Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS outorga título a Pe. Valmir e Ir. Graça

Edição n° 1287 - 09 Dezembro 2011

Em solenidade realizada na Igreja Matriz de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, logo após a celebração da missa das 19h30, do domingo, 4, o pároco, Pe. Valmir Aparecido Ribeiro e Irmã Maria das Graças dos Santos receberam o

 título de cidadania sacramentana, pelos relevantes serviços prestados ao município. Participaram da concelebração, que teve como celebrantes, Pe. Valmir e Pe. André Camargos, o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, prefeito WesleyDe  Santi de Melo, juíza Roberta Rocha Fonseca, vereador licenciado, Bruno Scalon Cordeiro, representando o governo do Estado, os vereadores autores dos títulos, Alex Venício Bovi, Hilma Terezinha Nascimento Fonseca, Marcelino Marra Batista; José Carlos Basso De Santi Vieira e José Américo de Oliveira, vereadores autores dos projetos de resolução, familiares dos homenageados, amigos e um grande número de fieis.

Na oportunidade foi entregue também Moção de Congratulações à Rádio Sacramento pela passagem de seu 30º aniversário, em 31 de outubro. 

 

Ir. Graça, de Nova Serrana para Sacramento

Irmã Maria das Graças dos Santos, mais conhecida por Ir. Graça, natural de Nova Serrana (MG) recebeu a homenagem por iniciativa do vereador José Américo de Oliveira, com a aprovação unânime do plenário, em sessão realizada dia 28 de março de 20011. 

Ir. Graça nasceu em 1º de janeiro de 1952, filha de Concesso João dos Santos e Ana Fernandes da Silva. Desde cedo teve vocação religiosa. Aos 21 anos entrou para o aspirantado na congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, fez sua primeira profissão em 1979 e os votos perpétuos em 1986. A partir de então, irmã Graça esteve em várias frentes de trabalho e apostolado, como professora ou coordenadora de fraternidades e há 17 anos exerce a direção da Casa do Menor Roda da Mata, adotando a seguinte filosofia: “A educação é tudo. É mais que tudo! É a vida do gênero humano é o caminho da luz, da paz, da verdadeira nobreza e felicidade”. 

Irmã Graça é conhecida por todos pelo seu trabalho e, pelos 17 anos de serviços prestados à Casa do Menor Rosa da Matta e ao município, razão de receber a mais importante honraria que a cidade pode prestar a um de seus habitantes, reconhecê-lo como cidadão e filho da terra.

 

Quem é o pároco Pe. Valmir Ribeiro

O reconhecimento a Pe. Valmir Ribeiro veio através de projeto de resolução de autoria do vereador José Carlos Basso De Santi Vieira, aprovado por unanimidade pelos vereadores. 

Natural de Alfenas (MG), filho de Vitor Ribeiro da Silva e Benedita Maria Ribeiro, Pe. Valmir iniciou ali os seus estudos até à 8ª série, quando seguiu para Pirassununga (SP), para cursar o ensino médio com os padres missionários do Sagrado Coração. Retornando à terra natal, serviu o Exército. A vocação sacerdotal aflorou de maneira um tanto inusitada , foi quando aconteceu uma catástrofe em sua cidade e ele sentindo-se sensibilizado com o sofrimento do povo, passou a ajudar com a assistência material e espiritual. 

A partir daí, passou a dedicar-se a trabalhos filantrópicos e sociais, sentindo cada vez mais o chamado de Deus, para segui-Lo em uma nova missão. Em 1988, ingressou no Mosteiro de São Bento, mas com a reabertura do Seminário São José, em Uberaba, o jovem Valmir decidiu vir para o Triângulo. Como diácono, trabalhou na paróquia da cidade do Prata (MG) e, já como sacerdote, trabalhou por 12 anos na paróquia de Santa Terezinha. As pegadas de Pe. Valmir pelo Prata e em Uberaba deixaram marcas profundas na cidade, pelo seu carisma e trabalho. 

Em 8 de fevereiro de 2009, tomou posse na paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e desde então vem realizando um profícuo e incansável trabalho junto à comunidade. Padre Valmir é licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia. Diante do incontestável trabalho religioso e social desenvolvido por Pe. Valmir, na sua trajetória cristã, ele é agora filho da terra, um cidadão sacramentano. 

 

Rádio Sacramento recebe homenagem pelos 30 anos

A Rádio Sacramento completou o seu 30º aniversário, prestando relevantes serviços à comunidade sacramentana. Foi fundada por Pe. Júlio Negrizollo, de saudosa memória, e os sócios que constituíram a firma, Sebastião Olinto Scalon, sua filha, a Profª. Regina Scalon além dos sócios, José Alberto Bernardes Borges e Luiz Rodrigues de Sousa. Lembrando as palavras do fundador Pe. Júlio Negrizollo, “Que esta rádio, respeitando os direitos de Deus, os direitos da família, os direitos da pessoa humana, seja sempre um veículo de bênção e de verdadeiro bem estar à família sacramentana”, os vereadores José Carlos Basso De Santi Vieira, José Maria Sobrinho e Carlos Alberto Cerchi, apresentaram projeto de Resolução concedendo à emissora uma Moção de Congratulação pela comemoração de seus 30 anos. Aprovada por unanimidade, a moção foi entregue ao diretor geral da emissora, Pe. Valmir Ribeiro, que a recebeu junto com outros funcionários da rádio, José Devair da Silva,  Leodênis Fornazier e Silas Bonetti. 

Na placa, os dizeres: A Câmara Municipal de Sacramento homenageia a Rádio Sacramento pela passagem do 30º ano de sua fundação. São 30 anos de comunicação, interação e entretenimento: as notícias diminuindo as distâncias, as orações fortalecendo a fé e as canções suavizando os corações”. 

 

“Quanto aprendi com as Marias e os Josés que passaram pelo meu caminho”

Irmã Graça, 59, que há 17 anos, dirige a Casa do Menor Rosa da Matta, recebeu também homenagens dos funcionários e crianças da casa. Emocionada, a religiosa agradeceu: “Estou exultante, emocionada e gratificada por oficiar nesta noite minha cidadania sacramentana, pois, filha desta terra abençoada já me considero há muitos anos”.

Prosseguindo, afirmou que o trabalho realizado pela sua Congregação em Sacramento sempre foi concretizado porque receberam do povo o apoio e carinho que necessitam.  “Nossos benfeitores e amigos tornaram-se as nossas famílias e, só tenho a agradecer tudo o que aqui recebemos”, destacou e agradeceu a cada colaborador, voluntário ou diretor da Casa do Menor Rosa da Mata, aos familiares presentes, ao vereador José Américo e demais vereadores pela aprovação do Título. 

 

“De forma oficial os acolhemos como filhos”

O vereador José Américo de Oliveira, autor da homenagem a Irmã Maria das Graças, na sua saudação destacou o profícuo trabalho na cidade nesses 17 anos, a sua dedicação, acolhimento  às quase 150 crianças assistidas pela Casa do Menor Rosa da Matta. “Como voluntário sou testemunha do trabalho de irmã Graça naquela casa que tanto bem faz às crianças de Sacramento e seus pais que ali as deixam para o seu labor diário”. 

José Carlos Basso De santi Vieira, autor da homenagem a Pe. Valmir, lembrando Chiara Lubich, disse: “Se quiseres conquistar uma cidade para o amor de Cristo, se quiseres transformar um país em Reino de Deus, faze os teus cálculos. Escolhe os amigos de sentimentos iguais aos teus. Une-te a eles em nome de Cristo e pede-lhes que tudo ponham nas mãos de Deus. Depois estabelece com ele um pacto: prometei uns aos outros amor perpétuo e constante a fim de que o Conquistador do mundo esteja sempre entre vós e vos conduza; a fim de que, destruído o vosso eu no amor, vos sustente em cada passo, vos enxugue cada lágrima, vos sorria em cada alegria”.

A seguir, anunciou: “Hoje é grande nossa alegria, pois de forma oficial os acolhemos como filhos da terra do Santíssimo Sacramento, padre Valmir e irmã Maria das Graças, que na vivência do amor gratuito conquistaram o afeto e o carinho de todos. Ambos – seguindo a orientação evangélica – deixaram familiares, amigos, bens e projetos pessoas para, na vivência maior do mandamento novo, se lançar na divina aventura do serviço do próximo”.    

O vereador destacou o trabalho especial e espiritual de padre Valmir, desde que chegou a Sacramento e o imenso respeito que ele nutre pelas coisas das terras sacramentanas, sua história, suas tradições “... assim, pela vivência diuturna do amor pleno Pe.Valmir se inseriu na vida e na história de nossa terra, tornando-se filho de fato deste torrão de terra que tem a proteção da Virgem do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, não sendo a presente homenagem prestada pela Câmara Municipal nada mais que o reconhecimento legal de uma situação já consolidada, qual seja: padre Valmir é filho de Sacramento, porque ama esta terra, dedica suas forças e trabalho para o bem de cada cidadão e, no seu dia a dia, busca construir uma Sacramento de paz e amor”. 

Discursaram ainda o vereador presidente José Maria Sobrinho e o vereador licenciado, Bruno Scalon Cordeiro, ambos destacando a importância da presença e do trabalho de padre Valmir e Irmã Graça e, da rádio Sacramento, na evangelização, na formação e na historiada cidade. 

 

“Reconheço a imensidão desta história, o valor de cada vida, o suor de todo trabalho”

Padre Valmir Ribeiro, 50,que recebeu também  homenagens dos paroquianos, agradeceu as homenagens, enaltecendo a história de Sacramento, que conhece como poucos e disse: “Vim com profunda humildade, porque sabia que era chamado simplesmente a dar continuidade a uma história que de modo algum, começou naquele dia. Dura mais de 199 anos. Da pequenina capela doméstica, dedicada ao Santíssimo Sacramento até o dia de hoje, podemos contar o tempo olhando para a vida, o trabalho, a luta, a dor, os sonhos, as realizações e as profundas alegrias vividas por todos os que passaram por esta terra, deixando nela sua marca, o seu sinal. É uma história bonita, repleta de humanidade e profundamente marcada por Deus.

Reconheço a imensidão desta história, reconheço o valor de cada vida, reconheço o suor de todo o trabalho. Como sacerdote e como pároco desejo profundamente participar da continuação desta história”, afirmou, ressaltando a satisfação de ser sacramentano.  “Sinto-me honrado por ser agraciado com o Titulo de Cidadão Sacramentano. Dada a grandeza, a importância e o significado histórico, político, social e religioso desta cidade, não poderia ser diferente. Até hoje, quando me perguntavam de onde eu sou, eu respondia: sou de Alfenas. Até hoje, quando me perguntavam onde estou exercendo meu sacerdócio, eu respondia: em  Sacramento. Hoje posso dizer sou de Sacramento e estou em Sacramento! 

Padre Valmir fez referência ao seu trabalho  na cidade, citando cada uma das comunidades e agradeceu ao vereador José Carlos e demais vereadores, a presença das demais autoridades, paroquianos e seus familiares, os pais Vitor e Benedita, os irmãos Luiz Carlos  e Marcos e as sobrinhas, Brenda Mirian e Isabela, amigos de Uberaba e todos os  paroquianos.