Edição n° 1267 - 22 Julho 2011
Ao completar dez anos e em franca expansão, o Circuito dos Lagos, associação de municípios, com potenciais para a atividade turística, localizados geograficamente no entorno dos reservatórios de Volta Grande, Igarapava, Jaguara, Estreito, Nova Ponte e Fronteira homenageou sete pessoas que contribuíram sobremaneira para o início e a consolidação da entidade.
Foram homenageados pelo presidente da associação, Manuel Pedro Leal, as seguintes personalidades: Saulo Wilson, Lester Scalon, Leopoldo Ribeiro Torres, Daniel Ferreira, Narciso Arcelino Oliveira, Hugo Lourenço e Wesley De Santi de Melo.
A solenidade, realizada na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, nessa quarta-feira, 20, contou com a presença, além dos agraciados, dos prefeitos da região, secretários de Turismo de todos os municípios e da Supe-rintendente Estadual de Tu-rismo, Jussara Rocha.
Manuel Pedro justificou as homenagens afirmando que o Circuito dos Lagos alcançou hoje esta dimensão graças ao trabalho pioneiro de todas essas pessoas, algumas ainda atuando de forma eloqüente na associação. “Entregamos esta Menção Honrosa a essa personalidades em reconhe-cimento pelo seu trabalho junto à Associação do Circuito dos Lagos. Todas elas contribuíram diretamente para que o projeto de turismo sustentável che-gasse ao que é hoje, gerando trabalho e crescendo cada vez mais”, reconheceu.
Quem são os homenageados
Manuel Pedro Leal justificou a homenagem apresentando os méritos de cada um dos homenageados, destacando a sua atuação na criação do Circuito a partir de 1999.
“Saulo Wilson é um dos baluartes da Associação e foi o primeiro presidente eleito na Associação. Ele nunca mediu esforços, foi batalhador e congregava tudo o que era necessário para dar continuidade ao nosso intento. Ele com toda a calma, simpatia, toda diplomacia foi conversando com os outros municípios, mostrando a importância da proposta. Saulo coordenou tudo com pulso forte, revelando-se uma pessoa de imensa sabedoria e uma seriedade que só ele poderia ter. Para nós o Circuito dos lagos foi e sempre será Dr. Saulo Wilson”.
E assim o presidente foi revelando o trabalho de cada um. Lester Scalon, recebeu a homenagem pelo seu trabalho à frente da ONG Rio Grande, que nos proporcionou uma das únicas escadas para peixes no estado.
Narciso Marcelino Oliveira, hoje vice prefeito de Fronteira, que nos últimos 12 anos nunca faltou a uma reunião do Circuito, apoiando todas as ações do Circuito e há anos desenvolve o projeto Bola, Truco e Viola, que vem ganhando espaço nos municípios do Circuito.
Leopoldo Ribeiro Torres conseguiu com que todos os municípios do entorno do Lago de Nova Ponte aprovassem a lei que regula a pesca naquele lago.
Daniel Ferreira, da empresa Recepta Turismo/Uberaba, uma das primeiras a investir na nova proposta turística apresentada pelo Circuito.
O prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, na oportunidade representado pelo secretário de Turismo Claudio Masson, recebeu a homenagem pelos investimentos na cidade.
O prefeito Wesley De Santi de Melo, pelo investimento em turismo no município, fazendo com que o Sacramento seja um dos 44, entre os mais de 800 municípios mineiros, que está com a documentação totalmente legalizada o que lhe rendeu beneficiados os royaties do turismo. O prefeito reconhece o potencial maravilhoso que há em Sacramento, por isso criou condições para o seu desenvolvimento. O município de Sacramento é muito importante para nós do Circuito.
Homenageados agradecem
Saulo Wilson, emocionado, agradeceu e falou da satisfação de saber que um trabalho que foi realizado com muito esforço e desejo de êxito tenha dado os frutos que dão agora. “Fiz tudo isso como sacramentano, amante desta terra, desta região, colaborando para que pudéssemos deixar alguma coisa nessa área. O inicio não foi fácil, porque o próprio turismo era desconhecido por todos. E, após tantas reuniões, saiu o Circuito dos Lagos que nós tivemos a alegria de ser eleito o primeiro presidente. E hoje fico feliz em ver que aquilo que plantamos há 11 anos deu frutos. Mas não fosse o entusiasmo dos representantes de cada município, dificilmente estaríamos aqui hoje”.
Os demais agraciados também agradeceram a homenagem.
O que é o Circuito do Lagos
O Circuito dos Lagos é uma associação de municípios, com potenciais para a atividade turística, localizados geograficamente no entorno dos reservatórios de Volta Grande, Igarapava, Jaguara, Estreito, Nova Ponte e Fronteira.
Inicialmente, a Associação era composta dos municípios: Igarapava, Rifaina e Pedregulho do Estado de São Paulo e do Estado de Minas Gerais, Conceição das Alagoas, Uberaba, Conquista e Sacramento, os fundadores da Associação. Atualmente, são nove municípios pertencentes ao Estado de Minas Gerais: Água Comprida, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Nova Ponte, Planura, Sacramento e Uberaba e oito no Estado de São Paulo: Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Pedregulho e Rifaina região rica em recursos naturais, atrativos históricos e culturais.