Uma solenidade na manhã da quinta-feira, 7, na EM Dr. João Cordeiro marcou o lançamento do projeto 'Sanitaristas Mirins', criado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA em parceria com as prefeituras, através das secretarias de Educação das cidades.
Presentes à solenidade, o prefeito Wesley De Santi de Melo; Dâmaso Pacheco Ribeiro, médico veterinário responsável pelo IMA na cidade; Calimério Antônio Guimarães, representante da Regional de Educação Sanitária/Araxá; secretário de Educação do município, Carlos Henrique de Oliveira; vereador Alex Venicio Bovi; diretor da escola, Walter Rios, professores, demais servidores e alunos.
De acordo com o diretor Valter Rios Júnior, o Projeto Sanitaristas Mirins, é uma iniciativa do IMA, voltada para alunos da zona Rural. “O projeto trabalha com os alunos que têm vivência rural. Envolve 27 alunos e os contemplados são os alunos do 5º ano. Esses sanitaristas mirins, agem como fiscais sanitários. É um projeto que funciona durante o ano letivo e, nesse período, os alunos farão visitas a fazendas para aprender sobre vacinação de animais e sua importância, doença de plantas, inspeção de alimentos, dentre outras atividades, sob a orientação de técnicos do IMA e da professora que convidamos, Marly Aparecida Sinhorelli Magnabosco”, explica.
O médico veterinário do IMA na cidade, Dâmaso Pacheco informa que o projeto já existe há três anos e é uma experiência bem sucedida que nasceu em Curvelo e hoje está implantado em várias cidades. “A ideia do projeto é fazer uma conscientização na parte de educação sanitária, tanto da parte animal, vegetal. Esses alunos vão aprender manejo, conhecer doenças que acometem as plantas e animais, levantar questões sobre o meio ambiente e a produção de alimentos, para que, num futuro próximo, esses alunos sejam cidadãos conscientes em todos os aspectos, inclusive na preservação ambiental. É mais fácil trabalhar com crianças e elas serão multiplicadores de informações para os pais, os amigos, vizinhos, levando a uma mudança de comportamento. Enfim, futuramente teremos bons sanitaristas práticos”, justifica.
O prefeito Wesley, que recebeu do diretor Walter Rios, um manual do Sanitarista elogiou a iniciativa do IMA, destacando a sua importância. “Esse projeto é de suma importância para os alunos e as futuras gerações da zona rural. É um projeto que está começando tarde em Sacramento, mas sempre há tempo, porque somos um município de característica agropecuária, inserida numa região com as mesmas características. O conhecimento passado aqui irá para dentro das casas de cada um, para os vizinhos e assim irão se multiplicando as informações, o conhecimento. Cabe a nós parabenizar o IMA e essa parceria com a secretaria da Educação e desejar sucesso aos sanitaristas mirins”, disse.
A Escola Dr. João Cordeiro tem trabalha também em parceria com o Consórcio de Igarapava e o Semeando o Futuro e desenvolve um viveiro de mudas. Nesta sexta-feira, 8, os alunos farão o plantio de 100 mudas das espécies Jatobá, Ipê e outras, no Jardim Primavera e na área de preservação permanente ao lado do residencial.