Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

III Exponelore expõe e julga 70 animais

Edição n° 1283 - 11 Novembro 2011

 

Reunindo 70 animais da melhor qualidade do mercado, Sacramento realizou, no último dia 5, a III Exponelore, reunindo no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, grandesexpositores  de  Uberaba, Barretos, Piracibaba, Ituverava,  Miguelópolis, Guaíra e Sacramento, com o criador zebuíno, José Humberto Ramos. 

Ranqueada, a Exponelore de Sacramento vem sendo cada vez mais procurada para somar pontos no cenário nacional.

No top, os criadores, Fábio César Pavão e Valdir  Antônio, da Fazenda Andorinha, com 801 pontos, levando seu animal, ao título de Grande Campeã, com 931,34. O Grande Campeão, com 560 pontos, pertence a José Salomão Gibran, da Agropecuária Ltda São José, de Barretos. 

Mirela Guimarães da MGM, empresa que coordenou o evento com o apoio da Prefeitura Municipal de Sacramento, justificou a diminuição do número de animais em relação ao ano anterior, devido às novas regras da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, que nãopermite mais a participação de animais que não estejam no nome do criador. “Muitos criadores ainda não se adequaramàs mudanças, mas a Exponelore de Sacramento foi de altíssima qualidade e, com toda certeza, estaremos aqui em 2012 para realizar a quarta edição”, prometeu. 

De acordo com Mirella, o Calendário do Ranking Nacional compreende o período de outubro a setembro do ano seguinte, com a disputa das seguintes categorias: melhor expositor, melhor criador, melhor novo expositor, melhor novo criador, melhor fêmea jovem, melhor fêmea adulta, melhor macho jovem, melhor macho adulto, melhor reprodutor, melhor matriz. 

Para o cálculo dos primeiros colocados no final do Ranking Nacional, são computados seis resultados, sendo eles: os quatro melhores resultados alcançados pelos animais, criador e/ou expositor em exposições oficializadas pelo Ranking Nacional; a nota daExposição Regional Obrigatória do estado sede do criador, no caso de nossa região, a Expozebu; e a sexta nota é obtida na Exposição Nacional Obrigatória – Exponel, que é o evento que fecha o Ano Calendário do Ranking Nacional.

  “- Por isso, os criadores participam de várias exposições ranqueadas durante o ano, como esta de Sacramento, que já faz parte do calendário anual da ACNB. Há criador que participa de até 20 exposições por ano e vãodescartando as notas menores”, explicou Mirella, ressaltando a importância de um animal ranqueado. “Esta exposição agrega valor, os animais alcançam cifras altíssimas, o sêmen de um animal ranqueado tem preço diferenciado”. 

 

Excelente qualidade dos animais

 

 

O pecuarista, Luciano Skaff, coordenador da Exponelore, ao lado de Mirela Guimarães, justificando as novas regras impostas, ponderou que as novas regras tiveram também o seu lado positivo. “Obtivemos menos animais, mas, em contrapartida, garantimos uma excelente qualidade de animais, conforme opinião do próprio juiz exposta aos presentes”, disse, salientando ainda a importância do evento para o município. “Isso eleva o nome de Sacramento. No ano passado, foram comercializadas vacas campeãs em Sacramento e isso é muito bom, porque movimenta a cidade, atrai compradores que vêm avaliar os animais”, destacou. 

Skaff lamentou, entretanto, a ausência de pecuaristas do município. “Acredito que tenha faltado divulgação, porque o município tem muitos criadores de nelore e que não se fizeram presentes. Talvez, não para expor, mas para estarem presentes, prestigiando, trocando informações e fazendo negócios”, avaliou.

Em entrevista ao ET, Skaff afirmou que, em 2012, a cidade fará a sua IV Exponelore, com uma novidade, incluindo também o gado Gir,que é uma raça que vem crescendo novamente no país, por ser de leite e carne, por isso estamos estudando essa possibilidade”. 

 

 

O que importa é a qualidade

 

 

O Juiz Carlos Pavan, de Taquarituba (SP), auxiliado por Gustavo Hueb,é o terceiro juiz que participa na cidade, prática que faz parte da busca da imparcialidade e a qualidade técnica dos julgamentos realizados nas exposições, proposta pela ACNB. “Há uma rotatividade de juízes, um mesmo juiz não faz julgamentos consecutivos na mesma cidade”, justifica, fazendo uma avaliação altamente positiva dos animais. 

“- Sacramentofez uma Exponelore que não foi expressiva no número de animais, mas na qualidade superou tanto das fêmeas como dos machos. Animais de altíssimo nível, por isso a cidade e a organização estão de parabéns pela qualidade dos animais, com genética de ponta. E isso faz com que nós, juízes, avaliemos com gosto e isso prova que não importa a quantidade, mas a qualidade”, afirmou, parabenizando a cidade e os organizadores.  

Fábio César Pavão, criador de nelore raça pura, sagrou-se campeão na Exponelore e também fez sua avaliação. “É a primeira vez que participo em Sacramento e não poderia ser melhor, fizemos pontos em outros campeonatos e conquistamos o título com a Grande Campeã. Viajamos por esse Brasil participando de exposições e Sacramento nos recebeu de braços abertos, com uma qualidade altíssima nos animais. Esó nos resta parabenizar. E, com certeza, no próximo ano estaremos aqui”, avaliou.

Prefeitura dá apoio logístico 

 

A Prefeitura como administradora do Parque de Exposições deu todo apoio logístico para os eventos como a Exponelore. De acordo com Luciano Skaff, prefeitura entra com a estrutura física: as tendas, cama para o gado e água no parque. “Tudo isso faz parte do contrato com a MGM e, se não fosse esse apoio não teríamos como realizar esse evento”, ressalta. 
O prefeito Wesley De Santi de Melo, prestigiando o campeonato, falou da participação da PMS. “É papel da Prefeitura apoiar eventos como este, que traz animais de top para um julgamento. Para o município, isso é importante, divulga o nome da cidade e incentiva o produtor rural”, afirmou, lamentando a ausência de pecuaristas. “|Senti a falta dos pecuaristas do município, poderiam participar mais, se não vêm para competir podem vir para conhecer a qualidade dos animais, que estão entre os melhores do ranking nacional”, cobrou, contando com sua presença futura. “Enfim, as coisas acontecem devagar e espero um dia a boa participação da cidade”. 
Prosseguindo, o prefeito falou sobre a busca de recursos para melhoria no parque. “Nosso parque está precisando de uma boa reforma. E é uma obra cara, orçada em R$ 2 milhões, já estamos com o projeto em Brasília, no Ministério da Agricultura e agora éaguardar, porque não temos condições de fazê-la com recursos próprios, já temos a promessa de um deputado e estamos aguardando”, informou. 
Finalizando, Wesley confirmou o início da construção do centro de apoio ao produtor, uma obra viabilizada pelo deputado Nárcio Rodrigues. “Enquanto a reforma geral do parque não sai,vamos iniciar outras  melhorias. Vamos construir aqui o Centro de Apoio ao Produtor Rural, onde vão se concentrar todos os órgãos ligados ao meio rural, uma obra no valor de R$ 700 mil”, informou. O Centro de Apoio ao Produtor será construído dentro do Parque logo na entrada, na área, onde estão localizadas as baias, à direita de quem adentra ao parque.