Um colorido diferente tomou conta da praça Getúlio Vargas, entre os dias 18 a 20, com a II Feira de Orquídeas, promovida pelo Círculo Orquidófilo de Sacramento. Dentre os objetivos,a divulgação das plantas e seu cultivo e angariar fundos para a Associação. “Nosso intuito é popularizar a orquídea na cidade e o seu cultivo e, é tambémuma forma de o Círculo angariar fundos para mantê-lo sempre em atividade, mo nas nossas viagens participando de exposições, onde nossas plantas fazem a diferença e muitas vezes os gastos saem do nosso bolso. Assim, a feira é uma forma de manter a associação”, reconhece a presidente Andreia Barbosa Lima Santana, ao lado de outros membros do Círculo: Judith Bizinoto, Ronaldo Fedrigo e Antônio Carlos Bizinoto.
Conforme avaliação de Ronaldo, “o resultado da feira tem sidomuito positivo, porque os sacramentanos estão tomando gosto pela orquídea, o que é muito bom”, avalia, destacando também a divulgação da cidade nas exposições. “A cada ano o nome de Sacramento vem ganhando mais destaque nas cidades onde participamos, porque o círculo só vem crescendo na planilha, com um resultado muito positivo, desde 2005, quando começamos e isso devemos à criação do Círculo”, reconhece.
Sacramento conta atualmente com 14 orquidófilos, que somamjuntos milhares de plantas. Para se teridéia, só o Orquidário Santo Antônio possui cerca de 5 mil plantas para exposições e comercialização. “Temos 1.700 plantas que são o nosso hobby, fazem parte da nossa coleção e, incluindo as orquídeaspara venda são mais de 5 mil plantas”, revela Toninho Bizinoto, que também avalia positivamente as plantas da feira, destacando o Orquidário Flor do Lago, de Patos de Minas, que trouxe espécies e variedades diferentes.
José Geraldo da Silva,do orquidário patense, que trouxe cerca de 5 mil mudas fez também sua avaliação. “A feira é um evento muito bom para divulgar e comercializar plantas. A resposta do público é muito boa na compra de plantas, na busca de orientações”. De acordo com Silva, o Orquidário Flor do Lago existe há 26 anos em nível profissional e, participa de feiras em todo o Brasil. “Temos várias feiras e exposições durante o ano, por exemplo, neste final de semanaestamos aqui e em Fortaleza, informou, agradecendo o convite para participar da feira na cidade.