Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cerea realiza Festa de São Francisco

Edição n° 1281 - 28 Outubro 2011

O Centro de Recuperação do Alcoólatra de Sacramento – Ceerea, realizou no último final de semana, dias 21 a 23, a tradicional festa em louvor a São Francisco de Assis. Na sexta-feira, a festa iniciou com a procissão luminosa levando a imagem do padroeiro da sede do Cerea à Matriz de Nossa Senhora da Abadia, seguida da reza do terço e quermesse. No sábado, missa às 19h00, quermesse de forró e, no domingo, o ponto alto, recepção dos Cereas visitantes, oriundos das cidades vizinhas, cerca de 160 pessoas que participaram do almoço de confraternização, teatro, capoeira e forró com Vanessa e Vinícius, no Salão de Festas da paróquia. A festa encerrou com a missa, às 16h00, e procissão. 

Olício Inácio dos Santos, Zezeu, presidente do Cerea local, disse que o grande objetivo da festa é, em primeiro lugar, louvar o padroeiro da instituição, São Francisco de Assis. “Primeiro, a festa é dedicada a S. Francisco, nosso padroeiro, depois vem a confraternização que começa com a recepção de nossos companheiros de outras cidades. Como nos acolheram em outras ocasiões, nós os acolhemos aqui com comuito carinho, pois todos precisamos de apoio uns dos outros, sempre somando e levando a nossa mensagem e o sentido de toda a obra, o combate ao alcoolismo”, disse. 

Zezeu que está quase no final de sua segunda gestão avaliou positivamente esse período de sua gestão. “Fazemos muitas amizades nas viagens, angariando a confiança das pessoas e sobretudo, trabalhando na recuperação de pessoas, de famílias, com participação ativa nas reuniões às quintas-feiras. Muitas famílias foram salvas e estamos aqui de portas abertas para quem precisar de apoio, do nosso testemunho de vida”, explicou. 

Presente mais uma vez na festa Adão Alves da Silva, presidente da Federação dos Cereas de Minas Gerais, deixou a sua mensagem de otimismo. “Agradecemos a Deus a oportunidade de estar mais uma vez participando dessa festa, que é referência entre os cereas. E  temos que parabenizar Sacramento, que tem um dos cereas de maior destaque no estado, por estar em dia com as obrigações, pela participação das atividades comemorativas e por nos receber tão bem. Nós cereanos repartimos aquilo que recebemos, doamos de graça aquilo que conseguimos de graça, que é o testemunho, o apoio, a união, o respeito a nós mesmos e aos outros, por isso nunca podemos desanimar desse intuito nosso de fazer a recuperação das pessoas viciadas no álcool”. 

Heliana Oliveira Barcelos, cereana há 15 anos, tesoureira, relações pública e diretora social, mais uma vez foi a autora e coordenadora da peça de  teatro enfocando o vício do alcoolismo e a vitória da recuperação. Heliana sempre está á frente das atividades cereanas e como já ocupou o cargo de vice-presidente, falta agora assumir a presidência “já recebi convite para ser presidente, mas não aceitei, por entender que temos que pensar duas vezes antes de aceitar. Adoro o meu trabalho, sou cereana pelo meu marido que era alcoólatra. Meu marido faleceu, mas permaneço no Cerea para ajudar as pessoas que estão passando pelo que passei e que estão precisando de mim, precisando de ajuda, de apoio. Aqui é minha família. Estou sempre na diretoria e isso para mim é um orgulho muito grande, porque aqui é uma casa que sustenta os ex-alcoólatras e suas famílias”, afirmou.