Dois sacramentanos, Samuel Crema e Onésimo Bacelos, estão participando das cinco etapas do VIII Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, que inciaram em 19 de setembro e terminam no início de novembro, quando serão revelados os vencedores. Este ano, estão inscritas 1.637 amostras das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas, exclusivamente cafés da espécie arábica da safra 2011/2012
Após a análise física, os cafés passarão por uma avaliação sensorial. “É feita uma análise com a prova de xícara, em que os avaliadores classificam os concorrentes de acordo com as qualidades da bebida pronta. Em outra etapa, já com uma amostra maior, de cinco quilos, retirada dos lotes reservados, é feita uma sessão de prova física e outras duas de degustação”, explica o coordenador técnico da Emater, Marcos Fabri Junior.
Mais do que prêmios, os participantes do concurso buscam o reconhecimento de que produzem cafés de qualidade superior. O concurso é realizado desde 2004 pelo Governo do Estado, por meio da Emater, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com diversas instituições.