prioridade a assistência, melhorando e estruturando cada vez o setor da saúde”, prometeu.
Mais de três milhões de medicamentos
Entre janeiro a novembro deste ano, foram distribuídos 3.272.398 unidades de medicamento de cerca de 150 itens. De acordo com Elisângela Felipe, a nova secretária de Saúde do município, “os medicamentos chamados de estratégicos, como a insulina e os de alto custo, utilizados em doenças raras e padronizados pelo Ministério da Saúde, cuja dispensação atende a casos específicos são fornecidos exclusivamente pelo Estado de Minas Gerais. Os medicamentos básicos são adquiridos por meio de licitação feita pela prefeitura e alguns também pelo Estado”.
Para Elisângela, com a Farmácia de Minas a secretaria vai melhorar a questão da qualidade; da orientação em relação ao uso correto da medicação; o controle dos medicamentos que recebemos do Estado; a otimização, isto é, as pessoas serão cadastradas na farmácia; haverá controle da entrada e saída de medicamentos, porque as pessoas ás vezes pegavam medicamentos em várias unidades sem nenhuma orientação, vamos acabar com o desperdício. É realmente uma obra muito importante para o município porque vai melhorar em muitos sentidos”, frisou.
Os três funcionários da Farmácia de Minas são o farmacêutico Marcel Morengui Sinício e as auxiliares de farmácia Luciene Cãndida e Maria Madalena Ferreira Sampaio.