O Conselho Municipal de Turismo de Sacramento realizou em Sacramento um evento de turismo no dia 20, na Casa da Cultura 'Sérgio Pacheco', reunindo vários segmentos locais, empresários, entidades de classes, vereadores, além de secretários de turismo de cidades vizinhas para as palestras, “O turismo sustentável como fonte de renda”, proferidas por dois experts no assunto, Orlando Barreto, ex-prefeito de Brotas (SP) e Jussara Rocha, Superintendente de Política de Turismo de Minas Gerais.
Orlando Barreto traz a experiência de Brotas para Sacramento
O palestrante Orlando Barretos, ex-prefeito de Brotas (SP) é o responsável pelo desenvolvimento turístico que responde por 30% da arrecadação daquele município. Brotas, apesar de historicamente ter seu desenvolvimento econômico baseado no cultivo do café, é conhecida internacionalmente por ter se especializado no turismo de aventura, sendo palco para a prática dos mais diversos esportes de aventura, como o rafting e a canoagem, aproveitando o potencial dos rios. Atualmente, a economia do município baseia-se em duas frentes, agropecuária, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e laranja, e o crescente turismo de aventura.
Falando ao ET, Barreto explicou como transformou o município. “Brotas estava estagnada, perdendo população ano a ano, então a prefeitura optou por um modelo de desenvolvimento econômico e, consequentemente, social e ambiental. Na época, fizemos estudos e entendemos que a economia do turismo dizia tudo na cidade. A partir daí, elaboramos um projeto que foi executado ano a ano”, disse.
Prosseguindo, disse mais que em oito anos Brotas passou de uma pensão para 35 hoteis. “Em quatro anos já era irreversível, já gerando vários empregos, investidores chegando. Com oito anos já estava consolidado. Só para ter ideia, no começo Brotas tinha uma pensão, uma casa que laugava leitos, hoje temos 35 hoteis na cidade”, revelou.
Barreto, que nao conhecia Sacramento, passou dois dias no município. “Sacramento tem um potencial muito grande e diversifacado, o potencial ambiental é bem maior que o de Brotas, a cultura também e com a vantagem de ser uma cidade que tem 190 anos, tem história. A cidade conta com alguns hotéis, uma agência de turismo, tem infraestrutura, mas o que eu senti é que as iniciativas do turismo nao estão sincronizadas. O que a aprefeitura precisaria fazer é uma coisa simples e barata, que nada mais é do que um projeto para alinhar as ações a serem implementadas ordenadamente ao longo do tempo. Gostei demais da cidade e para um bom entendedor, um pingo é letra”, ressaltou.
Município está dentro das exigências legais para implementar o turismo
O secretário Amir Salomão Jacob falando do encontro afirmou que Orlando Barreto se confessou encantado com o potencial turístico do município, nos seus vários setores: religioso, histórico, ecológico, de eventos, de negócios. “Ele se confessou encantado com o leque de opções e alternativas que o município possui e com uma vantagem, Sacramento está dentro da legislação. Aliás, este foi o maior trabalho que fizemos até hoje, colocar o município dentro das exigências da lei, agora é desenvolver, porque toda a estruutra legal está pronta”.
Sacramento é um dos 44 municípios que recebem ICMS turístico
Jussara Rocha, Superintendente de Política do Turismo do Estado de Minas Gerais proferiu palestra sobre a política de turismo do Estado. “É preciso que as pessoas conheçam a estrutura das políticas públicas de turismo com ênfase em governança, isto é, a regionalização e a importância dos circuitos e, também, a questão local, a participação da comunidade, porque isso é a base para o desenvolvimento turístico acontecer de forma equilibrada no município”, disse.
Para Jussara, a região Triângulo Mineiro/Alto Paranaiba possui um grande potencial. “É um potencial imenso,uma região que agrega várias possibilidades, como a pesca esportiva, a serra da Canastra que é única, o turimso religioso, ou seja, são opções para todos os gostos, o que diferencia essa região de outras regiões do estado que oferecem a mesma coisa e um turismo limitado”, elogiou.
E sobre o fato de Sacramento estar 100% dentro das exigências legais, parabenizou o prefeito Wesley De Santi de Melo. “Sacramento é uma cidade que está de parabéns por estar organizada, conseguiu habilitação no ICMS Turístico, é uma das 44 cidades mineiras que recebem o ICMS turístico, porque além da documentação legalizada, possui um Conselho Municipal atuante, que, inclusive, está organizando esse evento de alto nível”, afirmou, cumprimentando o prefeito.
“Sacramento é uma cidade que mostra que é possivel fazer a diferença. Venho a Sacramento pela primeira vez e gostei muito, é aconhegante, acolhedora, limpa, ela por si só recebe as pessoas. E após visitar vários locais, confirmei a primeira impressão e me dei conta do potencial local”, afirmou, deixando claro que foi sozinha. “A opinião é minha, fui sozinha para tirar as conclusões sem a influência de ninguém”, finalizou.
“Queremos aprender como fazer turismo’’
Leonardo Pereira dos Santos, presidente do Circuito da Canastra elogia o evento do ComTur afirmando: “Araxá, assim como outras cidades, estamos aqui, não só por sermos cidades vizinha, mas por acreditar no potencial turístico de nossa região. Temos algo em comum; a região da Canastra e a região dos lagos, duas grandes fontes, que ainda são muito pouco exploradas. Acreditamos no potencial da região e viemos aqui aprender com pessoas com Orlando Barreto que passou por essa experiência 20 anos atrás e que hoje é referência nacional e internacional”.
Oportunidade positiva
A sacramentana Sâmia Borges dos Santos, hoje na Secretaria de Turismo de Uberaba, é consultora do Circuito da Canastra e tesoureira do Circuito dos Lagos e fala do fato de Sacramento pertencer aos dois circuitos. “A potencialidade de Sacramento e da região como um todo é muito grande e esse evento do ComTur é uma oportunidade muito positiva que Sacramento está tendo de propiciar essa discussão sobre política pública no turismo e como fazer turismo, uma indústria que cresce no mundo todo. Sacramento e a região agora precisam fazer um trabalho sério para obter os resultados e esse encontro hoje vai ajudar muito nesse aspecto. E Sacramento está de parabéns porque é um dos poucos municípios mineiros a ser beneficiado com o ICMS Turístico. Dos 853 municípios mineiros, apenas 44 estão dentro das exigências e se beneficiou com isso, agora é empregar bem o dinheiro no turismo”.
Estamos no caminho certo
O prefeito Wesley de Santi de Melo, que não tem medido esforços, para promover ações de turismo no município. “Uma delas é esta participação do ConTur local na promoção deste encontro, trazendo a Sacramento palestrantes de renome e experientes na área, que nos trazem ensinamentos de como agir para implementar. Vejo que a cidade precisa de um rumo, um norte de como priorizar as ações”, afirmou.
Lembrou que o inventário do turismo local foi elaborado pela empresa Adventure Camp. “Ela catalogou toda a potencialidade turística do município e agora é hora de ouvir quem sabe como desenvolver, por onde começar. Turismo envolve um trade, o poder público, o empresariado, a população, a comunidade como um todo, porque Sacramento tem o que toda cidade gostaria de ter: potencial. Sacramento está dando o seus primeiros passos, estamos no caminho certo , agora é implementar”, frisou o prefeito.